02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.
Professor (a) o objetivo desta atividade é fazer com que as crianças percebam que os produtos que são usados pelas pessoas possuem informações importantes escritas neles. Estas informações presentes no rótulo indicam o uso, validade, qualidade etc. Na sequência de atividades apresentadas abaixo, as crianças aprenderão a observar estas informações, ampliar o processo de leitura e interpretação de texto.
Atividade 1– Recolhendo rótulos
Nesta primeira parte, converse com seus alunos sobre produtos. Explique que a maioria das coisas que compramos é feitas em grandes indústrias, dentro de embalagens e que os produtos que usamos para alimentação, limpeza, apresentam rótulos com informações que indicam o uso, validade etc. Permita que as crianças falem livremente sobre o que compreendem sobre o tema, mas você poderá direcionar a conversa. Sugerimos, para isso, algumas perguntas para serem trabalhadas oralmente:
Como atividade extraclasse, peça às crianças que recolham e levem para e escola embalagens de produtos que contenham rótulos, precisa ser algo que seria jogado no lixo.
Atividade 2 – Análise das informações do rótulo e sua importância
Assim que as crianças as trouxerem as embalagens dos produtos, peça que apresentem o produto, fazendo observações dos rótulos que trouxeram. Retome as discussões feitas na atividade anterior e peça que façam registros do produto que trouxeram. Segue um modelo de registro abaixo:
Atividade de Português – Leitura de rótulos
1) Qual é o nome deste produto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual é a data de validade dele? Onde esta data está escrita?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Para que serve a data de validade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Existe alguma informação sobre o uso deste produto por crianças?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Este produto é para limpeza, alimentação, ou outra finalidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) O rótulo possui desenhos? Letras coloridas? Possui algum outro tipo de escrita que não são as letras? O que é?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Quem usa este produto, você, a mamãe ou outras pessoas da sua casa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Quais outras informações o seu produto possui? Como você identificou essas informações?
Atividade 3 – Meu produto serve para – produzindo um rótulo ( atividade de avaliação)
Agora é o momento das crianças soltarem a criatividade, peça que imaginem um produto diferente. Peça que façam um desenho desse produto que criaram e que depois e façam, por escrito, um rótulo para ele.
Oriente-as a voltar à atividade 2 – Leitura de rótulos, para verificar se colocaram todas as informações necessárias para que o rótulo fique completo.
Ao final, faça uma exposição e proponha a observação dos produtos e rótulos criados por seus colegas de classe.
Atividade 4 – Reciclando rótulos transformando-os em brinquedo
Quando não forem mais necessárias, ao invés de serem jogadas no lixo, as embalagens dos produtos podem ser usadas para se tornarem brinquedos.
Dê esta sugestão às crianças e ajude-as a soltarem a imaginação.
Deixe a disposição delas tesouras, colas, durex coloridos etc., para que sejam construídos estes brinquedos.
Carrinho construído com caixa de leite e tampinhas – 1º ano
Centro Pedagógico da UFMG – Outubro de 2009
Foto retirada pela professora Mariane P.M. Lopes
Boa aula!
Professor (a) é interessante que as crianças saibam que com o passar dos anos e os avanços tecnológicos mudaram a forma como são fabricados os rótulos de produtos. Você pode explicar as crianças que há muitos anos atrás, os rótulos eram impressos em papel preto e branco e alguns até escritos a mão. Abaixo indico sites que apresenta rótulos antigos.
Produtos antigos com embalagens feitas a mão: http://www.casadorestaurador.com.br/label03.htm
Rótulos de brinquedos antigos anos de 1970 a 1990: http://www.brinquedosraros.com.br/princ_new.php?x=biblioteca&y=Caixas
Professor (a) você poderá avaliar o desempenho dos seus alunos nessa sequência didática a partir da criação dos rótulos dos produtos imaginados por eles observando se:
Caso o desempenho do grupo não tenha sido satisfatório, crie outras atividades que explore os rótulos, seus nomes e as informações contidas nos mesmos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!