Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Em busca do Futebol Arte

 

17/06/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a problematizar o termo “futebol arte”.   

Compreender diferenças históricas do Futebol profissional, e as implicações dessas mudanças na prática do futebol em outros ambientes.   

Vivenciar uma forma alternativa de se jogar o futebol, onde o gol não é um objetivo a ser atingido a qualquer custo.

Duração das atividades
2 AULAS DE 50 MIN
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: O que é futebol arte

Duração: aproximadamente 40 min

Em sala, o professor deverá perguntar para a turma o que é “futebol arte”? Eles conhecem o termo? Geralmente ele esta relacionado à qual futebol? Ele então elabora a partir das sugestões dos alunos uma lista com jogadas, movimentações ou estilos que poderiam se encaixar dentro do “futebol arte”. Ex:   

“Bicicleta”

http://3.bp.blogspot.com/_SNqtWSSzK9E/SaHKQahynFI/AAAAAAAAAKw/_hy0JoAMjd0/s320/pele10.jpg acesso em maio de 2010  

Gol de calcanhar

http://noticias.limao.com.br/imagens/materia/esportes/robinho_letra_0702.jpg acesso em maio de 2010 

Drible "Caneta"

http://www.copa2014.org.br/blog/tira-teima/wp-content/uploads/2009/11/garrincha1.jpg acesso em maio de 2010 

Voleio

http://2.bp.blogspot.com/_VQXNoYi5vxs/SyvfZuD6UDI/AAAAAAAAF6o/RwzV0ctCT2M/s320/emerson-da-voleio-no-treino.jpg acesso em maio de 2010 

Em uma sala de informática, os alunos deverão se dividir em três grupos. Cada grupo irá assistir a dois vídeos com jogadas de épocas diferentes e deverão focar suas atenções em um aspecto específico do jogo, tentando responder a uma pergunta.

Grupo I: Quais diferenças são percebidas no jeito de se jogar?

video 1 ( Pelé ): http://www.youtube.com/watch?v=AFSbUPgjRio acesso em junho de 2010. 

video 2 ( Ronaldo Fenômeno): http://www.youtube.com/watch?v=roJnmdnqEV8 acesso em junho de 2010. 

Grupo II: Quais diferenças são percebidas na velocidade do jogo?

vídeo 1 ( Garrincha): http://www.youtube.com/watch?v=dJOGRWkWcIc&feature=related acesso em junho de 2010

vídeo 2 ( Cristiano Ronaldo): http://www.youtube.com/watch?v=euMu1SKi-ak acesso em junho de 2010

Grupo III: Quais diferanças são percebidas no que diz respeito a agressividade?

video 1( Copa de 1970): http://www.youtube.com/watch?v=THjKHuoFSJY  acesso em junho de 2010

video 2(Copa de 2006): http://www.youtube.com/watch?v=gCM3Pw-ZjVs acesso em junho de 2010.

Cada grupo deverá socializar com o restante da sala as suas conclusões a partir dos vídeos. Depois disso, o Professor deverá conduzir uma discussão com seus alunos a partir das seguintes perguntas: Porque eles acham que essas mudanças aconteceram? Será que esse novo jeito de se jogar profissionalmente, tem influenciado na forma como as pessoas tem jogado futebol em outros espaços, como a rua e a escola? Por exemplo, caso algum jogador profissional realize alguma das jogadas identificadas como futebol arte na atividade anterior, qual seria a reação dos adversários? Ou na própria escola, caso algum aluno dê uma “chapeuzinho” em seu colega, qual seria a reação desse colega? Será que aplaudiria o adversário pelo futebol arte? Ou agiria com violência, repetindo o que acontece no futebol profissional?    

Atividade II: Criação de regras do futebol arte

Duração: aproximadamente – 20 min   

Nessa atividade, o professor deverá propor para seus alunos um resgate ao futebol bonito, ao futebol arte. Para isso, as regras serão adaptadas, tanto as pontuações como as penalidades deverão ser reconstruídas com os alunos. Por exemplo, uma jogada bonita, dentre as listadas na atividade I poderia valer 1 gol. Ou ainda uma agressão física ou verbal poderia ser considerada um gol para a equipe adversária, pois essa atitude iria contra o objetivo da construção de um futebol arte. Ao final da partida, ganharia aquela equipe que conseguisse conquistar mais pontos, sejam eles através de gols, de jogadas bonitas ou de faltas da equipe adversária. Esse exercício auxilia os alunos a perceberem o futebol como construção histórica que pode ser praticado de diferentes formas e que é marcado pelas especificidades de cada época. Além disso questiona uma prática hegêmonica da cultura corporal de movimento que muitas vezes é percebida como algo imutável, algo que "sempre foi assim".   

O professor, em discussão com a turma, irá construir a súmula dos jogos, ou seja, quais jogadas serão valorizadas, quais serão penalizadas. A cada jogo, 3 alunos formarão o trio de arbitragem, sendo estes responsáveis por anotar as pontuações, as jogadas, as faltas e apresentar o resultado para seus colegas ao final da partida, explicando cada ponto.       

Atividade III: Experimentação do futebol arte

Duração: aproximadamente – 30 min   

O professor deverá pedir que a turma se divida em 4 times mistos (A,B,C e D). Serão realizados 6 jogos de 5 min cada, na seguinte seqüência: A-B; C-D; A-C; D-B; A-D; B-C. A cada jogo, um trio diferente de alunos deverá avaliar as jogadas a partir da súmula construída na atividade III. 

Os jogos deverão ser filmados para depois serem analisados por todos com o objetivo de subsidiar uma discussão a espeito do comportamento e do envolvimento da turma.

Recursos Complementares

Abaixo Link com artigo sobre o Futebol-arte

http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_25/rbcs25_10.htm acesso em maio de 2010. 

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min

Com os alunos em roda, o professor deve pedir que eles relatem como foi à experiência de modificar algumas regras em prol de um futebol mais bonito. O objetivo foi atingido? Algumas regras poderiam ter sido diferente? Como eles acham que estaria o futebol da rua, se essas fossem as regras oficiais do futebol profissional? E o futebol praticado dentro da escola?   

Uma possibilidade de diálogo e registro, poderia ser a construção em conjunto com a professora de língua portuguesa ou literatura de um manifesto chamado “Em busca do futebol arte” onde seriam colocadas as intenções da turma na busca por um futebol mais bonito e menos violento, isso claro, se realmente for à intenção da turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.