Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DEGUSTAÇÃO

 

24/06/2010

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Naire Jane Capistrano, Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e degustar alimentos;
  • identificar características dos alimentos;
  • desenvolver e ampliar a linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 Momentos de aproximadamente 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Iniciar a aula com uma conversa informal sobre alimentos, perguntando o que as crianças gostam de comer e por que.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Na roda inicial a professora deve trazer uma caixa surpresa com um bolo que pode ser de morango e uma fruta, uma banana por exemplo. Perguntar para as crianças o que elas acham que pode ter na caixa. A professora deve deixar que as crianças pensem e falem, enquanto ela registra no quadro ou numa folha de papel, as hipóteses das crianças. Depois abrir a caixa, mostrando o que tem dentro e levantar algumas questões como:

· Alguém conseguiu descobrir?

· Quem mais se aproximou da resposta?

· Para que serve esse o bolo e a banana?

· Como é o bolo? e a banana?

· Existe alguma diferença entre esses alimentos? Se existe quais são?

2º Momento:

A professora deve partir o bolo e as bananas e convidar as crianças para degustá-los. Depois da degustação a professora deve perguntar se as crianças gostaram, que sabor tinha cada um dos alimentos degustados e se havia alguma semelhança entre eles, quais eram as semelhanças/diferenças se assim apontarem, o que os alunos acham que tinha no bolo.

3º Momento:

A professora deve conduzir as crianças à mesa para que façam o registro(desenho) desse momento. Nesse momento/situação as possibilidades de interação entre as crianças e a professora devem ser garantidas e de forma natural para que elas se sintam à vontade e peçam ajuda se precisarem. Enquanto elas trabalham a professora deve observar como estão produzindo e que criança ou grupo precisa de uma intervenção mais significativa, deve se aproximar intervindo de forma que a criança possa realmente avançar na sua produção. Numa roda, os alunos devem apresentar suas produções, falando o que fizeram e por que fizeram dessa forma.

4º Momento:

Numa roda, a professora deverá retomar a fala das crianças em relação ao que elas acham que tinha no bolo(ingredientes) e fazer uma lista desses ingredientes. Nesse momento, os alunos devem atentar para a forma como pode ser escritas as palavras,que letras usam para determinado som, de acordo com as possibilidades oferecidas pela professora, para que elas pensem sobre a escrita dessas palavras. Depois essa lista deve ser ilustrada com os desenhos das crianças, feitos no momento anterior e exposta no mural da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

A professora deverá avaliar:

o nível de envolvimento das crianças na hora da roda inicial na apresentação do material trazido;

a participação das crianças na roda de conversa de acordo com os questionamentos feitos;

a produção das crianças, observando o que elas são capazes de produzir sozinhas e com intervenção da professora;

os conhecimentos que as crianças já têm sobre nosso sistema de escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.