Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A sala de aula como espaço físico no interior da escola

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar, nomeando, as partes que compõem a escola;
  • reconhecer a sala de aula como uma das partes que integram o espaço físico da escola;
  •  identificar a relação do espaço entre: escola/sala, aluno/escola; aluno/sala, aluno/aluno;
  •  identificar a localização de objetos na sala através de referências relativas ao espaço;
  • reconhecer os vários tipos de organizações;
  • realizar brincadeiras com a turma visando a identificação de lugares e objetos ;
  • redigir um relatório acompanhado de desenhos que demonstrem esse espaço micro (sala de aula);
  • elaborar uma maquete, utilizando materiais reutilizáveis, demonstrando o espaço da sala de aula(micro), inserido no espaço da escola(macro).    
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha construído a percepção dos lados esquerdo e direito, frente e trás, em cima e embaixo.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Para esta aula você precisará de caixa de papelão, caixas de fósforos, cola, sucatas e massinhas coloridas.

 1ª atividade – aproximadamente 60 minutos

Professor para esta aula proponha um passeio por toda a escola. disponibilize pranchetas para as crianças fazerem anotações sobre os novos espaços percebidos por ela. Explique que realizará um trajeto pela escola para todos reconhecerem as partes ou as dependências que compõem o espaço físico da escola.

 Durante o percurso solicite para as crianças perceberem a relação do espaço que ela ocupa na escola em detrimento de outro espaço. Por exemplo, quando estiverem passando pela portaria relacione com o espaço de sua sala de aula. Você poderá perguntar: A nossa sala está à direita, à esquerda ou à frente da portaria, está perto ou longe, dentre outras.

Quando terminarem o trajeto, faça um relatório no caderno contando como foi o percurso realizado. Peça para as crianças relatarem os espaços que integram a escola e logo solicite que façam um desenho do caminho percorrido.

Em seguida proponha um momento para construção de uma maquete coletiva, com o intuito de representar a sala de aula como componente da escola. Sugira um pedaço de papelão ou madeira para representar todo o espaço da escola. Represente a sala de aula e em seguida, todas as partes da escola conforme é na realidade. Reúna a turma em grupos, arrume todo material necessário e solicite que cada grupo monte uma parte da maquete. Por exemplo, grupo 1 vai representar a sala de aula, grupo 2 o parquinho, grupo 3 a secretaria, dentre outros.

2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

Professor estabeleça um diálogo com as crianças sobre a própria sala de aula, no que diz respeito aos objetos que tem e a sua forma de organização. Verifique se as crianças conhecem bem a sala. Pergunte a elas: Qual dependência da escola vocês conhecem melhor? Por quê? Espera-se que as crianças respondam a sala de aula, porque é nela que passam a maior parte do tempo, estudando, trocando ideias, participando de atividades. Converse com elas sobre as diferentes formas de sala de aula, com relação ao tamanho, disposição dos móveis e interrogue-as se tem algo em comum nas salas, como carteiras, cadeiras, quadro, dentre outros.

Em seguida explore a opinião de cada um sobre as várias maneiras de se organizar uma sala de aula. Organize a turma em grupos de quatro ou cinco crianças. Para cada grupo proponha que façam um desenho de organização já realizada em sala. Em seguida, exponha no mural da sala.

Exemplo:

Grupo 1 – Sala organizada com as carteiras em fileiras verticais.  

Fonte: Acervo da Autora

Grupo 2 – Sala organizada com as carteiras em formato de “U”.        

Grupo 3 – Sala organizada com as carteiras em duplas.           

Grupo 4 – Sala organizada com as carteiras em fileiras horizontais.      

3ª Atividade: aproximadamente  60 minutos

Professor quando as crianças chegarem, antes mesmo de escolherem seus lugares, faça uma roda de conversa com elas. Você poderá realizar duas brincadeiras diferentes para a escolha do lugar. Primeira: cole uma etiqueta com o nome de cada criança embaixo da carteira e peça para procurarem seu lugar do dia. Segunda: prepare uma caixinha contendo no exterior o nome da criança e no interior o número de ordem da fileira e do lugar da criança, por exemplo: Gabriela, 2ª fileira, 3º lugar. Disponha as caixinhas no centro da roda e peça para a criança pegar a caixinha contendo o seu nome abri-la, ler as instruções sobre a localização de seu lugar, procurá-lo e assentar no mesmo.

Em seguida, você poderá realizar a seguinte atividade para sistematizar essa brincadeira.

1 ) Observe a ilustração e responda:

Onde se localizam os objetos? Escreva o nome deles e indique a posição em que cada um se encontra.

2) Localize as carteiras nas quais algumas crianças desta classe estão sentadas. Marque na carteira a letra inicial do nome de quem senta nela. Para isso, siga esses comandos:

 ·       Mariana se senta na segunda fileira do lado da janela.

·       Paulo se senta na frente de Mariana.

·       Mariana se senta do lado esquerdo de Sílvia.

·       Sílvia se senta entre Mariana e Angélica.

·       Angélica se senta na frente de Renata.

·       Renata se senta do lado direito de Fabrício.

·       Henrique se senta atrás de Mariana.

 ·       Vanessa se senta na frente de Angélica.

 ·       Cristiano se senta entre Paulo e Vanessa.

Recursos Complementares
Avaliação

As diferentes atividades realizadas mostrarão para você professor avanços e dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula, oferecendo subsídios para o replanejamento da aula. A avaliação deve ser contínua em todo processo,na qual deverá ser observando a compreensão das crianças sobre a relação da sala de aula como parte que integra a escola, bem como as organizações estabelecidas na sala de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.