28/07/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Identificar diferentes tipos de bola, relacionando ao jogo.
- Experimentar várias possibilidades de juntar 10 bolas de duas cores em um saco.
-Reconhecer diferentes somas de dois ou mais números para 10.
- Construir de várias maneiras "o muro do 10", utilizando a escala de Cisenaire.
Ter a noção de número relacionado à quantidade.
Conhecer números até 10.
Compreender a adição simples.
Já ter trabalhado anteriormente com a escala de Cuisenaire.
- diferentes tipos de bola: futebol, vôlei, basquete, tênis, ping-pong, bolinha de gude
-10 bolas verdes e 10 bolas amarelas feitas de cartolina
- 1 saco plástico transparente
- giz colorido verde e amarelo
- caderno meia-pauta ou folha -
- papel quadriculado
- escala de Cuisenaire
Atividade 1
Aproveite que estamos no ano da Copa para trabalhar com o tema: a bola.
Listar com os alunos brincadeiras que conhecem e depois arrumá-las em dois grupos.
Então poderá trabalhar a classificação de brincadeiras com e sem bola. Registrar no caderno ou em folha. Pedir aos alunos para que escolham uma brincadeira de cada grupo e desenhar.
Explorar diferentes tipos de bola e suas características, relacionando ao jogo, como a bola de vôlei, de basquete, de futebol, de futebol americano, de tênis, de ping-pong, de boliche e outras.
O professor poderá trazer algumas bolas para aula e deixar circular entre os alunos para que possam comparar o tamanho, formato e peso entre elas, ou trazer figuras e relacionar com a turma a que jogo pertence cada uma delas.
Levantar o conhecimento que têm sobre cada modalidade de esporte que utiliza bola.
Trabalhar ainda outras bolas e utilidades: bolinha de gude, bolas de massagem, bolas de isopor, bola de neve, bola de sorvete e outras.
Ver no grupo quem sabe jogar bolinha de gude. Pedir que explique como é para turma. Leve bolinhas de gude para sala e permita a turma socializar a brincadeira.
Atividade 2
A partir deste contexto de bolas, para outra aula, trazer 10 bolas verdes e 10 amarelas (de cartolina). Poderá escolher também outras duas cores para as bolas.
Precisará de um saco, de preferência transparente, para que possam visualizar as bolas dentro do saco.
Então propor à turma: montar um saco de 10 bolas, usando as duas cores. O saco deverá conter sempre 10 bolas.
Convidar um aluno para resolver o desafio e registrar a resposta no quadro, usando giz colorido.
Continuar chamando outros alunos e pedir para que façam cada vez de um jeito diferente. Ir anotando no quadro a quantidade de bolas de cada cor, até esgotar todas as possibilidades de soma para 10.
No final, elaborar um pequeno texto coletivo que conte como se desenvolveu a atividade.
Os alunos devem copiar o texto no caderno meia- pauta ou folha e registrar o desenho das diversas somas das 10 bolas de duas cores: 10 e 0, 0 e 10, 5 e 5, 3 e 7, 7 e 3, 2 e 8, 8 e 2, 1 e 9, 9 e 1, 6 e 4 , 4 e 6.
Outra sugestão seria trabalhar com pratinhos, copos ou bandejas e material de contagem. Por exemplo: distribuir 10 palitos e 2 pratinhos e pedir que arrumem sempre 10, usando os dois pratinhos.
Registrar também todos os jeitos que conseguiram arrumar.
Oferecer em outro momento, papel quadriculado e pedir aos alunos que sempre pintem 10 quadradinhos usando 2 ou mais cores e que determinem a quantidade de quadradinhos pintados de cada cor.
Levantar as possibilidades de somar 10, usando mais de 2 números. Anotar no quadro as respostas dos alunos através da adição.
Atividade 3
Dividir a turma em grupos e distribuir uma caixa de Cuisenaire para cada grupo.
Escala de Cuisenaire - COR/ VALOR: branca – 1, vermelha- 2, verde-clara – 3, lilás – 4, amarela – 5, verde-escura – 6, preta – 7, marrom – 8, azul – 9, laranja - 10
Utilizando as peças de Cuisenaire, propor aos grupos a construção do “muro do 10”.
Para construir o muro do 10, os alunos poderão juntar várias peças, tendo como referência a laranja que vale 10.
Então poderiam usar duas peças: a que vale 9 (azul) e a que vale 1 (branca).
O professor poderia desafiar a turma, pedindo que mostrem o muro do 10, usando apenas 3 peças.
E como seria, se usassem 5 peças? Registrar as respostas dos alunos no quadro, desenhando as peças e colorindo com giz.
Permitir que os grupos experimentem várias possibilidades de construção para o muro do 10.
O professor poderia pedir aos grupos para registrarem 4 jeitos diferentes de construir o muro do 10. O registro deverá ser feito em papel quadriculado pelos alunos.
Propor que os grupos em seguida, apresentem para turma. Não valeria então repetir a construção que já foi apresentada.
Cada vez um grupo desafiaria o outro a apresentar um muro diferente que conseguiu construir para 10.
Relacionar as peças aos valores correspondentes, então poderiam registrar várias somas para 10.
- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006.
- Veja mais sugestões para o trabalho com operações, utilizando o material Cuisenaire em:
http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/material_cuisenaire.htm
Observar a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Na Atividade 1, acompanhar o interesse dos alunos pelo tema da bola. Como realizaram a classificação das brincadeiras com e sem bola? Se relacionaram as bolas aos jogos e se compararam forma, tamanho e peso delas. Como aconteceu a brincadeira com bolinha de gude? Todos participaram? Qual foi a atitude dos alunos durante o jogo? Conversar com a turma sobre isto.
Na Atividade 2, verificar as respostas que apresentaram para as diferentes somas de 10. Como realizaram o desafio de juntar sempre 10 bolas no saco? Houve participação de todos? No registro, se foram capazes de representar através do desenho e cópia do texto coletivo, como se desenvolveu a atividade.
Na Atividade 3, avaliar o trabalho dos grupos com material Cuisenaire, a partir da proposta de construir o muro do 10. Como corresponderam aos pedidos determinados pelo professor durante a atividade? Como foi a apresentação de cada grupo para a turma? Houve participação de todos componentes do grupo? Conversar com a turma sobre o que acharam da atividade e atitudes do grupo. O que foi bom e o que não foi bom?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!