Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"História em 3 Atos" - Bartolomeu Campos de Queirós - Trocando letras e formando novas palavras

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-identificar as letras do alfabeto

-compreender que as palavras são formadas por letras

-construir novas palavras modificando a posição da letra

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-identificação do alfabeto

-representação letra X fonema

Estratégias e recursos da aula

1º momento

A turma em roda, ouve a história do livro, “História em 3 Atos”.

A partir da história ouvida, o professor faz um levantamento com a turma dos três personagens que aparecem na história.

A cada personagem dito pelas crianças, o professor apresenta um cartaz, já preparado anteriormente, com o nome de cada personagem:

RATO     GATO     PATO

O professor, então, explora o que tem de igual e diferente em cada nome.

2º momento

Num cantinho da sala haverá duas caixas.

A primeira terá cartões em tamanhos grandes com uma alça de barbante contendo as letras dos nomes dos personagens.

A segunda caixa terá as letras do alfabeto também em cartões de tamanhos grandes com uma alça de barbante.

O professor vai dividir a turma em grupos de 4 crianças. Depois irá sugerir que 3 grupos se dirijam a primeira caixa, um de cada vez, onde cada criança do grupo pegará um cartão e pendurará no seu pescoço, como um colar.

Os grupos restantes pegarão os cartões da segunda caixa e também pendurarão no pescoço.

O professor propõe que cada grupo da primeira caixa organize uma fileira e com as letras dos “cartões-colares” formem na ordem correta os nomes de cada personagem, montando assim, um “alfabeto humano”.

Os grupos da segunda caixa respondem à descoberta da formação do nome de cada personagem dramatizando cada um deles.

3º momento

O professor, então, propõe que os grupos da segunda caixa utilizem os seus “cartões-colares” para trocar ou acrescentar novas letras às palavras das personagens, construindo uma nova palavra que tenha significado.

Exemplo:

MATO – JATO – FATO

PRATO – GRATO – TRATO

4º momento

A turma deverá receber as letras recortadas com os nomes dos três personagens da história para montar e colar numa folha de papel ofício. Peça que desenhem cada personagem e exponha os trabalhos no mural.

Recursos Complementares

-Livro “História em 3 Atos” –Bartolomeu Campos de Queiros – Editora Global

http://www.travessa.com.br/HISTORIA_EM_3_ATOS/artigo/a6241cc7-0035-4034-80cc-3f3d4ab41408 

Avaliação

Durante todo o desenvolvimento das atividades, avalie nas falas, respostas e na construção dos nomes e palavras, se os alunos identificam as letras do alfabeto e a formação de palavras por letras. Avalie também a participação de cada aluno desde a narração da história, às observações quanto aos nomes de cada personagem (letras iguais e diferentes), na colagem das letras formando os nomes dos personagens, no envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios e nas hipóteses elaboradas por cada um. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.