24/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades.
- Conhecer a cultura brasileira.
Alguns conhecimentos prévios podem auxiliar no trabalho com os textos a serem apresentados, como: elementos da narrativa, contos, cultura popular, literatura oral.
ATIVIDADE 1:
Iniciar a aula conversando com os alunos sobre os contos populares. Para a realização de tal atividade, o professor pode se basear no texto abaixo:
É impossível precisar quando surgiu o primeiro conto popular. Os registros escritos mais antigos datam de cerca de 3200 a. C. Mas muito antes disso, o homem já contava histórias .
Acredita-se que, no começo, o homem falava de seus acontecimentos cotidianos. Ao mesmo tempo, observava os fenômenos naturais, o ambiente em que vivia e perguntava-se sobre suas origens e seu papel no universo. Criava suas próprias respostas, muitas vezes recorrendo à imaginação para explicar aquilo que sua razão não podia compreender. Suas interpretações, então, adquiriam voz em forma de narrativas. E o homem contava suas histórias para os outros homens, que as ouviam e reinterpretavam, muitas vezes adaptando-as à sua realidade, transformando-as. E as contavam a outros homens. O ciclo se repetia e as histórias espalhavam-se por toda a parte.
Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. O conto popular é testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Carrega em si informações históricas, antropológicas, sociológicas, linguísticas e psicológicas, despertando o interesse de todas as ciências humanas.
Porém, mais do que somente objeto de estudo, as histórias populares encantam, divertem, fazem sonhar, pensar, refletir. Aguçam a imaginação, trazem recordações, despertam a curiosidade e motivam a criação. São vivas.
Fonte: Disponível em: <http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/apresentacao.asp>. Acessado em 11 maio 2010.
O professor pode se basear também nos artigos disponíveis no link a seguir:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2006/cr/index.htm
Após a discussão, o professor pode pedir que os alunos contem algum conto popular de que se lembrem. É interessante que o professor também pesquise com antecedência e possa contar em sala, para seus alunos, algum conto popular que circule oralmente em sua cidade ou região.
ATIVIDADE 2:
Colocar para os alunos escutarem a contação da história “O macaco e a velha”, que está disponível no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=Ti2xNtOoIUE&feature=related
O texto da história encontra-se disponível no seguinte endereço:
http://arqs.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br/manu/conteudofund1.htm
Após a contação da história, conversar com os alunos sobre os principais fatos da narrativa, por meio de perguntas como:
- Onde se passa a história?
- Quem são as personagens principais?
- O que a velha pediu para o macaco?
- O que o macaco fez após o pedido da velha?
- Qual foi a reação da velha?
- Qual foi a estratégia que a velha inventou para se vingar do macaco?
- O macaco ficou caiu na armadilha? Como?
- Quem ajudou a velha a preparar o macaco para assar?
- O que aconteceu com o macaco enquanto a cozinheira o preparava?
- O que aconteceu com a velha depois que comeu todo o macaco?
- Por que o macaco não queria sair de dentro da velha?
- Ele saiu? De que maneira?
- A vingança da velha deu certo?
Após verificar se os alunos compreenderam o conto, discutir também com eles os elementos da fantasia presentes na história. O macaco, mesmo picado, temperado, já na barriga da velha, continuava falando.
ATIVIDADE 3:
Pedir que os alunos pesquisem com seus familiares ou vizinhos contos populares que fazem parte da cultura de sua região. Após a pesquisa, em uma outra aula, pedir que contem para os colegas as narrativas que eles ouviram. Provavelmente alguns trarão o mesmo conto. O professor pode aproveitar a oportunidade e conversar com sua turma sobre as variações que os contos sofrem ao longo de tempo, ao passarem de boca a boca, de geração a geração.
ATIVIDADE 4:
Após a narrativa oral dos contos, pedir aos alunos para escreverem o texto. Como muitos contos populares trabalham com diálogos, certificar-se de que os alunos saibam utilizar as notações linguísticas necessárias (dois pontos, travessão ou aspas...). Após a escrita o professor pode revisar os textos e, se necessário, fazer apontamentos para uma reescrita, até se chegar a uma versão final.
ATIVIDADE 5:
Organizar um pequeno livro contendo a versão final dos contos trazidos pelos alunos. Pedir que cada um ilustre seu conto, para compor o livro.
O professor que quiser aprofundar um pouco mais no tema contos populares pode ler os seguintes endereços eletrônicos:
O professor deve avaliar os alunos durante todo o processo de ensino e de aprendizagem e, caso perceba que eles não estão compreendendo a atividade, deve adaptá-la. Entretanto, para uma avaliação mais efetiva, o professor pode formar uma roda com seus alunos e avaliar coletivamente todo o processo por meio de perguntas como: Qual conto vocês já haviam escutado? Quais passaram a conhecer? O que os contos populares nos ensinam? O que vocês conseguiram aprender com as atividades? Tal procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se auto-avaliem, refletindo sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.
Quatro estrelas 8 classificações
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25/01/2014
Quatro estrelasAtividade muito legaol apresentando o gênero de forma divertida
22/08/2013
Quatro estrelasAmei a aula parabens !!!!!!!!!!!!!!!!!!!111 ótima professora :))) ajudou mto nas minhas dificuldades
18/08/2013
Cinco estrelasMuito bom
30/01/2013
Quatro estrelasÓtima aula, gostei mutio interessante e trabalhada de forma que desperte o interesse no aluno.
16/12/2012
Cinco estrelasmuito boa essa ideia parabéns, saiba que usarei essas atividades para melhorar o meu desempenho em sala de aula obrigado!!!!
02/04/2012
Cinco estrelasEstou com turmas de 6º ano e esta aula é excelente. Grata pela cooperação.
22/06/2010
Cinco estrelasÉ muito bom
28/05/2010
Cinco estrelasÓtima essa sugestão de atividade com contos, com certeza eu e meus colegas a usaremos. Parabéns!!!