18/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- explorar as relações familiares como elementos importantes na constituição dos seres humanos;
- conhecer e reconhecer diferentes relações familiares;
- desenvolver a compreensão da origem da vida humana relacionando-a aos nossos ascendentes.
É imprescindível que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem referentes às fases do desenvolvimento humano.
1° Momento: Apresentação da poesia “ De mal, de bem...” da autora Evelyn Heine e ilustrações Beto Uechi. Livro: Poesias para crianças- Família. Editora Brasileitura. A partir deste pequeno texto poético que trata de uma forma divertida as relações familiares, explorar com as crianças outros nomes de familiares, diferentes dos apresentados no texto ( pai, mãe, irmãos).
" De mal, de bem..."
A família é como árvore
Que nasce de uma semente.
Ela cresce e se espalha
Pelo coração da gente.
Os irmãos às vezes brigam,
Pai e mãe se desentendem.
Mas depois todos se ligam:
Das ofensas se arrependem.
2° Momento: Explorar a árvore genealógica. O/a professor/a irá trabalhar com as crianças um modelo de árvore com muitos galhos, desenhada em tamanho grande. Cada galho representará um membro da família ( criança; papai; mamãe; vovó paterna; vovô paterno; vovó materna; vovô materno). As crianças deverão procurar em revistas figuras para representar cada membro da família e irão compor a árvore coletivamente.
3° Momento: Assistir ao vídeo EU, do grupo Palavra Cantada (disponível no endereço:http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E) .
Em seguida, conversar sobre as diferentes famílias, destacando as relações de parentesco entre os membros destas: avós e avôs; pai; mãe; irmãos e irmãs, etc. A partir dessa atividade propor para as crianças a realização de uma pesquisa com as famílias.
Instrumento de Pesquisa: Nos últimos encontros descobrimos algumas curiosidades sobre a constituição de nossas famílias. Agora converse com o papai/ mamãe ou responsável sobre suas origens e registre na árvore genealógica por meio de fotos ou desenhos os membros de sua família ( avós paternos e maternos; pai; mãe; você; irmãos ). Observação: Se você tiver algum irmão ou irmã não esqueça de colocá-lo/a ao seu lado na árvore.
4° Momento Socialização da pesquisa: cada criança deverá falar sobre sua árvore genealógica, destacando os nomes de seus familiares, se tem convivência com todas essas pessoas, etc. Ao final, organizar uma exposição, colocando todas as árvores genealógicas penduradas em um galho seco de árvore para apreciação do grupo.
Recursos
-Fotografias de familiares;
- Vídeo “ Eu” do grupo Palavra Cantada;
- Livro: Poesias para crianças- Família. Editora Brasileitura;
- Desenho de uma árvore em tamanho grande.
Não há necessidade de recursos complementares.
O/a professor/a realizará as seguintes observações:
- A criança demonstrou interesse pelo assunto explorado;
- A criança demonstrou compreensão acerca da participação dos familiares na origem de sua vida;
- A criança foi capaz de falar de seus familiares, nomeando-os e/ou expressando outras ideias.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/03/2013
Cinco estrelasgostei so achei ele pequena