Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Quando eu for velhinho, serei assim...”: descobrindo a importância de uma alimentação saudável.

 

24/06/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Explorar a fase do desenvolvimento humano referente à terceira idade;

- Incentivar a construção e manutenção e hábitos alimentares saudáveis;

- Promover e incentivar a prática do respeito com as pessoas idosas;

- Desenvolver conceitos de saúde e longevidade relacionando- os à práticas de uma vida saudável.

Duração das atividades
6 Aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É imprescindível que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem referentes às fases de desenvolvimento humano que precedem a fase da velhice.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento Ouvir a música Quando eu era...  do CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi; Convidar as crianças a dançarem a música, representando comportamentos e características próprios às pessoas da terceira idade. Realizar uma rodinha de conversa com as crianças a fim de saber como elas percebem as pessoas nesta fase da vida, investigar junto às crianças se conhecem alguém que se encontra nesta fase da vida, pedir para que falem como são, o que gostam de fazer, etc.  É importante neste momento destacar as mudanças biológicas que o corpo sofre, realizando comparações entre as fases da vida humana estudadas em aulas anteriores.  O professor fotografa o momento para compor os trabalhos do grupo sobre as fases do desenvolvimento humano.

2° Momento A partir da fala das crianças o/a professor/a pode propor às crianças convidar uma pessoa de seu convívio que esteja nesta fase da vida para vir à escola fazer uma roda de histórias. E assim, nos contar sobre sua vida, desde os tempos da infância até a sua fase atual.  Pode ser um/a bisavô/ó, um avô/ó, um/a tio/ a. O/a professor/a deve instigar as crianças a organizarem suas curiosidades acerca da vivência do/a entrevistado/a em perguntas. É importante destacar eixos temáticos como: alimentação, prática de esportes, lazer, hobby, etc.  A escrita do convite será uma atividade de produção coletiva; o/a professor/a explora com as crianças o que entendem por convite e depois pode trazer alguns modelos deste para que as crianças possam identificar as informações necessárias para compor este tipo de texto.  Uma vez elaborado o convite, o/a professor/a formaliza o mesmo (digita e imprime ) e as crianças podem personalizá-lo com desenhos e a escrita de seus nomes. O convite será enviado pela criança que tiver feito a indicação da pessoa a ser entrevistada; é importante que as informações sejam confirmadas com a família antes do envio do convite. O /a professor/ a pode enviar um bilhete dizendo do trabalho e pedindo às famílias que confirmem a informação da criança ou faça uma indicação de algum familiar na fase da terceira idade.

3° Momento Em rodinha a turma receberá o/a (s) convidado/a o (s); após a apresentação do mesmo o/a professor/a solicita às crianças que se apresentem e a história pode começar. Durante a narrativa, o/a  professor/a pode ir organizando as perguntas elaboradas pelas crianças, incentivando que as mesmas possam realizá-las. Ao final do encontro o grupo em um gesto de agradecimento pode oferecer a/o convidado/a  algo em forma de agradecimento. A escolha do “presente” deve ser realizada a partir das sugestões das crianças. O momento deve ser fotografado pelo/a professor/a para compor os trabalhos sobre as fases da vida.

4° Momento Este momento deve ficar reservado para o registro do encontro realizado na aula anterior. O/a professor/a  solicita às crianças que realizem um desenho que retrate o momento vivido e posteriormente promove o relato sobre os mesmos, destacando junto às crianças, suas percepções e sentimentos vivenciados durante a história ouvida.

5° Momento Em rodinha, discutir com as crianças a importância de uma alimentação saudável para a longevidade. Instigar as crianças a pensarem nos alimentos que indicariam para a manutenção de um hábito alimentar saudável. Elas podem procurar em revistas figuras de alimentos e com a orientação do/a professor/a construir uma pirâmide alimentar, destacando a ordem de classificação dos alimentos, assim como o consumo ideal dos mesmos.

6° Momento Este momento finaliza os trabalhos sobre a fase da terceira idade. O/a professor deve retomar a música "Quando eu era..."  do CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi; e suscitar junto as crianças que pensem como poderão ser quando estiverem  velhinhas se ao longo da vida desenvolverem hábitos saudáveis, principalmente de alimentação. Após esta conversa as crianças poderão brincar com a música fazendo uso de novos gestos e comportamentos que dizem dos conhecimentos apreendidos durante nossos estudos sobre a terceira idade. O registro do imaginário das crianças sobre esta fase da vida deverá ser realizado em um instrumento que diz: “ Quando eu for velhinho/a serei assim...” As crianças deverão procurar em revistas figuras de pessoas nesta fase da vida que possam representá-las num tempo futuro.

-CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;

-Aparelho de som;

-Convidado em idade própria a terceira idade;

-Revistas;

-Tesoura;

-Cola; Presente a escolher.

-Cartolina;

Recursos Complementares

Não ha necessidade de recursos complementares.

Avaliação

O professor realizará as seguintes observações:   

- A criança demonstrou interesse pelo assunto explorado;

- A criança foi capaz de expressar-se fazendo uso das diferentes linguagens contempladas pelo trabalho ( oralidade, emoção, movimento );

- A criança demonstrou respeito com as pessoas da terceira idade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.