Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mídia e imagem corporal

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito de imagem corporal;

Identificar os diferentes métodos de ginásticas européias relacionando-os com seu período histórico;

Relacionar a influência da mídia com imagem corporal nos dias atuais.

Duração das atividades
150 min / 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  

Em uma sala com acesso à internet, pedir que os alunos se dividam em duplas e pesquisem:

- O QUE É ANOREXIA?

- O QUE É VIGOREXIA?

Sugestão de links para a pesquisa:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138 (acesso em 20/07/10) 

http://www.copacabanarunners.net/anorexia.html (acesso em 20/07/10) 

http://www.brasilescola.com/psicologia/a-anorexia.htm (acesso em 20/07/10) 

http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/vigorexia.html (acesso em 20/07/10) 

http://www.brasilescola.com/psicologia/vigorexia.htm (acesso em 20/07/10) 

http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=4570 (acesso em 20/07/10) 

Ao final da pesquisa, pedir aos alunos que socializem o conteúdo pesquisado para o grupo, necessário para introduzir o tema da aula.

Atividade 2:

Apresentar as fotos abaixo:   

http://2.bp.blogspot.com/_p62c4hYG5Ms/Scts0X6PUAI/AAAAAAAAAD0/YsiMaEMWvSc/s400/Reinaldo+02.jpg (acesso em 19/05/10) 

http://www.verruganagordura.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/02/aline-morais.jpg (acesso em 19/05/10) 

http://i204.photobucket.com/albums/bb124/paulolima01/Album/BradPitt.jpg (acesso em 19/05/10) 

http://www.alfredoonline.blogger.com.br/sexy_suzana_vieira.jpg (acesso em 19/05/10) 

Perguntar aos alunos:

"O que está sendo apresentado nas fotos?"

"Vocês conhecem essas pessoas?"

"O que elas fazem? Onde elas aparecem?"

"Vocês consideram o corpo dessas pessoas como 'ideais'? Por quê?"

"Como essas pessoas das fotos obtêm um corpo dito pela sociedade como ideal?"

Pedir, então, que eles observem as fotos abaixo.

http://i203.photobucket.com/albums/aa271/ovelhaperdida/Brissos%20Lino/bulimia-anorexia.jpg (acesso em 19/05/10) 

http://i.ytimg.com/vi/AkcqJ_qGPc8/0.jpg (acesso em 19/05/10) 

Perguntar, agora, aos alunos:   

"Essas pessoas apresentam um bom estado de saúde?"

Após as falas dos alunos, conceituar os termos anorexia e vigorexia onde:   

Anorexia é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um transtorno que torna indivíduos obsessivos por atividades físicas como forma de obter o corpo magro e musculoso.   

Em seguida, perguntar:

"As fotos representam essas duas doenças, mas vocês acham que isso é um fenômeno antigo, que acontecia há três séculos? A que se devem então essas doenças?"

Com esta pergunta, pedir aos alunos, divididos em pequenos grupos, que redijam suas respostas em uma folha em branco e que entregue ao professor. O intuito dessa introdução é chegar ao fator mídia e a influência na formação da imagem corporal dos indivíduos. Em seguida, passar para a contextualização histórica da imagem corporal.   

Atividade 3

Perguntar à turma qual era o ideal de corpo na sociedade do século XVII. Em seguida, dizer aos alunos que esse era o ideal de “corpo perfeito” desta época, inclusive sendo retratado em quadros como nas fotos abaixo:

http://4.bp.blogspot.com/_FVrJ9Y4QYhc/SwiKM0a6v9I/AAAAAAAARQU/_7DVof3AGYs/s1600/foto0100.jpg (acesso em 19/05/10) 

http://1.bp.blogspot.com/_hbaKawTe_B8/SKSb-N1u0PI/AAAAAAAAD5Q/WcLUe3Er2pU/s400/rubens58.jpg (acesso em 19/05/10) 

Dizer à turma que neste período valorizava-se a “imobilidade corporal”. Esta era extremamente necessária e determinava a diferença entre a aristocracia e a burguesia da classe trabalhadora, ou seja, diferente dos dias atuais, o corpo perfeito era “construído” através da não realização das atividades físicas, o que caracterizava o nível social do indivíduo.   

Apresentar a foto abaixo e contextualizá-la dizendo que chegado o período industrial (século XVIII) e com ele o processo de industrialização, começaram também a surgir mais problemas relativos à saúde dos trabalhadores como: doenças, alto índice de mortalidade, vícios posturais, vícios em geral. A burguesia tinha, claro, a importância e a necessidade da “força física do trabalhador”. Assim, a preocupação com o corpo tornava-se cada vez mais evidente, pois havia a necessidade do trabalhador suportar a fadiga provocada pelo excesso de horas trabalhadas e pelas condições precárias das instalações industriais. O corpo constituía-se como importante instrumento para o trabalho. O objetivo era “acentuar sempre a utilidade dos gestos executados, sem, contudo, alterar as condições de vida e de trabalho”. Perguntar à turma: Qual foi a maneira que a burguesia européia encontrou para atender seus objetivos de aumentar sua força de produção melhorando a saúde dos trabalhadores?   

http://static.hsw.com.br/gif/capitalism-2.jpg (acesso em 10/05/10) 

Após as falas, dizer que foi através do advento dos métodos ginásticos e, separados em duplas, propor uma pesquisa na internet onde eles reconhecerão as características dos seguintes métodos:

GINÁSTICA CALISTÊNICA;

GINÁSTICA SUECA;

MÉTODO FRANCÊS DE GINÁSTICA.

O resultado de cada dupla deverá ser apresentado para os demais que possuem o mesmo tema para que uma posição final seja definida. Realizada essa primeira parte, os grupos, agora com um número maior de alunos apresentarão para a turma toda. Alguns pontos desses métodos, como por exemplo, origem, procedimentos do método e curiosidades deverão ser relatados na apresentação.

Links da pesquisa:

http://ginastikas.pbworks.com/AULA-6 (acesso em 20/07/10) 

http://educacaohoje.no.sapo.pt/ef/Historia.htm (acesso em 20/07/10) 

http://www.ced.ufsc.br/emt/trabalhos/atividadefisicaetecnologia/home/idadecontemporanea.htm (acesso em 20/07/10) 

Recursos Complementares

http://www.efdeportes.com/efd71/imagem.htm (acesso em 19/05/10) 

http://www.gatda.psc.br/imagem.htm (acesso em 19/05/10) 

Avaliação

Realizar uma redação com o tema:

A QUE SE DEVE O FENÔMENO DAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROBSON CONDE, E.E.F.M MARIA TOMAZIA , Ceará - disse:
    robsonclf@hotmail.com

    26/04/2011

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando com os alunos a Historia da Educação Física; a influencia dos metodos de ginasticas europeus, a importancia social da disciplina e como cultura corporal. Seu plano de aula vai me auxiliar bastante. Parabens e obrigado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.