28/07/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
- Identificar critério usado na construção de sequências.
- Criar sequências de objetos ou figuras, determinando o critério.
- Observar e criar sequências com blocos lógicos.
- Reconhecer os atributos dos blocos lógicos envolvidos em cada
Ter trabalhado anteriormente com blocos lógicos e conhecer seus atributos: cor, forma, tamanho e espessura.
- os alunos
- objetos do material escolar, livros e cadernos
- potes ou porta-lápis - figuras com cenas de histórias em quadrinhos
- blocos lógicos
- caderno meia-pauta ou folha
Atividade 1
Chamar alguns alunos ( 4 a 5) à frente da sala, um a um, formando uma sequência, a partir de critério previamente estabelecido pelo professor, sem ter informado à turma.
A proposta é levar os alunos a descobrirem o segredo da sequência.
O professor poderia construir sequências de alunos, chamando um menino, uma menina, ou um menino e duas meninas.
Outras sugestões seriam: uma menina de cabelo solto, uma de cabelo preso; um menino de relógio, um sem relógio; um de camisa com manga e outro de camisa sem manga; um com óculos e outro sem óculos.
Então desafiar o grupo a criar hipóteses para a construção de cada sequência. Ainda perguntar qual deverá ser o elemento seguinte da sequência, seguindo o segredo descoberto.
Procurar alternar os grupos de alunos e variar os critérios de formação de sequência.
Depois, elaborar com a turma um texto narrando como aconteceu a atividade e pedir para que registre em caderno meia- pauta ou folha, ilustrando com uma das sequências vivenciadas em sala.
Atividade 2
Criar sequências utilizando o material escolar e livros dos alunos, de forma que a turma tenha que descobrir o segredo, do mesmo modo que na atividade anterior.
O professor poderia colocar na sua mesa uma sequência de lápis, borracha e régua.
Pedir para que um aluno continue a sequência usando mais 3 objetos.
Ir determinando com os alunos a cada sequência montada, o critério de construção.
Outras sugestões seriam: 2 canetinhas – 1 lápis; 1 cola - 1 tesoura; 1 apontador com depósito – 1 apontador sem depósito; 1 pasta grossa - 1 pasta fina; 1 mochila de rodinhas – 1 mochila sem rodinhas.
Aproveitar os livros e cadernos para criar sequências, fazendo pilhas alternando as matérias, ou cores envolvidas. Exemplos: 2 de Port. – 2 de Mat., 1 de Hist.e Geo – 1 de Ciê.
Ir explorando sempre com a turma o segredo de cada sequência.
Propor aos alunos que criem uma sequência usando os objetos da sala para a turma descobrir o segredo.
Experimentar com o grupo várias possibilidades para construção de sequências e ir identificando os critérios de formação.
Trabalhar também sequências de acrescentar. Por exemplo: 1 pote vazio – 1 pote com 1 lápis – 1 pote com 2 lápis – 1 pote com 3 lápis.
Perguntar para os alunos: E o próximo pote, como seria? Não estaria errada a resposta que apresentasse a repetição da sequência, iniciando pelo pote vazio, mas a ideia aqui é a de cada vez ir colocando mais um lápis; então o próximo seria: 1 pote com 4 lápis.
O professor poderia ainda usar outros materiais para continuar trabalhando esta idéia, como caixas, pratinhos, bandejas e material de contagem.
O professor também poderá explorar figuras de cenas sequenciadas. Apresentar para turma 3 a 4 quadrinhos fora de ordem e pedir para que a turma imagine a história e a ordem em que deveriam ser arrumadas as cenas.
Trabalhar com histórias em quadrinhos ou ilustrações de pequenas histórias sem texto escrito. Os alunos poderiam produzir textos a partir desta ordenação.
Atividade 3
Construir sequências utilizando blocos lógicos. Arrumar a turma em rodinha sentada no chão.
Então iniciar a brincadeira, colocando 3 a 4 blocos no chão, formando uma sequência.
Começar envolvendo apenas 1 atributo: cor , forma, tamanho ou espessura; depois ir aumentando a dificuldade para 2 ou mais atibutos.
Sugestões para as sequências de blocos lógicos, envolvendo apenas 1 atributo: vermelho - azul - amarelo / grande - pequeno / grosso - fino ;
Sugestões para as sequências de blocos lógicos, envolvendo mais de 1 atributo: 1 grande vermelho – 2 pequenos azuis / 1 grosso amarelo – 1 fino vermelho / 1 pequeno e grosso azul – 1 grande e fino azul
Desafiar o grupo a descobrir o segredo de cada sequência e pedir a um aluno para continuar colocando mais 2 ou 3 blocos na sequência, respeitando o critério de formação.
Procurar repetir a atividade, alternando os alunos.
Quando o grupo já tiver dominado a brincadeira, propor que brinquem em duplas, momento em que cada aluno deverá criar sua própria sequência para o outro descobrir o sergredo.
Veja informações sobre o trabalho com blocos lógicos nas séries iniciais em:
http://asaladomeujardim.blogspot.com/search/label/Blocos%20l%C3%B3gicos
Observar a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Na Atividade 1, acompanhar as hipóteses que levantaram para chegar ao segredo de cada sequência. Conversar no final com a turma o que acharam da atividade e se foi possível atingir à proposta. Durante o registro, circular pela sala, observando como realizam a cópia do texto coletivo e o desenho da sequência.
Na Atividade 2, verificar como os alunos continuam as sequências de objetos apresentadas, identificando o critério de construção. Nas sequências de acrescentar, se conseguiram perceber a ideia de ir aumentando cada vez mais a quantidade de objetos. Se trabalhar com cenas sequenciadas, observar como os alunos ordenam a história e como realizam a organização das ideias nos textos produzidos a partir destas cenas.
Na Atividade 3, avaliar com a turma como funcionou a brincadeira com blocos lógicos. Se o grupo foi capaz de reconhecer os atributos dos blocos envolvidos nas sequências e como trabalharam em dupla. Se houve troca e respeito entre os alunos.
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