Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adição para chegar ao 10

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar diferentes tipos de bola, relacionando ao jogo.

- Experimentar várias possibilidades de juntar 10 bolas de duas cores em um saco.

 -Reconhecer diferentes somas de dois ou mais números para 10.

- Construir de várias maneiras "o muro do 10", utilizando a escala de Cisenaire.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter a noção de número relacionado à quantidade.

 Conhecer números até 10.

 Compreender a adição simples.

Já ter trabalhado anteriormente com a escala de Cuisenaire.

Estratégias e recursos da aula

- diferentes tipos de bola: futebol, vôlei, basquete, tênis, ping-pong, bolinha de gude

 -10 bolas verdes e 10 bolas amarelas feitas de cartolina

 - 1 saco plástico transparente

 - giz colorido verde e amarelo

 - caderno meia-pauta ou folha             -

 - papel quadriculado

- escala de Cuisenaire

 Atividade 1

 Aproveite que estamos no ano da Copa para trabalhar com o tema: a bola.

 Listar com os alunos brincadeiras que conhecem e depois arrumá-las em dois grupos.

 Então poderá trabalhar a classificação de brincadeiras com e sem bola. Registrar no caderno ou em folha. Pedir aos alunos para que escolham uma brincadeira de cada grupo e desenhar.

 Explorar diferentes tipos de bola e suas características, relacionando ao jogo, como a bola de vôlei, de basquete, de futebol, de futebol americano, de tênis, de ping-pong, de boliche e outras.

 O professor poderá trazer algumas bolas para aula e deixar circular entre os alunos para que possam comparar o tamanho, formato e peso entre elas, ou trazer figuras e relacionar com a turma a que jogo pertence cada uma delas.

 Levantar o conhecimento que têm sobre cada modalidade de esporte que utiliza bola.

  Trabalhar ainda outras bolas e utilidades: bolinha de gude, bolas de massagem, bolas de isopor, bola de neve, bola de sorvete e outras.

 Ver no grupo quem sabe jogar bolinha de gude. Pedir que explique como é para turma. Leve bolinhas de gude para sala e permita a turma socializar a brincadeira.  

 Atividade 2

 A partir deste contexto de bolas, para outra aula, trazer 10 bolas verdes e 10 amarelas (de cartolina). Poderá escolher também outras duas cores para as bolas.

 Precisará de um saco, de preferência transparente, para que possam visualizar as bolas dentro do saco.

 Então propor à turma: montar um saco de 10 bolas, usando as duas cores. O saco deverá conter sempre 10 bolas.

 Convidar um aluno para resolver o desafio e registrar a resposta no quadro, usando giz colorido.

 Continuar chamando outros alunos e pedir para que façam cada vez de um jeito diferente. Ir anotando no quadro a quantidade de bolas de cada cor, até esgotar todas as possibilidades de soma para 10.

 No final, elaborar um pequeno texto coletivo que conte como se desenvolveu a atividade.

 Os alunos devem copiar o texto no caderno meia- pauta ou folha e registrar o desenho das diversas somas das 10 bolas de duas cores: 10 e 0, 0 e 10, 5 e 5, 3 e 7, 7 e 3, 2 e 8, 8 e 2, 1 e 9, 9 e 1, 6 e 4 , 4 e 6.

 Outra sugestão seria trabalhar com pratinhos, copos ou bandejas e material de contagem. Por exemplo: distribuir 10 palitos e 2 pratinhos e pedir que arrumem sempre 10, usando os dois pratinhos.

 Registrar também todos os jeitos que conseguiram arrumar.

Oferecer em outro momento, papel quadriculado e pedir aos alunos que sempre pintem 10 quadradinhos usando 2 ou mais cores e que determinem a quantidade de quadradinhos pintados de cada cor.

Levantar as possibilidades de somar 10, usando mais de 2 números. Anotar no quadro as respostas dos alunos através da adição.   

Atividade 3

Dividir a turma em grupos e distribuir uma caixa de Cuisenaire para cada grupo.

Escala de Cuisenaire - COR/ VALOR:  branca – 1, vermelha- 2, verde-clara – 3, lilás – 4, amarela – 5, verde-escura – 6, preta – 7, marrom – 8, azul – 9, laranja - 10     

            

 Utilizando as peças de Cuisenaire, propor aos grupos a construção do “muro do 10”.

 Para construir o muro do 10, os alunos poderão juntar várias peças, tendo como referência a laranja que vale 10.

 Então poderiam usar duas peças: a que vale 9 (azul) e a que vale 1 (branca).

 O professor poderia desafiar a turma, pedindo que mostrem o muro do 10, usando apenas 3 peças.

 E como seria, se usassem 5 peças?  Registrar as respostas dos alunos no quadro, desenhando as peças e colorindo com giz.

 Permitir que os grupos experimentem várias possibilidades de construção  para o muro do 10.

  O professor poderia pedir aos grupos para registrarem 4  jeitos diferentes de construir o muro do 10. O registro deverá ser feito em papel quadriculado pelos alunos.

  Propor que os grupos em seguida, apresentem para turma. Não valeria então repetir a construção que já foi apresentada.

 Cada vez um grupo desafiaria o outro a apresentar um muro diferente que conseguiu construir para 10.

 Relacionar as peças aos valores correspondentes, então poderiam registrar várias somas para 10.  

Recursos Complementares

- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006. 

- Veja mais sugestões para o trabalho com operações, utilizando o material Cuisenaire em:

http://paje.fe.usp.br/~labmat/edm321/1999/material/_private/material_cuisenaire.htm   

Avaliação

Observar a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Na Atividade 1, acompanhar o interesse dos alunos pelo tema da bola. Como realizaram a classificação das brincadeiras com e sem bola?  Se relacionaram as bolas aos jogos e se compararam forma, tamanho e peso delas. Como aconteceu a brincadeira com bolinha de gude? Todos participaram? Qual foi a atitude dos alunos durante o jogo? Conversar com a turma sobre isto.

 Na Atividade 2, verificar as respostas que apresentaram para as diferentes somas de 10. Como realizaram o desafio de juntar sempre 10 bolas no saco?  Houve participação de todos?  No registro, se foram capazes de representar através do desenho e cópia do texto coletivo, como se desenvolveu a atividade.

 Na Atividade 3,  avaliar o trabalho dos grupos com material Cuisenaire,  a partir da proposta de construir o muro do 10. Como corresponderam aos pedidos determinados pelo professor durante a atividade?  Como foi a apresentação de cada grupo para a turma?  Houve participação de todos componentes do grupo?  Conversar com a turma sobre o que acharam da atividade e atitudes do grupo. O que foi bom e o que não foi bom?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.