Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem cresceu mais que eu?: observando medidas

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver compreensão de tamanhos – maior, menor, mesmo tamanho;
  • Interessar-se por sistemas de medidas;
  • Conhecer outras unidades de medidas.
Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como essa aula destina-se a crianças de 5 anos é importante resgatar as medidas feitas no ano anterior. Isso pode ser feito por meio de uma atividade de casa em que será solicitado à criança que converse com a mamãe ou papai sobre o registro de sua altura no ano anterior. No caso dessa aula, isso foi possível porque todas as crianças estavam na escola no ano anterior e foi desenvolvido esse trabalho de medir a altura de todas elas. Tenha também afixado em sala uma fita métrica na altura das crianças para que elas explorem sempre que quiserem.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento:

Leve para a turma a proposta de brincadeira chamada “Brincando com o Barbante”. A brincadeira pode acontecer no pátio ou na sala dependendo do tamanho da turma. Basta um rolo de barbante e um tesoura para começar. Como se brinca: Forme com as alunos uma grande roda, e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão. Corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante. Balançando o cordão no ar ou formando alguma imagem que queiram. As crianças podem perceber a textura, flexibilidade e versatilidade. Depois toda a turma incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante. Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura, faz comentários e interpretações. Após percorrer todas a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos. Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura.    

Visite o link: http://www.scribd.com/doc/7217656/Dinamicas-Para-Educacao-Infantil  

Dinamicas-Para-Educacao-Infantil     

 Ao final da brincadeira, com as crianças em roda, peça-as que comentem a atividade. Converse ainda sobre a unidade de medida que cada um utilizou para cortar o seu cordão – palmo. Explique que se todos utilizarem uma medida diferente as medidas não darão certo. Por isso padronizou-se algumas unidades de medidas.

Segundo Momento:

De posse das medidas das crianças feitas no ano anterior, você professor poderá fazer um gráfico mostrando qual era a altura de cada criança e apresentar aos alunos pedindo que observem atentamente as medidas. Nesse cartaz a reprodução pode ser feita em centímetros e representada por um cordão. Trabalhe o sistema de medida em centímetros. Faça uma atividade de registro em que as crianças terão que escrever o nome do colega menor da sala, do colega maior, dois colegas com mesma altura e a sua própria altura.   Peça que as crianças se meçam na fita métrica da sala uma a uma. Vá anotando as medidas sem que as crianças saibam do resultado. Durante essa atividade oriente-as a se observarem mutuamente.

Terceiro Momento:

Organize os cordões que representam as duas medidas (a do ano anterior e a atualizada) de cada criança em uma parede afixando com fita crepe. Coloque uma ficha com o nome da criança para identificar os cordões, porém incentive-as a descobrirem qual é o seu sem olhar a ficha. Divida a turma entre dois grupos, meninos e meninas por exemplo, e peça que cada criança de um dos grupos tente descobrir qual são os seus cordões. Enquanto isso, o outro grupo estará observando. Depois de explorarem bastante faz-se a troca entre os grupos.

Quarto Momento: 

Peça as crianças para dizer sobre sua altura. Cada uma se levanta vai até os cordões e comenta o quanto cresceu, quem cresceu mais que ela e assim por diante.   

Monte um mural com três etapas da vida das crianças: Bebê, 4 anos e 5 anos e deixe exposto por alguns dias em sala.

Recursos Complementares
Avaliação
  • As crianças compreenderam as unidades de medida em centímetro – maior, menor, mesmo tamanho;
  •  Interessaram-se por sistemas de medidas?
  • Conheceram outras unidades de medidas?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.