Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESTUDANDO O DIABETES

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá conceituar diabete, listar sintomas e medidas de controle e prevenção.

Duração das atividades
01h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de hormônios e glândulas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I.

Professor, disponibilize o vídeo:  Diabete: controle e prevenção que pode ser acessado pelo site:

http://www.youtube.com/watch#!v=m6NfXG5fI0s&feature=related 

Após assisti-lo com a turma proponha as seguintes questões: 

  1. Elabore um conceito para diabetes.
  2. Registre 3 sintomas do diabetes.
  3. Registre 5 medidas para a prevenção e controle do diabetes.
  4. Socialize as respostas e faça as correções.

ATIVIDADE II:

Proponha aos alunos a leitura desta narrativa:

(Antes de iniciar a leitura faça uma sondagem com os alunos sobre Gandhi. Apresente-lhes uma rápida biografia de Gandhi.)

A mãe trouxe seu filho ao Mahatma Gandhi. Ela implorou:

-Por favor, diga ao meu filho que pare de comer açúcar.

Gandhi fez uma pausa e disse.

-Traga seu filho de volta em duas semanas.

Confusa, a mulher agradeceu e disse que faria o que o Mahatma pediu.

Duas semanas mais tarde, ela retornou com seu filho.

Ghandi olhou o jovem  nos olhos e disse:

- Pare de comer açúcar!

Agradecida, mas incorfomada, a mulher perguntou:

- Mahatma, por que o senhor me pediu para trazê-lo em duas semanas? O senhor poderia ter dito a ele como fez agora, há duas semanas atrás.

Gandhi respondeu:

-Duas semanas atrás, eu também comia açúcar.

Fonte: Rangel, Alexandre. As mais belas parábolas de todos os tempos.  BH:  Ed. Leitura, 2002.

1.Solicite aos alunos associar a narrativa com os hábitos alimentares e com a mudança de hábitos.

2.Professor, discuta com os alunos a importância da educação alimentar e que ela passa necessariamente pela  mudança de hábitos alimentares. Acrescente que esta educação apresenta melhores resultados quando  é estendida a todos os familiares.

(Ressalte também a importância de selecionarmos nossos alimentos não apenas pelo seu sabor  mas também pelo seu valor nutritivo.)

3.Solicite que os alunos leiam esta narrativa com seus pais e socializem para os demais colegas a opinião dos pais sobre ela.

ATIVIDADE III:

Convide um nutricionista para fazer uma palestra para os alunos (se possível também para seus familiares) sobre  a alimentação (particularmente sobre doces, refrigerantes, entre outros) e suas implicações sobre a qualidade de vida. Peça aos alunos redigirem pelo menos 5 informações que consideraram importantes durante a palestra.

Recursos Complementares

Professor, aprofunde seus conhecimentos sobre diabetes, acessando o site:

www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127 

Avaliação

Solicite aos alunos elaborarem frases informativas sobre o diabetes. Estas deverão ser afixadas em pontos estratégicos da escola para que sejam lidas por toda a comunidade escolar.Avalie as frases e a criatividade dos trabalhos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.