Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dialogando com o lixo - Preservação do ambiente

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as ações que colaboram com a preservação do ambiente.       

Perceber que o aumento do lixo está vinculado não só ao aumento da população como também ao consumo.       

Expressar a necessidade de preservar o ambiente, utilizando diálogos entre pessoas e objetos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Apresente o livro “O Papo de Sapato” de Pedro Bandeira.

Sinopse: Você já imaginou o que aconteceria se o seu sapato falasse? Papo de Sapato mostra a conversa entre pares de sapatos, cheios de histórias para contar, em um lixão da cidade. Surpreendentemente e com muito carinho, Pedro Bandeira dá uma lição de cidadania. O livro do renomado autor Pedro Bandeira foi ilustrado por Ziraldo, devido à comemoração dos 25 anos da criação do Menino Maluquinho.

http://www.submarino.com.br/produto/1/21665974/papo+de+sapato 

Explore com as crianças a história e destaque o destino do lixo apresentado no texto.

Atividade 2

Organize grupos de 4 ou 5 alunos e sugira um passeio pela escola para observar o tipo de lixo mais encontrado pelos alunos.

Entregue uma folha de papel, uma prancheta e um lápis para cada um.

Explique para a turma que o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da escola.

Depois do trabalho concluído, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros.

Faça um levantamento sobre os lixos encontrados pela escola e colete os que estavam no chão.

Aproveite para conscientizar a turma sobre a importância de um ambiente limpo para a nossa saúde.

Depois, construa um gráfico com os dados da coleta do lixo encontrado.   

Atividade 3

Apresente o vídeo:

Produção e consumo do lixo

http://www.youtube.com/watch?v=qm3-76UMbTk 

Analise a mudança dos padrões de consumo e produção do lixo. Registre as conclusões feitas pela turma.

Apresente o vídeo:

Reflita sobre o consumismo

http://www.youtube.com/watch?v=25AKAMEYn6Y&feature=related 

Promova uma discussão com a turma sobre o consumo e suas consequências no aumento do lixo.

Atividade 4

Divida a turma em grupos e proponha a criação de uma história sobre o lixo e a preservação do ambiente.

Sugiro que o professor utilize a aula do Portal do Professor – O lixo pode ser luxo - Reciclagem

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=24224 

Peça que as crianças construam, com os lixos coletados e/ou trazidos por elas, personagens que farão parte da história.

Depois, peça que cada grupo apresente a sua história para os demais grupos.

Escolha com a turma a história que deverá ser apresentada para as outras turmas.

Atividade 5

Elabore um teatro com as crianças. Apresente a história no auditório ou num outro lugar onde as outras turmas possam assistir.  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar pela participação das crianças nas atividades propostas e desenvolvidas sobre o lixo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosenilde, E.E.B Arnaldo Moreira Douat , Santa Catarina - disse:
    rosenildem@hotmail.com

    17/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei! é muito importante trabalhar o meio ambiente. Não porque esta na moda, mais por que esta inserido no nosso dia a dia e nos mostrando os caos que esta ocorrendo com o mesmo.


  • Edvânia Lúcia de Menezes Costa, eproinfo , Paraíba - disse:
    ed-vania01@hotmail.com

    08/12/2010

    Quatro estrelas

    Através desse projeto podemos despertar nos alunos o interesse pela preservação do meio ambiente, pois a questão sobre o lixo ocorre tanto fora da sala de aula como dentro, e sempre estamos dialogando com eles sobre essas questões, onde eles se deparam com isso todos os dias. Achei muito proveitosa, pois a professora ministrou sua aula oportunizando os alunos a registrarem os conhecimentos adquiridos usando tecnologias e mídias necessárias para esses registros, então percebi que houve uma troca


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.