24/06/2010
Naire Jane Capistrano, Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Iniciar a aula com uma conversa informal sobre alimentos, perguntando o que as crianças gostam de comer e por que.
1º momento:
Na roda inicial a professora deve trazer uma caixa surpresa com um bolo que pode ser de morango e uma fruta, uma banana por exemplo. Perguntar para as crianças o que elas acham que pode ter na caixa. A professora deve deixar que as crianças pensem e falem, enquanto ela registra no quadro ou numa folha de papel, as hipóteses das crianças. Depois abrir a caixa, mostrando o que tem dentro e levantar algumas questões como:
· Alguém conseguiu descobrir?
· Quem mais se aproximou da resposta?
· Para que serve esse o bolo e a banana?
· Como é o bolo? e a banana?
· Existe alguma diferença entre esses alimentos? Se existe quais são?
2º Momento:
A professora deve partir o bolo e as bananas e convidar as crianças para degustá-los. Depois da degustação a professora deve perguntar se as crianças gostaram, que sabor tinha cada um dos alimentos degustados e se havia alguma semelhança entre eles, quais eram as semelhanças/diferenças se assim apontarem, o que os alunos acham que tinha no bolo.
3º Momento:
A professora deve conduzir as crianças à mesa para que façam o registro(desenho) desse momento. Nesse momento/situação as possibilidades de interação entre as crianças e a professora devem ser garantidas e de forma natural para que elas se sintam à vontade e peçam ajuda se precisarem. Enquanto elas trabalham a professora deve observar como estão produzindo e que criança ou grupo precisa de uma intervenção mais significativa, deve se aproximar intervindo de forma que a criança possa realmente avançar na sua produção. Numa roda, os alunos devem apresentar suas produções, falando o que fizeram e por que fizeram dessa forma.
4º Momento:
Numa roda, a professora deverá retomar a fala das crianças em relação ao que elas acham que tinha no bolo(ingredientes) e fazer uma lista desses ingredientes. Nesse momento, os alunos devem atentar para a forma como pode ser escritas as palavras,que letras usam para determinado som, de acordo com as possibilidades oferecidas pela professora, para que elas pensem sobre a escrita dessas palavras. Depois essa lista deve ser ilustrada com os desenhos das crianças, feitos no momento anterior e exposta no mural da sala.
http://www.novasociedade.com.br/cozinha/receitas/bolos.html
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html
A professora deverá avaliar:
o nível de envolvimento das crianças na hora da roda inicial na apresentação do material trazido;
a participação das crianças na roda de conversa de acordo com os questionamentos feitos;
a produção das crianças, observando o que elas são capazes de produzir sozinhas e com intervenção da professora;
os conhecimentos que as crianças já têm sobre nosso sistema de escrita.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!