Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aqueles que substituem os nomes: os pronomes

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os pronomes pessoais em textos e identificar sua função;
  • usar corretamente os pronomes em  textos;
  • reconhecer a importância das expressões/pronomes que substituem os nomes nos textos
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Substantivos e sua classificação.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos a canção Ela/Ele da cantora Sandy, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4X8GCgiz9ek , e solicitar aos alunos que prestem atenção à letra. Depois de ouví-la, o professor deverá pedir aos alunos que, oralmente falem o que conseguiram memorizar da canção. Em seguida, o professor deverá entregar aos alunos cópias dela. Letra da música disponível em http://vagalume.uol.com.br/sandy-leah/elaele.html  

Com a canção em mãos, os alunos a ouvirão  mais uma vez e deverão circular na letras todas as palavras "ele" e "ela". Feito isso, o professor deverá dividir a sala em pequenos grupos e entregar uma ficha com perguntas aos alunos, que deverão ser discutidas e respondidas no caderno.

Sugestões de perguntas:

  • Qual é o título da canção e quem a escreveu?
  • Qual é a temática da canção?
  • Quais são os nomes das personagens presentes na canção?
  • Quais palavras foram usadas no lugar do nome das personagens?
  • Podemos dividir a canção em três partes: primeiro encontro do casal, momentos de paquera e pedido de casamento. Retire da canção trechos que identifiquem cada uma dessas fases.
  • Sabendo que a canção fala do romance da cantora Sandy e de seu esposo Lucas, escolha 3 trechos da canção e reescreva-os substituindo "ele" e "ela" pelos nomes das personagens.

Depois disso, o professor irá proceder com a correção das perguntas oralmente com a participação dos alunos.

Atividade 2

O professor entregará aos alunos cópias da notícia abaixo:

Mudança de Hábito

Sandy adota novo estilo musical em primeiro CD solo

Às voltas com os primeiros dias como dona-de-casa, Sandy tem se dedicado à sua carreira aos poucos, mas Sandy já começou a compor as primeiras canções do disco. Em entrevista a OFuxico, Sandy contou que seu primeiro CD solo não será no gênero MPB. “Eu vou fazer um disco com o meu estilo. Não vou fazer nada na área da MPB”. Vale ressaltar que Sandy mostrou-se muito empolgada com a nova banda do irmão, Nove Mil Anjos, que estreou no VMB 2008, organizado pela MTV e realizado no Credicard Hall, em São Paulo. E o estilo da banda é puro pop rock. Será que Sandy vai seguir os mesmos passos do mano?

http://ofuxico.terra.com.br/materia/noticia/2008/10/03/sandy-adota-novo-estilo-musical-em-primeiro-cd-solo-91292.htm 

Texto modificado para a atividade

O professor solicitará aos alunos que, ainda em grupos, leiam a notícia. Em seguida, solicitará a um aluno que a leia em voz alta. O professor deverá perguntar aos alunos sobre o que trata a notícia, em seguida deverá perguntar se eles acham que ela está bem redigida. Espera-se que algum aluno fale sobre a repetição do nome "Sandy". Caso nenhum aluno fale, o professor poderá perguntá-los se o nome não poderia ser substituído por outras palavras.

Em seguida, o professor solicitará aos alunos que reescrevam a notícia substituindo o nome "Sandy" por outras palavras. Depois cada grupo deverá ler seu texto com as modificações feitas. Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos a notícia original (por meio de projeção).

Mudança de Hábito

Sandy adota novo estilo musical em primeiro CD solo

 Às voltas com os primeiros dias como dona-de-casa, Sandy tem se dedicado à sua carreira aos poucos, mas ela já começou a compor as primeiras canções do disco. Em entrevista a OFuxico, a irmã de Júnior contou que seu primeiro CD solo não será no gênero MPB. “Eu vou fazer um disco com o meu estilo. Não vou fazer nada na área da MPB”. Vale ressaltar que a filha de Xororó mostrou-se muito empolgada com a nova banda do irmão, Nove Mil Anjos, que estreou no VMB 2008, organizado pela MTV e realizado no Credicard Hall, em São Paulo. E o estilo da banda é puro pop rock. Será que a Senhora Lima vai seguir os mesmos passos do mano?

Depois disso, o professor deverá colocar no quadro as expressões/palavras que substituiram o nome Sandy. Ele deverá mostrar aos alunos que o texto deve evitar repetições e que a língua nos oferece recursos para fazer isso.

Aula 2

Atividade

O professor deverá colocar no quadro os pronomes pessoais que substituem os nomes e evitam repetições no texto:

EU - TU(VOCÊ) - ELE/A - NÓS - VÓS (VOCÊS) - ELES/AS

Depois disso, deverá organizar a turma em duplas e entregar cópias (xerox) do texto que segue. Os alunos deverão preencher os espaços com pronomes pessoais que substituam os nomes:

O lobo e sua sombra

Um Lobo saiu de sua toca num fim de tarde, bem disposto e com grande apetite. E enquanto _________  corria, a luz do sol poente batia sobre seu corpo, fazendo sua sombra aparecer refletida no chão.

Então_________  viu aquela sombra de si mesmo projetada no chão. E como a sombra de uma coisa é sempre bem maior que a própria coisa, ao ver aquilo, exclamou vaidoso: “Ora, ora, veja só o quanto grande _________ sou! Imagine eu, com todo esse tamanho, e ainda tendo que fugir de um insignificante Leão! Eu o mostrarei, quando o encontrar, se _________  ou Eu, afinal, quem de verdade é o rei dos animais!”

 E enquanto estava distraido envolto em seus pensamentos e gabando a si mesmo, um Leão pulou sobre _________  e o capturou. Ele então exclamou com tardio arrependimento: : “Coitado de mim! Minha exagerada autoestima foi a causa da minha perdição.”

"Moral da História: Não permita que suas fantasias o façam esquecer da realidade.

Autor: Esopo

Disponível em http://sitededicas.uol.com.br/o_lobo_e_sua_sombra.htm 

Depois de preencherem o professor deverá fazer a correção da atividade e verificar as dúvidas dos alunos. É interessante que o professor pergunte aos alunos que expressão no texto substitui o nome "leão" (rei dos animais). Em seguida, o professor poderá solicitar aos alunos que escrevam outras expressões que possam substituir "leão" e "lobo" no texto.

Recursos Complementares

http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/pronomes-pessoais 

 Página com atividades sobre pronomes.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na aula. É importante o professor observar os grupos e verificar se eles estão fazendo as substituições adequadamente. Durante a leitura das respostas dos grupos, o professor poderá avaliar se ainda existe dúvida sobre a função dos pronomes.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.