18/11/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
-identificar as letras do alfabeto
-compreender que as palavras são formadas por letras
-construir novas palavras modificando a posição da letra
-identificação do alfabeto
-representação letra X fonema
1º momento
A turma em roda, ouve a história do livro, “História em 3 Atos”.
A partir da história ouvida, o professor faz um levantamento com a turma dos três personagens que aparecem na história.
A cada personagem dito pelas crianças, o professor apresenta um cartaz, já preparado anteriormente, com o nome de cada personagem:
RATO GATO PATO
O professor, então, explora o que tem de igual e diferente em cada nome.
2º momento
Num cantinho da sala haverá duas caixas.
A primeira terá cartões em tamanhos grandes com uma alça de barbante contendo as letras dos nomes dos personagens.
A segunda caixa terá as letras do alfabeto também em cartões de tamanhos grandes com uma alça de barbante.
O professor vai dividir a turma em grupos de 4 crianças. Depois irá sugerir que 3 grupos se dirijam a primeira caixa, um de cada vez, onde cada criança do grupo pegará um cartão e pendurará no seu pescoço, como um colar.
Os grupos restantes pegarão os cartões da segunda caixa e também pendurarão no pescoço.
O professor propõe que cada grupo da primeira caixa organize uma fileira e com as letras dos “cartões-colares” formem na ordem correta os nomes de cada personagem, montando assim, um “alfabeto humano”.
Os grupos da segunda caixa respondem à descoberta da formação do nome de cada personagem dramatizando cada um deles.
3º momento
O professor, então, propõe que os grupos da segunda caixa utilizem os seus “cartões-colares” para trocar ou acrescentar novas letras às palavras das personagens, construindo uma nova palavra que tenha significado.
Exemplo:
MATO – JATO – FATO
PRATO – GRATO – TRATO
4º momento
A turma deverá receber as letras recortadas com os nomes dos três personagens da história para montar e colar numa folha de papel ofício. Peça que desenhem cada personagem e exponha os trabalhos no mural.
-Livro “História em 3 Atos” –Bartolomeu Campos de Queiros – Editora Global
http://www.travessa.com.br/HISTORIA_EM_3_ATOS/artigo/a6241cc7-0035-4034-80cc-3f3d4ab41408
Durante todo o desenvolvimento das atividades, avalie nas falas, respostas e na construção dos nomes e palavras, se os alunos identificam as letras do alfabeto e a formação de palavras por letras. Avalie também a participação de cada aluno desde a narração da história, às observações quanto aos nomes de cada personagem (letras iguais e diferentes), na colagem das letras formando os nomes dos personagens, no envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios e nas hipóteses elaboradas por cada um.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/05/2014
Cinco estrelasÓtima. Muito instrutiva para as séries iniciais. De grande ajuda para os profissioanais em educação.
29/03/2014
Cinco estrelasExcelente!!! Vou trabalhar!!!!!