02/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo.
Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida.
Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento da atividade física.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: A Atividade Física e seus Benefícios para Nossa Sáude
Recursos: Sala de Vídeo
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, que relatam questões relacionadas aos benefícios da atividade física para nosso corpo:
http://www.youtube.com/watch?v=I5TmkW6ur80 (Acessado em 15/05/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=O1J8rrkATMk (Acessado em 15/05/2010).
No momento em que os relatos aparecerem nos vídeos, destaque os aspectos mais importantes da prática de atividades físicas para os(as) alunos(as), tais como, por exemplo, os benefícios para a saúde e a qualidade de vida; o combate às doenças causadas pelo sedentarismo.
Atividade 2: O que funciona melhor no nosso corpo com a prática de atividades físicas?
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Caderno de Educação Física e Internet
Descrição: Nesta atividade, divida a turma em 5 grupos. No laboratório de informática (internet) o professor(a) indicará um site para cada grupo e peça-os para responderem a seguinte pergunta: O que no meu corpo melhora com a prática de atividades físicas? Os grupos farão os registros no caderno.
Sites sugeridos pelo(a) professor(a) subsidiar a pesquisa dos alunos:
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=640 (Acessado em 15/05/2010).
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&ReturnCatID=1793 (Acessado em 15/05/2010).
http://atividadefisicaesaude.zip.net/ (Acessado em 15/05/2010).
http://www.stetnet.com.br/vidasaude/pag8.htm (Acessado em 15/05/2010).
http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/46_2.htm (Acessado em 15/05/2010)
Para enriquecer a proposta desta atividade, o(a) professor(a) elencará alguns pontos principais para nortear o debate com os(as) alunos(as) na próxima atividade. Dessa forma, elabore uma lista de possíveis respostas que não podem deixar de serem discutidas com os alunos. Nesse aspecto, segue algumas sugestões:
· Melhora sua postura
· Menor propensão às doenças
· Maior disposição para as tarefas cotidianas
· O coração trabalha de forma mais segura e eficiente
· Aumenta seu fôlego
· Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
· Melhora sua auto-estima
· Você se alimenta e dorme melhor
· Vive melhor e com mais qualidade
· Aumenta a qualidade e a expectativa de vida
· Melhora seu sistema imunológico
· Previne e reduz os efeitos de doenças como: Cardiopatias; Estresse; Obesidade; Osteoporose; Hipertensão arterial; Deficiências respiratórias; Problemas circulatórios; Diabetes etc.
Atividade 3: Debatendo a Respeito da Prática de Atividades Físicas
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Anotações da pesquisa realizadas na atividade anterior
Descrição: Nesta atividade proponha a formação de uma roda para o debate. Neste momento, os grupos poderão compartilhar seus questionamentos, tendo o(a) professor(a) como o mediador do debate. Amplie o debate, tirando possíveis dúvidas colocando apontamentos, em forma de perguntas, que não foram destacadas pelos(as) alunos(as), como, por exemplo: De que forma a atividade melhora o sistema circulatório, cardiovascular? Quais profissionais devem ser consultados antes do início da prática de atividades físicas? dentre outras.
Professor(a), com seus conhecimentos, procure clarificar o debate, exemplificando e explicando de que maneira ocorrem as alterações no nosso corpo com a prática da atividade física constante. Aproveite este momento para pensar em possíveis temas para a próxima aula, como, por exemplo: as atividades físicas e o uso de esteróides anabolizantes.
Atividade 4: Conhecendo os limites do meu corpo na prática de uma atividade física: a corrida.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Espaço para corrida próximo da escola e cronômetro
Obs.: Professor(a), pesquise se próximo da escola onde trabalha há algum espaço propício para propor a atividade da corrida.
Descrição: No primeiro momento, ensine aos alunos como medimos nossos batimentos cardíacos. Explique que cada pessoa possui um determinado número de batimentos por minuto (a média está entre 60 bpm e 80 bpm) e que esse número aumenta durante a atividade física, dependendo do condicionamento físico de cada pessoa. Diga que na atividade proposta aprenderão como medimos nossos batimentos, antes e depois de uma atividade física. Para tal, explique a dinâmica da seguinte forma para os alunos: coloque o dedo levemente no punho e tente perceber os batimentos por um determinado período. Depois que todos conseguirem perceber os batimentos, diga a eles que irá apitar, indicando que é para começarem a contar as batidas. No segundo apito, que pode ser 10 segundos depois do primeiro, eles irão multiplicar o número de batidas por 6, por exemplo: meus batimentos deram 12, então 12 x 6 = 72 bpm repouso. Professor, explique todo este processo para eles da forma que achar mais tranqüila, caso tenham dificuldades em achar o “pulso”, o dedo pode ser colocado levemente sobre a aorta, no pescoço. Todavia, alerte-os para não pressionar com força. Não se esqueça, ainda, de pedi-los para guardar o número de batidas por minuto. Diga que ao retornamos da corrida realizaremos o mesmo procedimento.
