Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartas e outras mensagens

 

22/02/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a carta como uma forma de comunicação.

Identificar as características do gênero textual e sua função.

Utilizar a linguagem adequada de acordo com o destinatário da carta.

Criar diferentes formas de mensagens.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Prepare um envelope gigante e deixe dentro dele o livro “De Carta em Carta” de Ana Maria Machado.

Apresente o envelope gigante para a turma e pergunte às crianças o que é e para que serve.

Ouça as suas opiniões e experiências sobre o assunto.

Retire o livro do envelope e convide a turma para ouvir a história.

Livro Carta

Sinopse:

A história comovente de um avô e um neto, analfabetos, e de Miguel, um "escrevedor", que sabia as palavras que o destinatário precisava ouvir ou ler. Um livro que mostra como a palavra pode interferir nas relações afetivas e também nas instituições, ajudando as pessoas a se sentirem mais cidadãs.
 

Após a contação, explore com as crianças a forma de comunicação utilizada pelo menino e seu avô.

Analise a estrutura dessas mensagens: data, destinatário, mensagem, despedida, remetente...

Promova um diálogo sobre o uso da carta. É importante possibilitar a participação de todos neste momento.

Atividade 2

Utilize o filme "Central do Brasil" de Walter Salles.

Central do Brasil

http://www.centraldobrasil.com.br/abertu_p.htm 

 

Faça uma análise entre o livro e o filme. Explore os elementos apresentados em ambos os textos, como os analfabetos, o "escrevedor", as cartas...

Destaque a abordagem feita sobre a carta nas relações afetivas.

Atividade 3

Organize uma visita a uma agência de correios.

O professor deverá pedir autorização aos pais para a aula de campo com as crianças.

Providencie o transporte e agende a visita.

Converse com as crianças sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula.

As crianças deverão levar uma folha de papel, prancheta e lápis para realizarem o registro das suas descobertas.

O professor também deverá anotar curiosidades e descobertas significativas, podendo fotografar e filmar.

Após a visita, faça uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acharam interessante.

Faça o registro das descobertas em duplas e, depois, peça que apresentem para a turma.

Professor, destaque a importância do endereçamento correto e CEP (Código de Endereçamento Postal), além do uso do envelope, os tipos de cartas e o serviço dos correios.

Atividade 4

Proponha a escrita de cartas para trocar com os amigos. Divida a turma em duplas e elabore com as crianças cartas que farão parte de um troca-troca entre eles e as outras turmas.

Confeccione com as crianças uma caixa de correio e deixe no corredor de entrada da sala de aula para propiciar essa troca.

Promova também oficinas de criação de selos e envelopes para circular nas cartas.

Sugiro que o CEP (Código de Endereçamento Postal) seja representado pelo número de cada turma.

O professor poderá realizar um rodízio entre os alunos para a entrega das cartas. Cada criança deverá utilizar uma sacola, coletar as cartas na caixa de correios e entregar para as turmas.

Atividade 5

No Laboratório de Informática, explore com as crianças a utilização de e-mail como forma de comunicação.

Divida a turma em grupos e promova um troca-troca de mensagens via e-mail.

  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar os seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando a aprendizagem e observando possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.

Avalie se os alunos vivenciaram uma aula de campo numa agência de correios, produziram mensagens e utilizaram diferentes tipos de comunicação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.