22/02/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Perceber a carta como uma forma de comunicação.
Identificar as características do gênero textual e sua função.
Utilizar a linguagem adequada de acordo com o destinatário da carta.
Criar diferentes formas de mensagens.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Atividade 1
Prepare um envelope gigante e deixe dentro dele o livro “De Carta em Carta” de Ana Maria Machado.
Apresente o envelope gigante para a turma e pergunte às crianças o que é e para que serve.
Ouça as suas opiniões e experiências sobre o assunto.
Retire o livro do envelope e convide a turma para ouvir a história.
Sinopse:
A história comovente de um avô e um neto, analfabetos, e de Miguel, um "escrevedor", que sabia as palavras que o destinatário precisava ouvir ou ler. Um livro que mostra como a palavra pode interferir nas relações afetivas e também nas instituições, ajudando as pessoas a se sentirem mais cidadãs.
Após a contação, explore com as crianças a forma de comunicação utilizada pelo menino e seu avô.
Analise a estrutura dessas mensagens: data, destinatário, mensagem, despedida, remetente...
Promova um diálogo sobre o uso da carta. É importante possibilitar a participação de todos neste momento.
Atividade 2
Utilize o filme "Central do Brasil" de Walter Salles.
http://www.centraldobrasil.com.br/abertu_p.htm
Faça uma análise entre o livro e o filme. Explore os elementos apresentados em ambos os textos, como os analfabetos, o "escrevedor", as cartas...
Destaque a abordagem feita sobre a carta nas relações afetivas.
Atividade 3
Organize uma visita a uma agência de correios.
O professor deverá pedir autorização aos pais para a aula de campo com as crianças.
Providencie o transporte e agende a visita.
Converse com as crianças sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula.
As crianças deverão levar uma folha de papel, prancheta e lápis para realizarem o registro das suas descobertas.
O professor também deverá anotar curiosidades e descobertas significativas, podendo fotografar e filmar.
Após a visita, faça uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acharam interessante.
Faça o registro das descobertas em duplas e, depois, peça que apresentem para a turma.
Professor, destaque a importância do endereçamento correto e CEP (Código de Endereçamento Postal), além do uso do envelope, os tipos de cartas e o serviço dos correios.
Atividade 4
Proponha a escrita de cartas para trocar com os amigos. Divida a turma em duplas e elabore com as crianças cartas que farão parte de um troca-troca entre eles e as outras turmas.
Confeccione com as crianças uma caixa de correio e deixe no corredor de entrada da sala de aula para propiciar essa troca.
Promova também oficinas de criação de selos e envelopes para circular nas cartas.
Sugiro que o CEP (Código de Endereçamento Postal) seja representado pelo número de cada turma.
O professor poderá realizar um rodízio entre os alunos para a entrega das cartas. Cada criança deverá utilizar uma sacola, coletar as cartas na caixa de correios e entregar para as turmas.
Atividade 5
No Laboratório de Informática, explore com as crianças a utilização de e-mail como forma de comunicação.
Divida a turma em grupos e promova um troca-troca de mensagens via e-mail.
http://www.travessa.com.br/DE_CARTA_EM_CARTA/artigo/e6b145f2-8383-4a6c-b403-02c6f6f777f2
http://www.centraldobrasil.com.br/front.htm
O professor poderá avaliar os seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando a aprendizagem e observando possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.
Avalie se os alunos vivenciaram uma aula de campo numa agência de correios, produziram mensagens e utilizaram diferentes tipos de comunicação.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/11/2012
Quatro estrelasÉ um dos gêneros mais fantastico para realizar atividades bastante relevante
27/04/2011
Quatro estrelasA aula foi muito bem desenvolvida, com um ótimo material de apoio e bem estimulante e envolvente.