Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com sequências

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  - Identificar critério usado na construção de sequências.                   

   - Criar sequências de objetos ou figuras, determinando o critério.                   

   - Observar e criar sequências com blocos lógicos.                      

   - Reconhecer os atributos dos blocos lógicos envolvidos em cada

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter trabalhado anteriormente com blocos lógicos e conhecer seus atributos: cor, forma, tamanho e espessura.

Estratégias e recursos da aula

- os alunos

 - objetos do material escolar, livros e cadernos

 - potes ou porta-lápis - figuras com cenas de histórias em quadrinhos

 - blocos lógicos

 - caderno meia-pauta ou folha

 Atividade 1

 Chamar alguns alunos ( 4 a 5) à frente da sala, um a um, formando uma sequência, a partir de critério previamente estabelecido pelo professor, sem ter informado à turma. 

 A proposta é levar os alunos a descobrirem o segredo da sequência.

 O professor poderia construir sequências de alunos, chamando um menino, uma menina, ou um menino e duas meninas.

 Outras sugestões seriam: uma menina de cabelo solto, uma de cabelo preso; um menino de relógio, um sem relógio; um de camisa com manga e outro de camisa sem manga; um com óculos e outro sem óculos.

 Então desafiar o grupo a criar hipóteses para a construção de cada sequência. Ainda perguntar qual deverá ser o elemento seguinte da sequência, seguindo o segredo descoberto.

 Procurar alternar os grupos de alunos e variar os critérios de formação de sequência.

 Depois, elaborar com a turma um texto narrando como aconteceu a atividade e pedir para que registre em caderno meia- pauta ou folha, ilustrando com uma das sequências vivenciadas em sala.

 Atividade 2

 Criar sequências utilizando o material escolar e livros dos alunos, de forma que a turma tenha que descobrir o segredo, do mesmo modo que na atividade anterior.

 O professor poderia colocar na sua mesa uma sequência de lápis, borracha e régua.

 Pedir para que um aluno continue a sequência usando mais 3 objetos.

 Ir determinando com os alunos a cada sequência montada, o critério de construção.

 Outras sugestões seriam: 2 canetinhas – 1 lápis; 1 cola - 1 tesoura; 1 apontador com depósito – 1 apontador sem depósito; 1 pasta grossa - 1 pasta fina; 1 mochila de rodinhas – 1 mochila sem rodinhas.

 Aproveitar os livros e cadernos para criar sequências, fazendo pilhas alternando as matérias, ou cores envolvidas. Exemplos: 2 de Port. – 2 de Mat., 1 de Hist.e Geo – 1 de Ciê.                               

  Ir explorando sempre com a turma o segredo de cada sequência.

 Propor aos alunos que criem uma sequência usando os objetos da sala para a turma descobrir o segredo.

 Experimentar com o grupo várias possibilidades para construção de sequências e ir identificando os critérios de formação.

Trabalhar também sequências de acrescentar. Por exemplo: 1 pote vazio – 1 pote com 1 lápis – 1 pote com 2 lápis – 1 pote com 3 lápis.

 Perguntar para os alunos: E o próximo pote, como seria? Não estaria errada a resposta que apresentasse a repetição da sequência, iniciando pelo pote vazio, mas a ideia aqui é a de cada vez ir colocando mais um lápis; então o próximo seria: 1 pote com 4 lápis.

 O professor poderia ainda usar outros materiais para continuar trabalhando esta idéia, como caixas, pratinhos, bandejas e material de contagem.

O professor também poderá explorar figuras de cenas sequenciadas. Apresentar para turma 3 a 4 quadrinhos fora de ordem e pedir para que a turma imagine a história e a ordem em que deveriam ser arrumadas as cenas.

Trabalhar com histórias em quadrinhos ou ilustrações de pequenas histórias sem texto escrito. Os alunos poderiam produzir textos a partir desta ordenação.

Atividade 3

 Construir sequências utilizando blocos lógicos. Arrumar a turma em rodinha sentada no chão.

 Então iniciar a brincadeira, colocando 3 a 4 blocos no chão, formando uma sequência.

 Começar envolvendo apenas 1 atributo: cor , forma, tamanho ou espessura; depois ir aumentando a dificuldade para 2 ou mais atibutos.

 Sugestões para as sequências de blocos lógicos, envolvendo  apenas 1 atributo:  vermelho - azul - amarelo / grande - pequeno / grosso - fino ;

 

Sugestões para as sequências de blocos lógicos, envolvendo mais de 1 atributo:  1 grande vermelho – 2 pequenos azuis / 1 grosso amarelo – 1 fino vermelho /  1 pequeno e grosso azul – 1 grande e fino azul

Desafiar o grupo a descobrir o segredo de cada sequência e pedir a um aluno para continuar colocando mais 2 ou 3 blocos na sequência, respeitando o critério de formação.

 Procurar repetir a atividade, alternando os alunos.

Quando o grupo já tiver dominado a brincadeira, propor que brinquem em duplas, momento em que cada aluno deverá criar sua própria sequência para o outro descobrir o sergredo.

Recursos Complementares

Veja informações sobre o trabalho com blocos lógicos nas séries iniciais em:

http://asaladomeujardim.blogspot.com/search/label/Blocos%20l%C3%B3gicos  

Avaliação

Observar a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

 Na Atividade 1, acompanhar as hipóteses que levantaram para chegar ao segredo de cada sequência.  Conversar no final com a turma o que acharam da atividade e se foi possível atingir à proposta. Durante o registro, circular pela sala, observando como realizam a cópia do texto coletivo e o desenho da sequência.

Na Atividade 2, verificar como os alunos continuam as sequências de objetos apresentadas, identificando o critério de construção. Nas sequências de acrescentar, se conseguiram perceber a ideia de ir aumentando cada vez mais a quantidade de objetos. Se trabalhar com cenas sequenciadas, observar como os alunos ordenam a história e como realizam a organização das ideias nos textos produzidos a partir destas cenas.

Na Atividade 3,  avaliar com a turma como funcionou a brincadeira com blocos lógicos. Se o grupo foi capaz de reconhecer os atributos dos blocos envolvidos nas sequências e como trabalharam em dupla. Se houve troca e respeito entre os alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.