14/07/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Contextualizar a história do Teatro.
Confeccionar máscaras.
Ler e interpretar imagens.
Não é necessário.
ATIVIDADE 1
Fonte:Crédito/Arquivo 94FM
O professor deve levar para sala de aula máscaras, imagens com cenas de teatro na qual os atores usem máscaras. A partir da exploração desses materiais o professor conta para os alunos a história do teatro na antiguidade, por exemplo, na Grécia. Após, essa atividade combinar com os alunos a encenação de um teatro de máscara. Para isso, deve-se orientar os alunos a produzirem um texto coletivo. O professor organiza a turma em pequenos grupos. Cada grupo irá construir um texto teatral, depois os alunos irão escolher entre eles quem irá representar os personagens.
ATIVIDADE 2
O professor deve tirar cópia do texto produzido e entregar para cada componente do grupo. Os alunos irão ler o texto entre eles e depois fazer a encenação do teatro. Após essa atividade, os alunos irão desenhar suas máscaras. Em seguida, o professor deve reunir os grupos para discutirem como irão fazer suas máscaras. As máscaras poderão ser confeccionadas com papel, material reciclável, gesso ou outros materiais.
ATIVIDADE 3
O professor distribui com o grupo o material solicitado para a confecção das máscaras. Uma sugestão, é o professor propor a confecção das máscaras em dupla. O professor pode reutilizar folhas de papel ofício, A4, cola branca. As crianças cortam o papel em tiras, o professor deve ajudar as crianças a fazer o esboço do rosto. Uma das crianças senta numa cadeira e a outra irá colar tiras de papel, na testa, lateral, queixo, olhos e nariz, para fazer o esboço da face. As crianças irão passar cola com um píncel e em seguida colam a tira de papel. Deve-se repetir essa colagem até formar a máscara. Retira do rosto da criança, coloca o seu nome no verso e deixa secar.Após, a secagem deve-se fazer a pintura da máscara com tinta guache ou acrilíca.
ATIVIDADE 4
Os grupos se apresentam em sala de aula ou em e outro espaço da escola. Enquanto um grupo se apresenta os demais grupos deverão observar e apreciar o espetáculo. Após a avaliação coletiva dessa atividade o professor deverá propror ao grupo uma apresentação das peças produzidas para as outras turmas da escola.
Avaliar:
A participação e envolvimento dos alunos na produção da peça teatral.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!