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Qual a relação entre a picada do mosquito Aedes Aegypti e a Física?

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Pressão.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Força; * Área.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática.

 

Motivação

O professor deverá iniciar a aula pedindo para que os alunos se organizem em grupos de até cinco (5) integrantes.
Neste momento, o professor deverá instigar a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado, e perguntar se eles sabem como o mosquito Aedes Aegypti (Fig. 1) transmite o vírus da dengue ou da febre amarela.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue01.jpg

Figura 1 – Aedes Aegypti.
Imagem disponível em: http://www.algarveobserver.com/cna/Images%5Cmosquito-aedes-aegypti.jpg. Acesso 04 maio 2009

 

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá distribuir a notícia postada abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u558704.shtml

Sugerimos que o professor peça para que cada grupo leia a matéria jornalística e discuta a importância desta notícia. Neste momento promova uma discussão sobre a dengue e a febre amarela. Favoreça que os alunos compreendam a importância de combater estas epidemias.

 

Atividade 1

Em seguida, o  professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática e pedir para que cada grupo utilize dois computadores, isto é, que cada dois ou três integrantes do grupo utilizem um computador para o desenvolvimento da atividade proposta a seguir.

Feito isto, o professor deverá dizer aos alunos que eles irão aprender um conceito Físico no estudo da picada de um inseto, e, então, apresentar o Recurso abaixo. Destacamos que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).

Recurso:

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12124/sim_mecanica_abelha.zip

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue02.JPG

Figura 2 – Imagem do recurso.

 

Neste recurso, os alunos poderão entender o porquê sentimos dor quando um inseto nos pica, e poderão compreender que devido à pressão é que a abelha, entre outros insetos, consegue perfurar nossa pele, ocasionando assim a dor da picada.
Observamos que, mesmo estando em grupos, é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de explorar o recurso e que tenham um tempo razoável para isto.

Inicialmente os alunos visualizarão uma animação de um menino (Fig. 2) e após algum tempo ele é picado pela abelha.

Após o menino ser picado aparecerá à palavra “prosseguir” na parte inferior à direita para ser clicado (Fig. 3).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue03.JPG

Figura 3 – Imagem do recurso.

 

Quando os alunos clicarem em prosseguir eles visualizarão uma descrição das abelhas (Fig. 4).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue04.JPG

Figura 4 – Descrições das abelhas no recurso.

 

Neste momento, peça para que os alunos cliquem novamente em “prosseguir”. Agora será visualizada uma fala do menino (Fig. 5).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue05.JPG

Figura 5 – Menino falando.

 

Peça novamente para que os alunos cliquem em “prosseguir” e em seguida o professor do recurso responderá a dúvida do menino (Fig. 6).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue06.JPG

Figura 6 – Professor respondendo a dúvida do menino. 

 

Novamente, os alunos deverão clicar em “prosseguir” e o professor irá concluir a explicação ao menino (Fig. 7).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue07.JPG

Figura 7 – Término da resposta do homem ao menino.

 

Peça para os alunos clicarem na palavra “ok” encontrado na parte inferior do lado direito do recurso.
Agora os alunos visualizarão a seguinte tela (Fig. 8):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue08.JPG

Figura 8 – Imagem do recurso.

 

Nessa parte do recurso os alunos poderão calcular a pressão que a abelha tem que aplicar na pele do menino para que este seja picado.
O recurso nos fornece a fórmula da pressão (Fig. 9).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue09.JPG

Figura 9 – Fórmula da Pressão.

 

Também são fornecidos os valores necessários para se achar a pressão (Fig. 10).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue10.JPG

Figura 10 – Valores para serem utilizados no calculo da Pressão.

 

Peça para os alunos calcularem a pressão necessária para que a abelha consiga perfurar a pele do menino e colocarem o valor na resposta (Fig. 11).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue11.JPG

Figura 11 – Local onde se deve colocar o valor da Pressão.

 

Os alunos deverão chegar ao valor de 800.000 N/m2, pois ao ser feita a divisão da força aplicada pela área do ferrão da abelha, encontramos este valor para a pressão.

Após o término da exploração do recurso, retome a questão inicial da aula (a do Aedes Aegypti) e favoreça que os alunos compreendam que o mosquito Aedes Aegypti nos infecta pela picada dele (lembrando que o mosquito tem que primeiro picar uma pessoa infectada para poder transmitir a doença) e esta somente é possível devido à pressão que o ferrão dele aplica na nossa pele. Está pressão é muito grande, pois a área do ferrão do mosquito é muito pequena proporcionando assim uma pressão altíssima. Conseguindo assim perfurá-la e introduzir o vírus da dengue ou da febre amarela.

 

Sugestão

Para trabalhar a interdisciplinaridade, sugerimos que o professor peça para cada grupo pesquisar sobre um dos temas propostos abaixo, e apresentar os resultados da pesquisa em forma de Folhetos Ilustrativos (Folder), trabalhando, desta forma, assuntos abordados em Biologia, a escrita (Língua Portuguesa), a criatividade e o aprendizado sobre as ferramentas computacionais para o desenvolvimento dos folders. Sugerimos ainda, que os alunos (cada grupo) apresentem seu folheto explicativo, discorrendo sobre suas informações, de forma que a oralidade também seja contemplada neste momento.

  • Sintomas da Dengue (Fig. 12) e da Febre Amarela;
  • Como se tratar da Dengue e da Febre Amarela;
  • Tipos de Dengue;
  • Como combater o mosquito Aedes Aegypti;
  • O que é o Aedes Aegypti?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2023/imagens/dengue12.JPG

Figura 12 – Dengue.
Imagem disponível em: http://www.fisfar.ufc.br/petmedicina/images/stories/mosquito_dengue.png. Acesso 06 maio 2009

 

Sugestão de Sites:

http://www.sucen.sp.gov.br/doencas/dengue_f_amarela/texto_febre_amarela.htm

Dengue:

http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=5
http://www.combateadengue.com.br/
http://www.dengue.org.br/

Febre Amarela:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_amarela
http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=100
http://www.cives.ufrj.br/informacao/fam/fam-iv.html

Aedes Aegypti:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti
http://www.prefeitura.unicamp.br/prefeitura/ca/DENGUE/3dengue_unicamp.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma Picada Dolorida Animação/simulação
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://drauziovarella.ig.com.br/ Aula sobre Dengue e construção de Folders: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1266
Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas discussões, na exploração do recurso e principalmente nas apresentações sobre os temas relacionados à Dengue e a Febre Amarela. Observe se eles estudaram o tema e se têm domínio sobre o que estão apresentando nos folders.
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