24/08/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Construir coletivamente um conceito de imagem corporal;
Identificar os diferentes métodos de ginásticas européias relacionando-os com seu período histórico;
Relacionar a influência da mídia com imagem corporal nos dias atuais.
Não há conhecimentos prévios.
Atividade 1:
Em uma sala com acesso à internet, pedir que os alunos se dividam em duplas e pesquisem:
- O QUE É ANOREXIA?
- O QUE É VIGOREXIA?
Sugestão de links para a pesquisa:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138 (acesso em 20/07/10)
http://www.copacabanarunners.net/anorexia.html (acesso em 20/07/10)
http://www.brasilescola.com/psicologia/a-anorexia.htm (acesso em 20/07/10)
http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/vigorexia.html (acesso em 20/07/10)
http://www.brasilescola.com/psicologia/vigorexia.htm (acesso em 20/07/10)
http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=4570 (acesso em 20/07/10)
Ao final da pesquisa, pedir aos alunos que socializem o conteúdo pesquisado para o grupo, necessário para introduzir o tema da aula.
Atividade 2:
Apresentar as fotos abaixo:
http://2.bp.blogspot.com/_p62c4hYG5Ms/Scts0X6PUAI/AAAAAAAAAD0/YsiMaEMWvSc/s400/Reinaldo+02.jpg (acesso em 19/05/10)
http://www.verruganagordura.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/02/aline-morais.jpg (acesso em 19/05/10)
http://i204.photobucket.com/albums/bb124/paulolima01/Album/BradPitt.jpg (acesso em 19/05/10)
http://www.alfredoonline.blogger.com.br/sexy_suzana_vieira.jpg (acesso em 19/05/10)
Perguntar aos alunos:
"O que está sendo apresentado nas fotos?"
"Vocês conhecem essas pessoas?"
"O que elas fazem? Onde elas aparecem?"
"Vocês consideram o corpo dessas pessoas como 'ideais'? Por quê?"
"Como essas pessoas das fotos obtêm um corpo dito pela sociedade como ideal?"
Pedir, então, que eles observem as fotos abaixo.
http://i203.photobucket.com/albums/aa271/ovelhaperdida/Brissos%20Lino/bulimia-anorexia.jpg (acesso em 19/05/10)
http://i.ytimg.com/vi/AkcqJ_qGPc8/0.jpg (acesso em 19/05/10)
Perguntar, agora, aos alunos:
"Essas pessoas apresentam um bom estado de saúde?"
Após as falas dos alunos, conceituar os termos anorexia e vigorexia onde:
Anorexia é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um transtorno que torna indivíduos obsessivos por atividades físicas como forma de obter o corpo magro e musculoso.
Em seguida, perguntar:
"As fotos representam essas duas doenças, mas vocês acham que isso é um fenômeno antigo, que acontecia há três séculos? A que se devem então essas doenças?"
Com esta pergunta, pedir aos alunos, divididos em pequenos grupos, que redijam suas respostas em uma folha em branco e que entregue ao professor. O intuito dessa introdução é chegar ao fator mídia e a influência na formação da imagem corporal dos indivíduos. Em seguida, passar para a contextualização histórica da imagem corporal.
Atividade 3
Perguntar à turma qual era o ideal de corpo na sociedade do século XVII. Em seguida, dizer aos alunos que esse era o ideal de “corpo perfeito” desta época, inclusive sendo retratado em quadros como nas fotos abaixo:
http://4.bp.blogspot.com/_FVrJ9Y4QYhc/SwiKM0a6v9I/AAAAAAAARQU/_7DVof3AGYs/s1600/foto0100.jpg (acesso em 19/05/10)
http://1.bp.blogspot.com/_hbaKawTe_B8/SKSb-N1u0PI/AAAAAAAAD5Q/WcLUe3Er2pU/s400/rubens58.jpg (acesso em 19/05/10)
Dizer à turma que neste período valorizava-se a “imobilidade corporal”. Esta era extremamente necessária e determinava a diferença entre a aristocracia e a burguesia da classe trabalhadora, ou seja, diferente dos dias atuais, o corpo perfeito era “construído” através da não realização das atividades físicas, o que caracterizava o nível social do indivíduo.
Apresentar a foto abaixo e contextualizá-la dizendo que chegado o período industrial (século XVIII) e com ele o processo de industrialização, começaram também a surgir mais problemas relativos à saúde dos trabalhadores como: doenças, alto índice de mortalidade, vícios posturais, vícios em geral. A burguesia tinha, claro, a importância e a necessidade da “força física do trabalhador”. Assim, a preocupação com o corpo tornava-se cada vez mais evidente, pois havia a necessidade do trabalhador suportar a fadiga provocada pelo excesso de horas trabalhadas e pelas condições precárias das instalações industriais. O corpo constituía-se como importante instrumento para o trabalho. O objetivo era “acentuar sempre a utilidade dos gestos executados, sem, contudo, alterar as condições de vida e de trabalho”. Perguntar à turma: Qual foi a maneira que a burguesia européia encontrou para atender seus objetivos de aumentar sua força de produção melhorando a saúde dos trabalhadores?
http://static.hsw.com.br/gif/capitalism-2.jpg (acesso em 10/05/10)
Após as falas, dizer que foi através do advento dos métodos ginásticos e, separados em duplas, propor uma pesquisa na internet onde eles reconhecerão as características dos seguintes métodos:
GINÁSTICA CALISTÊNICA;
GINÁSTICA SUECA;
MÉTODO FRANCÊS DE GINÁSTICA.
O resultado de cada dupla deverá ser apresentado para os demais que possuem o mesmo tema para que uma posição final seja definida. Realizada essa primeira parte, os grupos, agora com um número maior de alunos apresentarão para a turma toda. Alguns pontos desses métodos, como por exemplo, origem, procedimentos do método e curiosidades deverão ser relatados na apresentação.
Links da pesquisa:
http://ginastikas.pbworks.com/AULA-6 (acesso em 20/07/10)
http://educacaohoje.no.sapo.pt/ef/Historia.htm (acesso em 20/07/10)
http://www.ced.ufsc.br/emt/trabalhos/atividadefisicaetecnologia/home/idadecontemporanea.htm (acesso em 20/07/10)
http://www.efdeportes.com/efd71/imagem.htm (acesso em 19/05/10)
http://www.gatda.psc.br/imagem.htm (acesso em 19/05/10)
Realizar uma redação com o tema:
A QUE SE DEVE O FENÔMENO DAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/04/2011
Cinco estrelasEstou trabalhando com os alunos a Historia da Educação Física; a influencia dos metodos de ginasticas europeus, a importancia social da disciplina e como cultura corporal. Seu plano de aula vai me auxiliar bastante. Parabens e obrigado.