28/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos a canção Ela/Ele da cantora Sandy, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4X8GCgiz9ek , e solicitar aos alunos que prestem atenção à letra. Depois de ouví-la, o professor deverá pedir aos alunos que, oralmente falem o que conseguiram memorizar da canção. Em seguida, o professor deverá entregar aos alunos cópias dela. Letra da música disponível em http://vagalume.uol.com.br/sandy-leah/elaele.html
Com a canção em mãos, os alunos a ouvirão mais uma vez e deverão circular na letras todas as palavras "ele" e "ela". Feito isso, o professor deverá dividir a sala em pequenos grupos e entregar uma ficha com perguntas aos alunos, que deverão ser discutidas e respondidas no caderno.
Sugestões de perguntas:
|
Depois disso, o professor irá proceder com a correção das perguntas oralmente com a participação dos alunos.
Atividade 2
O professor entregará aos alunos cópias da notícia abaixo:
Mudança de Hábito
Sandy adota novo estilo musical em primeiro CD solo
Às voltas com os primeiros dias como dona-de-casa, Sandy tem se dedicado à sua carreira aos poucos, mas Sandy já começou a compor as primeiras canções do disco. Em entrevista a OFuxico, Sandy contou que seu primeiro CD solo não será no gênero MPB. “Eu vou fazer um disco com o meu estilo. Não vou fazer nada na área da MPB”. Vale ressaltar que Sandy mostrou-se muito empolgada com a nova banda do irmão, Nove Mil Anjos, que estreou no VMB 2008, organizado pela MTV e realizado no Credicard Hall, em São Paulo. E o estilo da banda é puro pop rock. Será que Sandy vai seguir os mesmos passos do mano?
Texto modificado para a atividade
O professor solicitará aos alunos que, ainda em grupos, leiam a notícia. Em seguida, solicitará a um aluno que a leia em voz alta. O professor deverá perguntar aos alunos sobre o que trata a notícia, em seguida deverá perguntar se eles acham que ela está bem redigida. Espera-se que algum aluno fale sobre a repetição do nome "Sandy". Caso nenhum aluno fale, o professor poderá perguntá-los se o nome não poderia ser substituído por outras palavras.
Em seguida, o professor solicitará aos alunos que reescrevam a notícia substituindo o nome "Sandy" por outras palavras. Depois cada grupo deverá ler seu texto com as modificações feitas. Em seguida, o professor deverá mostrar aos alunos a notícia original (por meio de projeção).
Mudança de Hábito
Sandy adota novo estilo musical em primeiro CD solo
Às voltas com os primeiros dias como dona-de-casa, Sandy tem se dedicado à sua carreira aos poucos, mas ela já começou a compor as primeiras canções do disco. Em entrevista a OFuxico, a irmã de Júnior contou que seu primeiro CD solo não será no gênero MPB. “Eu vou fazer um disco com o meu estilo. Não vou fazer nada na área da MPB”. Vale ressaltar que a filha de Xororó mostrou-se muito empolgada com a nova banda do irmão, Nove Mil Anjos, que estreou no VMB 2008, organizado pela MTV e realizado no Credicard Hall, em São Paulo. E o estilo da banda é puro pop rock. Será que a Senhora Lima vai seguir os mesmos passos do mano?
Depois disso, o professor deverá colocar no quadro as expressões/palavras que substituiram o nome Sandy. Ele deverá mostrar aos alunos que o texto deve evitar repetições e que a língua nos oferece recursos para fazer isso.
Aula 2
Atividade
O professor deverá colocar no quadro os pronomes pessoais que substituem os nomes e evitam repetições no texto:
EU - TU(VOCÊ) - ELE/A - NÓS - VÓS (VOCÊS) - ELES/AS |
Depois disso, deverá organizar a turma em duplas e entregar cópias (xerox) do texto que segue. Os alunos deverão preencher os espaços com pronomes pessoais que substituam os nomes:
O lobo e sua sombra
Um Lobo saiu de sua toca num fim de tarde, bem disposto e com grande apetite. E enquanto _________ corria, a luz do sol poente batia sobre seu corpo, fazendo sua sombra aparecer refletida no chão.
Então_________ viu aquela sombra de si mesmo projetada no chão. E como a sombra de uma coisa é sempre bem maior que a própria coisa, ao ver aquilo, exclamou vaidoso: “Ora, ora, veja só o quanto grande _________ sou! Imagine eu, com todo esse tamanho, e ainda tendo que fugir de um insignificante Leão! Eu o mostrarei, quando o encontrar, se _________ ou Eu, afinal, quem de verdade é o rei dos animais!”
E enquanto estava distraido envolto em seus pensamentos e gabando a si mesmo, um Leão pulou sobre _________ e o capturou. Ele então exclamou com tardio arrependimento: : “Coitado de mim! Minha exagerada autoestima foi a causa da minha perdição.”
"Moral da História: Não permita que suas fantasias o façam esquecer da realidade.
Autor: Esopo
Disponível em http://sitededicas.uol.com.br/o_lobo_e_sua_sombra.htm
Depois de preencherem o professor deverá fazer a correção da atividade e verificar as dúvidas dos alunos. É interessante que o professor pergunte aos alunos que expressão no texto substitui o nome "leão" (rei dos animais). Em seguida, o professor poderá solicitar aos alunos que escrevam outras expressões que possam substituir "leão" e "lobo" no texto.
http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/pronomes-pessoais
Página com atividades sobre pronomes.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na aula. É importante o professor observar os grupos e verificar se eles estão fazendo as substituições adequadamente. Durante a leitura das respostas dos grupos, o professor poderá avaliar se ainda existe dúvida sobre a função dos pronomes.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/09/2013
Cinco estrelasMuito bom! foi um sucesso.