30/05/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar alguns métodos usuais de conservação de alimentos;
Avaliar a eficácia desses métodos de conservação dos alimentos.
Fungos
Bactérias
Decomposição
Atividade 1
Abordagem do tema
Você já viu alguma das cenas apresentadas nas imagens no seu dia-a-dia?
http://www.sisguia.com.br/sisguia_novo/noticias/img/palitoes1.jpg Acesso em 15/05/2010.
http://www.sisguia.com.br/sisguia_novo/noticias/img/palitoes2.jpg Acesso em 15/05/2010.
http://www.brasilescola.com/upload/e/contaminacao%20dos%20alimentos.jpg Acesso em 15/05/2010.
Após projetar as imagens utilizando data show ou retroporjetos, o professor deverá desencadear uma discussão a partir de algumas questões norteadoras, tais como:
Questões para discussão.
Ao ouvir as considerações dos alunos o professor deverá registrar no quadro os aspectos mais relevantes. Ao final, elaborar uma síntese dessas falas e propor que os alunos copiem em seus cadernos.
Após esse momento diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, o professor deverá fazer lançar a seguinte questão problematizadora:
Nessas imagens está visível a presença de microrganismos nos alimentos pela formação de colônias . Será que eles estão sempre visíveis, como vimos nas imagens?
Veja o que nos aponta esse vídeo.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vGxOR8jQHgo. Acesso em 14/05/2010.
Sugerimos que esse momento da aula seja no laboratório de informática, onde pequenos grupos de alunos possam acessar diretamnte da internet. Se não houver essa possibildade, o professor poderá projetá-lo utlizando o data show. Se esse recurso não estiver disponível, poderá baixá-lo e copiá-lo em um pen drive ou DVD, para posteriormente exibi-lo.
Após a exibição do vídeo o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia de um texto de fundamentação teórica. Solicitar, em um primeiro momento, que façam uma leitura silenciosa e individual. Em um segundo momento, cada aluno pode fazer a leitura até um certo ponto do texto e outro dá continuidade, para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os alunos grifarem as palavras desconhecidas.
Sugestão de texto:
Perigos biológicos na cozinha
Disponível em: Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_alimentar Acesso em 15/05/2010.
Síntese do texto: Chama a atenção para a grande quantidade e variedade de microrganismos presentes no ambiente onde vivemos, citando os protozoários, fungos, bactérias e vírus e apontando-os como principais causas de contaminação de alimentos e causadores de toxi-infecções alimentares. Enfatiza as bactérias e os fungos como maiores causadores de intoxicação alimentar
Atividade 2
Após a leitura e compreensão do texto o professor deverá encaminhar os/as alunos para o laboratório para a montagem da atividade experimental. Se não tiver laboratório na escola, essa montagem pode ser feita em sala de aula, desde que haja espaço na cantina para se preparar o mingau na hora da aula.
Atividade experimental
Objetivos:
Material: • 5 copinhos de café numerados; • 1 saco plástico ou filme plástico; • 2 colheres de amido de milho ou outro tipo de farinha; • 1 colher de óleo; • 1 colher de sopa; • 1 panela pequena; • 1 copo de vidro; • 1 colher de vinagre ;• água
Procedimento Prepare o mingau com o amido de milho e um copo de água. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Coloque o mingau ainda quente até a metade dos copinhos.
Copo 1- Deixe o copo 1 aberto, em cima da pia do laboratório.
Cubra o 2 com o filme plástico, vede-o, e deixe-o também sobre a pia.
O 3 é completado com óleo e o 4, com vinagre.
O 5 é colocado na geladeira, sem cobertura.
Observe com a turma em qual mingau apareceram as primeiras alterações.
Depois de uma semana, peça a todos para descrever a aparência de cada copo e fazer desenhos coloridos, seguindo o que viram nos copinhos.
Resultados esperados
Explicação
A princípio, a temperatura alta, usada no cozimento do mingau, matou os microorganismos.
Copo 1- O calor que ultrapassa os 30 graus Celsius deixa o ambiente propício para a proliferação de micróbios, que se depositam no mingau deixado ao ar livre. Sendo assim, o copo 1 é o que apresenta mais alteração, pois ficou na temperatura ambiente e sem proteção, exposto aos microorganismos.
Copo 2. Está menos estragado que o primeiro, porque o filme plástico impede que os microrganismos se depositem sobre ele, mas podem aparecer pequenas colônias
Copo 3- . O óleo funciona como cobertura ou embalagem, impedindo o contato com o ar e, por conseqüência, com os micróbios. Porém, pode haver contaminação.
Copo 4- A acidez do vinagre impede o aparecimento de microorganismos (é o princípio de preparação de algumas conservas).
Copo 5 - As baixas temperaturas são as que mais retardam o aparecimento de fungos, por isso a geladeira é o melhor lugar para conservar alimentos.
Discussão
Atividade 3
http://www.youtube.com/watch?v=RWnHUD7v6Kw
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_alimentar
Roteiro para elaboração do relatório da atividade experimental
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados. INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.
RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados,
DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula. Obs.: Estes dois itens podem ser agrupados em um único item: RESULTADOS E DISCUSSÃO.
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.
REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados
Osprincipal instrumento a ser utilizado para avaliação será o relatório final produzido pelos grupos de alunos/as. No entanto, a avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, poderão também serem utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas.
Cinco estrelas 3 classificações
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07/06/2014
Cinco estrelasAmei vai ajuda muito no meu trabalho
19/04/2012
Cinco estrelaseu achei ótimo,pois precisava fazer a experiência e o trabalho(relatório)da experiência e comparar se estava igual ou diferente com a imagem que você pensou. obrigada.
21/07/2011
Cinco estrelasFiz esta aula prática e o resultado foi muito bom