26/11/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
*Reconhecer a variedade de hortaliças e suas necessidades para o plantio e cultivo
*Conhecer os tipos de solos e sua correta utilização pelo homem
*Desenvolver a exercício da responsabilidade, e do trabalho;
.*Revisar coletivamente as produções textuais.
*Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos
Ser leitor e escritor iniciante.
Saber trabalhar em grupos.
Recursos:
Imagens ou fotos de hortaliças.
Lápis grafite e lápis de cor.
Folhas de papel ofício.
Estratégias:
Atividade 1 - Pesquisa
O professor inicia a aula dividindo a turma em grupos e entregando textos sobre hortaliças para cada grupo.
Esses textos devem conter informações sobre modo de cultivo, características, época do plantio e benefícios para saúde.
Como exemplo, segue abaixo um texto retirado da página da Wikipédia, onde podem ser encontradas informações necessárias para o desenvolvimento da aula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alface
Alface Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Classificação científica Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida Ordem: Asterales Família: Asteraceae Gênero: Lactuca Espécie: L. sativa Nome binomial Lactuca sativa L.
Alface (Lactuca sativa) é uma planta hortense que é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.
Originária do Leste do Mediterrâneo é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.
Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde se conserva por cinco a sete dias.
Seu período de safra é de maio a novembro. Cem gramas de alface fornecem quinze calorias.
A estrutura usada como semente é um fruto simples seco. Dependendo do cultivo e do ano de produção, o número de sementes por grama varia de novecentos a mil, e a cor, dependendo do cultivo, pode ser branca, marrom ou preta – algumas vezes pode-se até ser rosa, se for aplicado um tipo de corante.
Variedades: São cultivadas quatro variedades comuns de alfaces.
Valor nutricional: O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso. A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
Tabela Nutricional Alface crespa, crua Quantidade 100 gramas Água (%) 96,1 Calorias 11 Kcal Proteína 1,3 g Carboidrato 1,7 g Fibra Alimentar 1,8 g Colesterol n/a Lipídios 0,2 g Cálcio 38 mg Fósforo 26 mg Ferro 0,4 mg Potássio 267 mg Sódio 3 mg Tiamina 0,11 mg Riboflavina 0,12 mg [editar]
Propriedades medicinais: Na cultura popular a alface apresenta alguns usos comuns. Possui propriedades calmantes quando feito chá de seus talos. Apresenta ainda funções de laxante (chá de folhas e talos ); tratamento de aplopexia (chá dos talos amassados); tratamento da artrite (sucos de folhas e talos, saladas); redução da aterosclerose (chá dos talos).
O professor pode encontrar outros textos sobre o assunto nos sites citados abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_hortali%C3%A7as
http://cyberdiet.terra.com.br/hortalicas-remedios-do-futuro-2-1-1-265.html
O professor explica que a proposta da atividade é fazer um painel sobre as hortaliças para uma exposição de trabalhos.
Primeiro o professor permite que os alunos explorem o material livremente, isto é, deixe que todos vejam os vários textos retirados dos sites sugeridos.
Divida a turma em grupos e explique que os textos para o mural deverão ser elaborados pelo grupo.
Dado o tempo para a exploração e conhecimento do material, cada grupo deve escolher uma hortaliça para fazer o texto.
O professor apresenta um roteiro para facilitar a elaboração do texto.
Roteiro:
O grupo deverá identificar nos textos:
Nome popular e científico da hortaliça;
Época do cultivo e tempo de colheita;
Melhor solo para o cultivo;
Características da hortaliça;
Benefícios à saúde e Curiosidades.
Para o trabalho coletivo ser produtivo, cabe ao professor fazer as orientações necessárias até que os alunos compreendam a organização de um trabalho em grupo.
Algumas orientações neste caso são:
Dividir as tarefas: Cada membro do grupo pode procurar uma informação.
Depois de assinaladas as informações nos textos cada participante lê para o grupo socializando o que pesquisou e preparando a escrita do texto.
Para o momento de escrita do texto o grupo deve eleger o escriba, isto é, o aluno que vai escrever, deixando claro que sendo um trabalho coletivo, todos colaboram ditando o texto para o aluno que tem a tarefa de escrever.
Por fim, outro aluno do grupo faz a leitura do texto e todos devem observar a coerência e coesão do texto.
Atividade 2: Ilustração
Finalizado o trabalho de escrita coletiva, pede-se ao grupo para fazer uma ilustração das informações contidas no texto para compor o mural.
Fazer a ilustração do texto é sempre um bom caminho para os alunos elaborarem mentalmente as informações do texto, transformando os conhecimentos em imagens.
Atividade 3: Revisão ortográfica
O ideal é que o professor faça esta atividade no próximo dia de aula.
O professor analisa todos os textos produzidos e marca um símbolo que representa um tipo de erro.
Tabela dos símbolos:
Exemplo: Para o símbolo de uma flor – erro de concordância
Para o símbolo de uma bola – erro de ortografia
Para o símbolo de uma estrela – falta, omissão ou troca de letras.
Para o símbolo de um triângulo – palavra repetida no texto muitas vezes.
Após esclarecer como utilizar os símbolos da tabela, o professor entrega os textos com os símbolos que marcam o tipo de erro.
Estipula-se então um tempo para o grupo descobrir e consertar o erro.
Atividade 4 : Discutindo com a turma a correção ortográfica
O professor convida os grupos para comentarem quais os símbolos que mais apareceram nos textos e faz no quadro as anotações das correções feitas.
É importante que este momento aconteça para garantir a troca de informações na turma e também a garantia da correção correta, pois o grupo mesmo com as orientações dos símbolos podem fazer uma correção incorreta, sendo imprescindível o professor dar as informações corretas no momento da apresentação para a turma.
Atividade 5 : Passando a limpo!
Agora o grupo escolhe outro participante para passar o texto a limpo. No final é importante que cada grupo possa ler para turma seu texto, socializando as informações, antes de o texto ir para o mural.
Ilustrações sobre hortaliças que podem ser adquiridas em pesquisa no Google Imagens.
Site para estudo e aprofundamento sobre alimentação e construção de hortas:
http://www.itsbrasil.org.br/infoteca/alimentacao-saudavel/12-passos-para-uma-alimentacao-saudavel
O professor deverá observar durante as atividades se os alunos conseguem se organizar em grupo, dividindo as tarefas e entendendo sua responsabilidade na elaboração do trabalho.
Também faz parte da avaliação observar, através da escrita do texto, os conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o tema.
Quando o professor recolhe os textos para marcar com os símbolos os erros deverá observar como está a escrita da turma e pensar em sequências de atividades para ajudá-los na consolidação da escrita ortográfica.
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