30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Identificar as ações que colaboram com a preservação do ambiente.
Perceber que o aumento do lixo está vinculado não só ao aumento da população como também ao consumo.
Expressar a necessidade de preservar o ambiente, utilizando diálogos entre pessoas e objetos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Atividade 1
Apresente o livro “O Papo de Sapato” de Pedro Bandeira.
Sinopse: Você já imaginou o que aconteceria se o seu sapato falasse? Papo de Sapato mostra a conversa entre pares de sapatos, cheios de histórias para contar, em um lixão da cidade. Surpreendentemente e com muito carinho, Pedro Bandeira dá uma lição de cidadania. O livro do renomado autor Pedro Bandeira foi ilustrado por Ziraldo, devido à comemoração dos 25 anos da criação do Menino Maluquinho.
http://www.submarino.com.br/produto/1/21665974/papo+de+sapato
Explore com as crianças a história e destaque o destino do lixo apresentado no texto.
Atividade 2
Organize grupos de 4 ou 5 alunos e sugira um passeio pela escola para observar o tipo de lixo mais encontrado pelos alunos.
Entregue uma folha de papel, uma prancheta e um lápis para cada um.
Explique para a turma que o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da escola.
Depois do trabalho concluído, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros.
Faça um levantamento sobre os lixos encontrados pela escola e colete os que estavam no chão.
Aproveite para conscientizar a turma sobre a importância de um ambiente limpo para a nossa saúde.
Depois, construa um gráfico com os dados da coleta do lixo encontrado.
Atividade 3
Apresente o vídeo:
Produção e consumo do lixo
http://www.youtube.com/watch?v=qm3-76UMbTk
Analise a mudança dos padrões de consumo e produção do lixo. Registre as conclusões feitas pela turma.
Apresente o vídeo:
Reflita sobre o consumismo
http://www.youtube.com/watch?v=25AKAMEYn6Y&feature=related
Promova uma discussão com a turma sobre o consumo e suas consequências no aumento do lixo.
Atividade 4
Divida a turma em grupos e proponha a criação de uma história sobre o lixo e a preservação do ambiente.
Sugiro que o professor utilize a aula do Portal do Professor – O lixo pode ser luxo - Reciclagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=24224
Peça que as crianças construam, com os lixos coletados e/ou trazidos por elas, personagens que farão parte da história.
Depois, peça que cada grupo apresente a sua história para os demais grupos.
Escolha com a turma a história que deverá ser apresentada para as outras turmas.
Atividade 5
Elabore um teatro com as crianças. Apresente a história no auditório ou num outro lugar onde as outras turmas possam assistir.
Livro : O Papo de Sapato - Pedro Bandeira
http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=246651
http://blog.zequinhabarreto.org.br/2008/07/10/ziraldo/
Aula do Portal do Professor - O lixo pode ser luxo - Reciclagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=24224
http://conscienciaconsumir.blogspot.com/2009/06/consumo-e-lixo.html
http://portaldoconsumidor.wordpress.com/2009/09/23/lixo-e-consumo/
O professor poderá avaliar pela participação das crianças nas atividades propostas e desenvolvidas sobre o lixo.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/02/2011
Cinco estrelasGostei! é muito importante trabalhar o meio ambiente. Não porque esta na moda, mais por que esta inserido no nosso dia a dia e nos mostrando os caos que esta ocorrendo com o mesmo.
08/12/2010
Quatro estrelasAtravés desse projeto podemos despertar nos alunos o interesse pela preservação do meio ambiente, pois a questão sobre o lixo ocorre tanto fora da sala de aula como dentro, e sempre estamos dialogando com eles sobre essas questões, onde eles se deparam com isso todos os dias. Achei muito proveitosa, pois a professora ministrou sua aula oportunizando os alunos a registrarem os conhecimentos adquiridos usando tecnologias e mídias necessárias para esses registros, então percebi que houve uma troca