No segundo momento, proponha para a turma uma corrida de aproximadamente 5 minutos nas proximidades da escola ou até mesmo na quadra. Antes do início da corrida faça alguns alongamentos com os(as) alunos(as). O vídeo sugerido longo abaixo da descrição desta atividade apresenta alguns alongamentos que o(a) professor(a) poderá realizar com os alunos Na corrida, realize alterações no ritmo das passadas da seguinte forma: mais lento nos dois primeiros minutos, mais forte no terceiro minuto e mais lento no último. Ao término da corrida diga para os alunos realizarem o procedimento de tentar perceber os batimentos. Assim que conseguirem, apite e peça aos alunos para contarem e no segundo apito multiplicarem o número de batimentos por 6.
Após todo este procedimento, faça novamente os alongamentos e proponha uma roda para o debate. O(a) professor(a) poderá esclarecer para os alunos os valores de bpm obtidos ao término da corrida, explicando as seguintes questões: Quanto menor o valor dos bpm antes, durante e depois da atividade, mais condicionamento físico o corpo possui. Nesse aspecto, explique como conseguimos os benefícios cardiovasculares com a prática das atividades físicas, como, por exemplo, circulação sanguínea, circulação periférica, musculatura cardiovascular e cerebral, dentre outros.
Vídeo demonstrando alguns alongamentos:
http://www.youtube.com/watch?v=0G2OsFCC4eQ (Acessado em 15/05/2010)
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A atividade da corrida proposta na atividade 4 poderá ser realizada em um dia específico, com visitas a algum espaço da cidade tais como, por exemplo, praças e parques.
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 4 proponha a formação de duplas. Na atividade de percepção dos batimentos um colega poderá tentar perceber os batimentos do companheiro, colocando o dedo no punho, no pescoço ou o ouvido no peito. Neste último, é mais fácil a percepção dos batimentos.
Quanto ao Material: O(a) professor(a) poderá elaborar um trabalho para que os alunos desenvolvam com os pais, podendo ser um questionário com perguntas relacionada à temática trabalhada ou até mesmo a proposta de uma atividade física a ser realizado pelo alunos com sua família. O(A) professor(a) poderá propor para a escola um dia de caminhada, de corrida ou “bicicletada” com alunos(as), país, professores, funcionários. O registro da atividade poderá ser exposto em painel na escola ou disponibilizado via internet, com os títulos: “Corrida da família”, “Caminhada da Família” ou “Passeio Ciclístico da Família”.
O link abaixo dá acesso a um texto informativo a respeito da relação entre a atividade física, saúde e qualidade de vida. O(a) professor(a) poderá utilizá-lo pra se informar melhor a respeito da temática tratada, subsudiando melhor as questões nas atividades propostas na aula.
http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm (Acessado em 15/05/2010).
Professor(a), no desenvolvimento das atividade faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Eles fazem perguntas no momento da exibição dos vídeos? Os grupos (na atividade 2 e 3) se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? As questões colocadas pelos alunos no debate são interessantes? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a proposta da aula? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprenderam? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender a respeito da caminhada? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento da corrida? O que acharam das atividades propostas na aula? Peça sugestões para a aula posterior.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/10/2013
Cinco estrelasO mais interessante da atividade é mostrar para o aluno a ligação dos componentes curriculares, a importância da sáude e a possibilidade de prestar atenção nela no cotidiano e não somente nas aulas. Muito relevante a proposta de interação entre os alunos e os critérios de avaliação .
03/09/2013
Cinco estrelasMe ajudou d+ pro trabalho de Ciências!Brgduuu
16/07/2013
Cinco estrelasNossa, adorei! Me ajudou muito a desenvolver meu projeto.
03/09/2012
Cinco estrelasamei so poderia ter mais opçoes ia melhorar muito nos estudos para os alunos mas tambem iria facilitar para os professores
09/07/2012
Quatro estrelasExcelente aula! Uma boa ideia para trabalharmos com nossos alunos antes de uma aula prática e em uma aula teórica fazer com que eles tenham oportunidade de fazer uma pesquisa sobre a importância de uma atividade física. Obrigada pelas sugestões dos sites indicados.
30/06/2011
Cinco estrelasExcelente essa aula parabéns quem criou.
20/03/2011
Cinco estrelasEssa aula era tudo o que estava procurando para fazer o mix entre educação física e informática, pois muitos dos meus alunos são da zona rural e não têm acesso a internet! Brigadão!
13/03/2011
Cinco estrelasnem sabia disso foi bom isso ai
23/02/2011
Quatro estrelasMaravilhosa esta aula, dinâmica e fácil de realiza-la troxe-me nova inspiração.
03/10/2010
Cinco estrelasHoje esta sendo meu primeiro acesso. Acessei essa aula e fiquei encantado com os recursos e formatação da aula. Excelente seu trabalho e essa possibilidade de intercâmbio. Boa noite e boa semana!!!
12/08/2010
Cinco estrelasotima
24/06/2010
Cinco estrelasExcelente roteiro. Muito interessante para se trabalhar dentro da área com o respaldo da professora de sala de aula
07/06/2010
Cinco estrelasbem legal o roteiro utilizado!