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REVISÃO ORTOGRÁFICA , UM TRABALHO COLETIVO - HORTA NA ESCOLA

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Reconhecer a variedade de hortaliças e suas necessidades para o plantio e cultivo

*Conhecer os tipos de solos e sua correta utilização pelo homem

 *Desenvolver a exercício da responsabilidade, e do trabalho;

.*Revisar coletivamente as produções textuais.

*Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Saber trabalhar em grupos.

 

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

Imagens ou fotos de hortaliças.

Lápis grafite e lápis de cor.

Folhas de papel ofício.

Estratégias:

Atividade 1 - Pesquisa   

O professor inicia a aula dividindo a turma em grupos e entregando textos sobre hortaliças para cada grupo.

Esses textos devem conter informações sobre modo de cultivo, características, época do plantio e benefícios para saúde.

Como exemplo, segue abaixo um texto retirado da página da Wikipédia, onde  podem ser encontradas  informações necessárias para o desenvolvimento da aula.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alface   

Alface Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Classificação científica Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida Ordem: Asterales Família: Asteraceae Gênero: Lactuca Espécie: L. sativa Nome binomial Lactuca sativa L.

Alface (Lactuca sativa) é uma planta hortense que é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.

Originária do Leste do Mediterrâneo é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.

Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde se conserva por cinco a sete dias.

Seu período de safra é de maio a novembro. Cem gramas de alface fornecem quinze calorias.

A estrutura usada como semente é um fruto simples seco. Dependendo do cultivo e do ano de produção, o número de sementes por grama varia de novecentos a mil, e a cor, dependendo do cultivo, pode ser branca, marrom ou preta – algumas vezes pode-se até ser rosa, se for aplicado um tipo de corante.

Variedades: São cultivadas quatro variedades comuns de alfaces.

Valor nutricional: O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso. A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Tabela Nutricional Alface crespa, crua Quantidade 100 gramas Água (%) 96,1 Calorias 11 Kcal Proteína 1,3 g Carboidrato 1,7 g Fibra Alimentar 1,8 g Colesterol n/a Lipídios 0,2 g Cálcio 38 mg Fósforo 26 mg Ferro 0,4 mg Potássio 267 mg Sódio 3 mg Tiamina 0,11 mg Riboflavina 0,12 mg [editar]

Propriedades medicinais: Na cultura popular a alface apresenta alguns usos comuns. Possui propriedades calmantes quando feito chá de seus talos. Apresenta ainda funções de laxante (chá de folhas e talos ); tratamento de aplopexia (chá dos talos amassados); tratamento da artrite (sucos de folhas e talos, saladas); redução da aterosclerose (chá dos talos).

O professor pode encontrar outros textos sobre o assunto nos sites citados abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_hortali%C3%A7as  

 http://cyberdiet.terra.com.br/hortalicas-remedios-do-futuro-2-1-1-265.html   

O professor explica que a proposta da atividade é fazer um painel sobre as hortaliças para uma exposição de trabalhos. 

Primeiro o professor permite que os alunos explorem o material livremente, isto é, deixe que todos vejam os vários textos retirados dos sites sugeridos.

Divida a turma em grupos e explique que os textos  para o mural deverão ser elaborados pelo grupo. 

Dado o tempo para a exploração e conhecimento do material, cada grupo deve escolher uma hortaliça para fazer o texto.

O professor apresenta um roteiro para facilitar a elaboração do texto.

Roteiro:

O grupo deverá identificar nos textos:

Nome popular e científico da hortaliça;

Época do cultivo e tempo de colheita;

Melhor solo para o cultivo;

Características da hortaliça;

Benefícios à saúde  e Curiosidades.   

Para o trabalho coletivo ser produtivo, cabe ao professor fazer as orientações necessárias até que os alunos compreendam a organização de um trabalho em grupo.

Algumas orientações neste caso são:

Dividir as tarefas: Cada membro do grupo pode procurar uma informação.

Depois de assinaladas as informações nos textos cada participante lê para o grupo socializando o que pesquisou e preparando a escrita do texto.

Para o momento de escrita do texto o grupo deve eleger o escriba, isto é, o aluno que vai escrever, deixando claro que sendo um trabalho coletivo, todos colaboram ditando o texto para o aluno que tem a tarefa de escrever.

Por fim, outro aluno do grupo faz a leitura do texto  e todos devem observar a coerência  e coesão do texto.  

 Atividade 2: Ilustração

Finalizado o trabalho de escrita coletiva, pede-se ao grupo para fazer uma ilustração das informações contidas no texto para compor o mural.

Fazer a ilustração do texto é sempre um bom caminho para os alunos elaborarem  mentalmente as informações do texto, transformando os conhecimentos em imagens.     

Atividade 3: Revisão ortográfica   

O ideal é que o professor faça esta atividade no próximo dia de aula.

O professor analisa todos os textos produzidos e marca um símbolo que representa um tipo de erro.

Tabela dos símbolos:   

Exemplo:   Para o símbolo de uma flor – erro de concordância

                Para o símbolo de uma bola – erro de ortografia

                Para o símbolo de uma estrela – falta, omissão ou troca de letras.

               Para o símbolo de um triângulo – palavra repetida no texto muitas vezes.   

Após esclarecer como utilizar os símbolos da tabela, o professor entrega os textos com os símbolos que marcam o tipo de erro.       

Estipula-se então um tempo para o grupo descobrir e consertar o erro.   

Atividade 4 : Discutindo com a turma  a correção ortográfica 

O professor convida os grupos para comentarem quais os símbolos que mais apareceram nos textos e faz no quadro as anotações das correções feitas.

É importante que este momento aconteça para garantir a troca de informações na turma e também a garantia da correção correta, pois o grupo mesmo com as orientações dos símbolos podem fazer uma correção incorreta, sendo imprescindível o professor dar as informações corretas no momento da apresentação para a turma.   

Atividade 5 : Passando a limpo!   

Agora o grupo escolhe outro participante para passar o texto a limpo. No final é importante que cada grupo possa ler para turma seu texto, socializando as informações, antes de o texto ir para o mural.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar durante as atividades se os alunos conseguem se organizar em grupo, dividindo as tarefas e entendendo sua responsabilidade na elaboração do trabalho.

Também faz parte da avaliação observar, através da escrita do texto, os conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o tema.

Quando o professor recolhe os textos para marcar com os símbolos os erros deverá observar como está a escrita da turma e pensar em sequências de atividades para ajudá-los na consolidação da escrita ortográfica.

 

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