19/06/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
O professor deverá iniciar a aula pedindo para que os alunos se organizem em grupos de até cinco (5) integrantes.
Neste momento, o professor deverá instigar a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado, e perguntar se eles sabem como o mosquito Aedes Aegypti (Fig. 1) transmite o vírus da dengue ou da febre amarela.
Figura 1 – Aedes Aegypti.
Imagem disponível em: http://www.algarveobserver.com/cna/Images%5Cmosquito-aedes-aegypti.jpg. Acesso 04 maio 2009
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá distribuir a notícia postada abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u558704.shtml
Sugerimos que o professor peça para que cada grupo leia a matéria jornalística e discuta a importância desta notícia. Neste momento promova uma discussão sobre a dengue e a febre amarela. Favoreça que os alunos compreendam a importância de combater estas epidemias.
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática e pedir para que cada grupo utilize dois computadores, isto é, que cada dois ou três integrantes do grupo utilizem um computador para o desenvolvimento da atividade proposta a seguir.
Feito isto, o professor deverá dizer aos alunos que eles irão aprender um conceito Físico no estudo da picada de um inseto, e, então, apresentar o Recurso abaixo. Destacamos que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12124/sim_mecanica_abelha.zip
Figura 2 – Imagem do recurso.
Neste recurso, os alunos poderão entender o porquê sentimos dor quando um inseto nos pica, e poderão compreender que devido à pressão é que a abelha, entre outros insetos, consegue perfurar nossa pele, ocasionando assim a dor da picada.
Observamos que, mesmo estando em grupos, é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de explorar o recurso e que tenham um tempo razoável para isto.
Inicialmente os alunos visualizarão uma animação de um menino (Fig. 2) e após algum tempo ele é picado pela abelha.
Após o menino ser picado aparecerá à palavra “prosseguir” na parte inferior à direita para ser clicado (Fig. 3).
Figura 3 – Imagem do recurso.
Quando os alunos clicarem em prosseguir eles visualizarão uma descrição das abelhas (Fig. 4).
Figura 4 – Descrições das abelhas no recurso.
Neste momento, peça para que os alunos cliquem novamente em “prosseguir”. Agora será visualizada uma fala do menino (Fig. 5).
Figura 5 – Menino falando.
Peça novamente para que os alunos cliquem em “prosseguir” e em seguida o professor do recurso responderá a dúvida do menino (Fig. 6).
Figura 6 – Professor respondendo a dúvida do menino.
Novamente, os alunos deverão clicar em “prosseguir” e o professor irá concluir a explicação ao menino (Fig. 7).
Figura 7 – Término da resposta do homem ao menino.
Peça para os alunos clicarem na palavra “ok” encontrado na parte inferior do lado direito do recurso.
Agora os alunos visualizarão a seguinte tela (Fig. 8):
Figura 8 – Imagem do recurso.
Nessa parte do recurso os alunos poderão calcular a pressão que a abelha tem que aplicar na pele do menino para que este seja picado.
O recurso nos fornece a fórmula da pressão (Fig. 9).
Figura 9 – Fórmula da Pressão.
Também são fornecidos os valores necessários para se achar a pressão (Fig. 10).
Figura 10 – Valores para serem utilizados no calculo da Pressão.
Peça para os alunos calcularem a pressão necessária para que a abelha consiga perfurar a pele do menino e colocarem o valor na resposta (Fig. 11).
Figura 11 – Local onde se deve colocar o valor da Pressão.
Os alunos deverão chegar ao valor de 800.000 N/m2, pois ao ser feita a divisão da força aplicada pela área do ferrão da abelha, encontramos este valor para a pressão.
Após o término da exploração do recurso, retome a questão inicial da aula (a do Aedes Aegypti) e favoreça que os alunos compreendam que o mosquito Aedes Aegypti nos infecta pela picada dele (lembrando que o mosquito tem que primeiro picar uma pessoa infectada para poder transmitir a doença) e esta somente é possível devido à pressão que o ferrão dele aplica na nossa pele. Está pressão é muito grande, pois a área do ferrão do mosquito é muito pequena proporcionando assim uma pressão altíssima. Conseguindo assim perfurá-la e introduzir o vírus da dengue ou da febre amarela.
Sugestão
Para trabalhar a interdisciplinaridade, sugerimos que o professor peça para cada grupo pesquisar sobre um dos temas propostos abaixo, e apresentar os resultados da pesquisa em forma de Folhetos Ilustrativos (Folder), trabalhando, desta forma, assuntos abordados em Biologia, a escrita (Língua Portuguesa), a criatividade e o aprendizado sobre as ferramentas computacionais para o desenvolvimento dos folders. Sugerimos ainda, que os alunos (cada grupo) apresentem seu folheto explicativo, discorrendo sobre suas informações, de forma que a oralidade também seja contemplada neste momento.
Figura 12 – Dengue.
Imagem disponível em: http://www.fisfar.ufc.br/petmedicina/images/stories/mosquito_dengue.png. Acesso 06 maio 2009
Sugestão de Sites:
http://www.sucen.sp.gov.br/doencas/dengue_f_amarela/texto_febre_amarela.htm
Dengue:
http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=5
http://www.combateadengue.com.br/
http://www.dengue.org.br/
Febre Amarela:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_amarela
http://drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=100
http://www.cives.ufrj.br/informacao/fam/fam-iv.html
Aedes Aegypti:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti
http://www.prefeitura.unicamp.br/prefeitura/ca/DENGUE/3dengue_unicamp.html
Nome | Tipo |
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Uma Picada Dolorida | Animação/simulação |
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