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Trabalhando com agrupamentos diferentes de 10

 

19/07/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 1-Agrupar diferentes materiais, identificando o número de grupos formados e elementos soltos.

 2- Realizar trocas de um grupo de peças por outra de mesmo valor.

 3-Utilizar o agrupamento para contar quantidades. 

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender a noção de número relacionada à quantidade.

Estratégias e recursos da aula

- 2 envelopes pequenos para cada aluno

- 9 a 10 cromos ou cards de álbum atual

- 2 sacos pequenos transparentes para cada dupla

- jujubas

- miçangas de 3 tamanhos: pequenas, médias e grandes

- fichas coloridas (3 cores)

- copinhos de café e feijóes

- caixas com 6 lápis ou giz de cera

- sacos de brindes contendo menos de 10 unidades

- caderno meia-pauta ou folha

Atividade 1

Conversar com a turma sobre álbuns atuais e a prática de colecionar e trocar figurinhas. Este ano por exemplo, as crianças estão bastante envolvidas com o álbum da Copa. As meninas também estão colecionando figurinhas do álbum das Princesas. 

Então levantar na turma, como as figurinhas são vendidas. Normalmente são empacotadas, seguindo determinada quantidade. Cada pacotinho do álbum da Copa contém 5 cromos. Já o das Princesas, contém 4 cromos.

No ano passado, as crianças estavam colecionando cards da Mônica Jovem e cada pacotinho continha 4.

Aproveitar para propor à turma a função de envelopar figurinhas, cromos ou cards. Oferecer uma folha com figurinhas, cromos ou cards copiados, pedir para recortar e montar pacotinhos, de acordo com a quantidade em que são vendidas.

Explorando o contexto da Copa, poderia trabalhar com 14 figurinhas, de forma que tivessem que formar grupos de 5. Cada envelope formado deveria conter 5 figurinhas.

No final, criar um texto coletivo com a turma, contando a atividade e anotando quantos envelopinhos conseguiram formar e quantas figurinhas, cromos ou cards ficaram soltos. Registrar no meia- pauta ou em folha.

Trabalhar com outros materiais, de modo oferecer aos alunos diversas possibilidades de vivenciar agrupamentos diferentes de 10. Variar as quantidades de elementos a serem agrupados e os agrupamentos .

O professor poderá trazer saquinhos transparentes de celofane e jujubas. Os alunos trabalhariam em dupla. Cada dupla receberia 2 sacos e um potinho com 10 jujubas. A tarefa da dupla seria ensacar jujubas, formando grupos de 4.

No final, encaminhar o mesmo tipo de registro sugerido para o agrupamento das figurinhas.

Poderia também repetir a atividade em outras aulas, variando o material. Usar copinhos de café e peças vermelhas ou feijão. Formar copinhos a cada grupo de 6 e anotar o número de copinhos e unidades soltas.

Outra sugestão seria explorar embalagens de lápis ou giz de cera com 6 unidades. Apresentar o desenho de uma quantidade de lápis e pedir para que cerquem de 6 em 6, formando as caixas. Registrar em quadro o número de caixas formadas e lápis soltos.

Atividade 2 

Combinar com a turma os valores necessários de determinado material para realizar tocas.

Trabalhar com miçangas ou material de contagem de três tamanhos ou três cores.

Por exemplo, usando miçangas pequenas(P), médias(M) e grandes(G), poderiam acordar que 4 P valem 1 M e 4 M valem 1 G.

Oferecer potinhos ou bandejas com miçangas pequenas, quantidades variadas para cada dupla e pedir para que façam amarradinhos de 4 miçangas. Depois trocariam com o professor cada amarradinho de 4 miçangas P, por 1 M. Então fariam novos amrradinhos de 4 miçangas M e trocariam pela G. A brincadeira termina quando a dupla consegue chegar na miçanga grande.

Ao final, registrar a atividade com um texto coletivo e um quadro determinando a quantidade de miçangas de cada tamanho que a dupla terminou.

Pedir para que as duplas apresentem o trabalho para turma, falando quantas miçangas recebeu, as trocas que conseguiu fazer e com que material terminou.

Outra variação da atividade seria com fichas de 3 cores, poderia ser individual ou em dupla. A atividade procederia da mesma forma, só que teriam que combinar o valor das fichas de cada cor. Por exemplo: 3 azuis poderiam valer 1 amarela e 3 amarelas poderiam valer 1 vermelha.

A brincadeira terminaria quando o aluno ou dupla chegasse na ficha de maior valor. 

Atividade 3 

Realizar contagens de quantidades a partir dos agrupamentos realizados.

O professor poderia trazer 4 pacotinhos lacrados e 3 figurinhas soltas da Copa. Perguntar para turma quantas figurinhas tem na mão. Lembrar que cada pacotinho contém 5 figurinhas.  Então a resposta certa seria 23.

Aproveitar a transparência de algumas embalagens para evidenciar a quantidade contida do produto, como em alguns sacos de brindes que são vendidos com unidades menores que 10, por exemplo 8 cornetas.

Utilizar 1 ou mais sacos de cornetas e unidades soltas com quantidade inferior a 8, de forma que não permita chegar a montar mais um saco. Perguntar para os alunos quantas cornetas há no total. A ideia é trabalhar a soma dos grupos com as unidades soltas.

Explorar outros materiais que foram agrupados nas Atividade 1, para fazer novas contagens. Por exemplo, usando sacos de 4 jujubas e 1 a 3 jujubas soltas, perguntar quantas jujubas está segurando. Apresentar desafios para o grupo e ir trabalhando com o número total de jujubas a cada situação apresentada.

Usando caixas de lápis ou giz de cera e unidades soltas, trabalhar outras contagens, reforçando a noção de que o agrupamento compreende unidades juntas de determinado valor.

Registrar as contagens realizadas no caderno ou em folha através de desenho e de um quadro determinando o total a partir da quantidade de grupos e unidades soltas de cada material trabalhado.

Recursos Complementares

- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006. 

Avaliação

Na Atividade 1, observe como realizaram os agrupamentos de cada material apresentado. Como trabalharam com as figurinhas? Como aconteceu a atividade em dupla com jujubas? Como a turma se comportou? Houve interesse e participação dos alunos? E o registro, como ficou?

Circule pela sala e acompanhe as crianças trabalhando em dupla e também durante a realização do registro. Interfira e ajude quando considerar necessário.

Na Atividade 2, observe as trocas de material que fizeram. Como foi a apresentação das duplas para a turma? Avalie com o grupo o que acharam da atividade. Valeu . . . Não valeu . . .

Na Atividade 3, verifique se compreenderam a contagem de elementos a partir dos agrupamentos. Como ficou o registro da atividade no caderno?

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