Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rapunzel no avental de histórias - Criação de texto a partir de elementos

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-identificar a ordenação de uma história (início, meio e fim)

-criar uma história

-utilizar personagens e elementos para a narração

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-identificação de parágrafos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Receba as crianças, em sala de aula, com uma grande trança feita de lã amarela. Pergunte o que a trança as faz lembrar ou o que ela pode representar e ouça as opiniões das crianças.

Coloque um avental com cenário e elementos da história “Rapunzel” além das personagens que serão apresentadas e fixadas no avental de acordo com a narração da história.

 Rapunzel

Numa pequena aldeia, um casal aguardava ansioso a chegada do primeiro filho.

No fundo da casa onde moravam, havia uma janela que dava para o jardim de uma vizinha que era uma bruxa malvada. No jardim, floresciam as mais belas flores e as frutas mais deliciosas, mas ninguém tinha coragem de entrar no jardim.

A esposa grávida, ao ver as maçãs, ficou com água na boca. O marido, muito amoroso, pulou o muro para colhê-las. De repente, ouviu uma voz furiosa:

_ Como se atreve a entrar no meu jardim e roubar as minhas maçãs? – disse a malvada.

O marido pediu desculpas, mas a bruxa ficou furiosa e jurou tomar a criança assim que nascesse.

Quando o bebê nasceu, a malvada levou-a para bem longe e deu-lhe o nome de Rapunzel.

Assim que fez doze anos, a bruxa trancou Rapunzel numa torre altíssima no meio da floresta. A torre não tinha escada nem porta, só uma janelinha lá no topo. Para subir, a bruxa gritava:

_Rapunzel, jogue-me suas tranças!

Um príncipe ficou encantado com o canto de Rapunzel e quis subir na torre. Ele viu como a bruxa fazia e a imitou. Rapunzel jogou suas tranças e ele subiu. Logo que se viram, apaixonaram-se e planejaram fugir.

A bruxa descobriu tudo, cortou as tranças de Rapunzel e escondeu-a.

À noite, quando o príncipe chegou à torre, encontrou a bruxa. Ela o empurrou e ele caiu num espinheiro, perdendo a visão.

O príncipe, mesmo sem enxergar, correu o mundo procurando Rapunzel.

Um dia, bateu na porta de uma casa pedindo pousada e alimento. A moça que o atendeu era Rapunzel e logo reconheceu o príncipe. Eles se abraçaram e choraram. As lágrimas de Rapunzel caíram nos olhos do príncipe e ele voltou a enxergar.

Eles voltaram para o reino onde o príncipe vivia e foram recebidos com uma grande festa.

Casaram-se e viveram felizes para sempre.

Organize com a turma os acontecimentos, relembrando a história narrada:

- Do que fala a nossa história?

-Quais são os personagens?

-Como ela começa?

-O que acontece?

-Como ela termina?

Anote numa folha de blocão a construção textual feita pelas crianças.

Atividade 2

Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e proponha a confecção de “um avental  de histórias” com diferentes personagens e cenários.

O avental e as personagens poderão ser feitos em T.N.T ou em papel 40 quilos.

O professor entrega a silhueta de um avental para cada grupo, além de papéis coloridos, retalhos, botões...

Cada grupo confeccionará o seu avental e criará a sua história.

Oriente a turma na organização do texto:

- De que pode falar a história?

-Que personagens poderão fazer parte dela?

-Como ela poderá começar?

-O que pode acontecer?

-Como ela vai terminar?

Após a criação, cada grupo apresentará a sua história utilizando o seu avental.

Atividade 3

Faça um troca-troca dos aventais entre os grupos através de um sorteio.

O professor apresenta cartões de cores diferentes. Cada grupo escolhe uma cor para representar o seu avental e o professor coloca os cartões com as respectivas cores num saco surpresa.

O grupo sorteia um cartão e fica com o avental referente à cor sorteada.

As crianças deverão criar outra história a partir dos elementos presentes no avental do grupo sorteado.

Recursos Complementares

Livro “Rapunzel” – Coleção Contos Clássicos – Editora WKids

http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=3482&kw=rapunzel 

Avaliação

Avalie a participação das crianças:

-na organização dos acontecimentos da história narrada e criada;

-na construção e reconstrução de uma história utilizando elementos;

- na confecção de um avental de histórias;

- no título de acordo com a história;

-na leitura com ritmo, fluência e entonação;

-na exposição de suas ideias com clareza e sequência lógica;

-na participação com opiniões e dramatizações do enredo.

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.