18/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
-identificar a ordenação de uma história (início, meio e fim)
-criar uma história
-utilizar personagens e elementos para a narração
-identificação de parágrafos
Atividade 1
Receba as crianças, em sala de aula, com uma grande trança feita de lã amarela. Pergunte o que a trança as faz lembrar ou o que ela pode representar e ouça as opiniões das crianças.
Coloque um avental com cenário e elementos da história “Rapunzel” além das personagens que serão apresentadas e fixadas no avental de acordo com a narração da história.
Rapunzel
Numa pequena aldeia, um casal aguardava ansioso a chegada do primeiro filho.
No fundo da casa onde moravam, havia uma janela que dava para o jardim de uma vizinha que era uma bruxa malvada. No jardim, floresciam as mais belas flores e as frutas mais deliciosas, mas ninguém tinha coragem de entrar no jardim.
A esposa grávida, ao ver as maçãs, ficou com água na boca. O marido, muito amoroso, pulou o muro para colhê-las. De repente, ouviu uma voz furiosa:
_ Como se atreve a entrar no meu jardim e roubar as minhas maçãs? – disse a malvada.
O marido pediu desculpas, mas a bruxa ficou furiosa e jurou tomar a criança assim que nascesse.
Quando o bebê nasceu, a malvada levou-a para bem longe e deu-lhe o nome de Rapunzel.
Assim que fez doze anos, a bruxa trancou Rapunzel numa torre altíssima no meio da floresta. A torre não tinha escada nem porta, só uma janelinha lá no topo. Para subir, a bruxa gritava:
_Rapunzel, jogue-me suas tranças!
Um príncipe ficou encantado com o canto de Rapunzel e quis subir na torre. Ele viu como a bruxa fazia e a imitou. Rapunzel jogou suas tranças e ele subiu. Logo que se viram, apaixonaram-se e planejaram fugir.
A bruxa descobriu tudo, cortou as tranças de Rapunzel e escondeu-a.
À noite, quando o príncipe chegou à torre, encontrou a bruxa. Ela o empurrou e ele caiu num espinheiro, perdendo a visão.
O príncipe, mesmo sem enxergar, correu o mundo procurando Rapunzel.
Um dia, bateu na porta de uma casa pedindo pousada e alimento. A moça que o atendeu era Rapunzel e logo reconheceu o príncipe. Eles se abraçaram e choraram. As lágrimas de Rapunzel caíram nos olhos do príncipe e ele voltou a enxergar.
Eles voltaram para o reino onde o príncipe vivia e foram recebidos com uma grande festa.
Casaram-se e viveram felizes para sempre.
Organize com a turma os acontecimentos, relembrando a história narrada:
- Do que fala a nossa história?
-Quais são os personagens?
-Como ela começa?
-O que acontece?
-Como ela termina?
Anote numa folha de blocão a construção textual feita pelas crianças.
Atividade 2
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e proponha a confecção de “um avental de histórias” com diferentes personagens e cenários.
O avental e as personagens poderão ser feitos em T.N.T ou em papel 40 quilos.
O professor entrega a silhueta de um avental para cada grupo, além de papéis coloridos, retalhos, botões...
Cada grupo confeccionará o seu avental e criará a sua história.
Oriente a turma na organização do texto:
- De que pode falar a história?
-Que personagens poderão fazer parte dela?
-Como ela poderá começar?
-O que pode acontecer?
-Como ela vai terminar?
Após a criação, cada grupo apresentará a sua história utilizando o seu avental.
Atividade 3
Faça um troca-troca dos aventais entre os grupos através de um sorteio.
O professor apresenta cartões de cores diferentes. Cada grupo escolhe uma cor para representar o seu avental e o professor coloca os cartões com as respectivas cores num saco surpresa.
O grupo sorteia um cartão e fica com o avental referente à cor sorteada.
As crianças deverão criar outra história a partir dos elementos presentes no avental do grupo sorteado.
Livro “Rapunzel” – Coleção Contos Clássicos – Editora WKids
http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=3482&kw=rapunzel
Avalie a participação das crianças:
-na organização dos acontecimentos da história narrada e criada;
-na construção e reconstrução de uma história utilizando elementos;
- na confecção de um avental de histórias;
- no título de acordo com a história;
-na leitura com ritmo, fluência e entonação;
-na exposição de suas ideias com clareza e sequência lógica;
-na participação com opiniões e dramatizações do enredo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!