Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conservação dos alimentos no cotidiano: avaliando alguns métodos

 

30/05/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar alguns  métodos usuais de conservação de alimentos;

Avaliar a eficácia desses métodos de conservação dos alimentos.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fungos

Bactérias

Decomposição

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Abordagem do tema

Você já viu alguma das cenas apresentadas nas imagens no seu dia-a-dia?

http://www.sisguia.com.br/sisguia_novo/noticias/img/palitoes1.jpg  Acesso em 15/05/2010.

http://www.sisguia.com.br/sisguia_novo/noticias/img/palitoes2.jpg Acesso em 15/05/2010.

http://www.brasilescola.com/upload/e/contaminacao%20dos%20alimentos.jpg Acesso em 15/05/2010.

Após projetar as imagens utilizando data show ou retroporjetos, o professor deverá desencadear uma discussão a partir de algumas questões norteadoras, tais como:

Questões para discussão.

  • Por que os alimentos estragam?
  • Quais são as condições ambientais que propiciam o aparecimento de fungos nos alimentos?
  • O que devemos fazer para evitar que os alimentos se estraguem?
  • Quais são os cuidados básicos adotados em sua casa com relação à preservação dos alimentos ?

Ao ouvir as considerações dos alunos o professor deverá registrar no quadro os aspectos mais relevantes. Ao final, elaborar uma síntese dessas falas e propor que os alunos copiem em seus cadernos.

Após esse momento diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, o professor deverá fazer lançar a seguinte questão problematizadora:

Nessas imagens está visível a presença de microrganismos nos alimentos pela formação de colônias . Será que eles estão sempre visíveis, como vimos nas imagens?

Veja o que nos aponta esse vídeo.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vGxOR8jQHgo.   Acesso em 14/05/2010.

Sugerimos que esse momento da aula seja no laboratório de informática, onde pequenos grupos de alunos possam acessar diretamnte da internet. Se não houver essa possibildade, o professor poderá projetá-lo utlizando o data show. Se esse recurso não estiver disponível, poderá baixá-lo e copiá-lo em um pen drive ou DVD, para posteriormente exibi-lo.

Após a exibição do vídeo o professor deverá entregar a cada aluno uma cópia de um texto de fundamentação teórica.  Solicitar, em um primeiro momento, que  façam uma leitura silenciosa e individual.  Em um segundo momento, cada aluno pode fazer a leitura até um certo ponto do texto e outro dá continuidade, para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os alunos grifarem as palavras desconhecidas.   

Sugestão de texto:

Perigos biológicos na cozinha

Disponível em: Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_alimentar Acesso em 15/05/2010.

Síntese do texto: Chama a atenção para a grande quantidade e variedade de microrganismos presentes no ambiente onde vivemos, citando os protozoários, fungos, bactérias e vírus e apontando-os como principais causas de contaminação de alimentos e causadores de toxi-infecções alimentares. Enfatiza as bactérias e os fungos como maiores causadores de intoxicação alimentar

Atividade 2

Após a leitura e compreensão do texto o professor deverá encaminhar os/as alunos para o laboratório para a montagem da atividade experimental. Se não tiver laboratório na escola, essa montagem pode ser feita em sala de aula, desde que haja espaço na cantina para se preparar o mingau na hora da aula.

Atividade experimental

Fonte:  http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml 

Objetivos:

  • Perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem.
  • Identificar qual das formas  de conservação de alimentos usuais no cotidiano é mais eficiente e por que.

Material: • 5 copinhos de café numerados; • 1 saco plástico ou filme plástico; • 2 colheres de amido de milho ou outro tipo de farinha; • 1 colher de óleo; • 1 colher de sopa; • 1 panela pequena; • 1 copo de vidro; • 1 colher de vinagre ;• água

Procedimento Prepare o mingau com o amido de milho e um copo de água. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Coloque o mingau ainda quente até a metade dos copinhos.

Copo 1- Deixe o copo 1 aberto, em cima da pia do laboratório.

Cubra o 2 com o filme plástico, vede-o, e deixe-o também sobre a pia.

O 3 é completado com óleo e o 4, com vinagre.

O 5 é colocado na geladeira, sem cobertura.

Observe com a turma em qual mingau apareceram as primeiras alterações.

Depois de uma semana, peça a todos para descrever a aparência de cada copo e fazer desenhos coloridos, seguindo o que viram nos copinhos.

Resultados esperados

 Explicação

A princípio, a temperatura alta, usada no cozimento do mingau, matou os microorganismos.

Copo 1- O calor que ultrapassa os 30 graus Celsius deixa o ambiente propício para a proliferação de micróbios, que se depositam no mingau deixado ao ar livre. Sendo assim, o copo 1 é o que apresenta mais alteração, pois ficou na temperatura ambiente e sem proteção, exposto aos microorganismos.

Copo 2. Está menos estragado que o primeiro, porque o filme plástico impede que os microrganismos se depositem sobre ele, mas podem aparecer pequenas colônias

Copo 3- . O óleo funciona como cobertura ou embalagem, impedindo o contato com o ar e, por conseqüência, com os micróbios. Porém, pode haver contaminação.

Copo 4-  A acidez do vinagre impede o aparecimento de microorganismos (é o princípio de preparação de algumas conservas).

Copo 5 -  As baixas temperaturas são as que mais retardam o aparecimento de fungos, por isso a geladeira é o melhor lugar para conservar alimentos.

Discussão

  • Qual dos métodos testados é o mais eficiente para a conservação dos alimentos? Por que?
  • E o menos eficiente? Por que?

Atividade 3

  • Exibição do vídeo: Show de bactérias

http://www.youtube.com/watch?v=RWnHUD7v6Kw 

  • Elaboração de relatórios da atividade experimental em grupos de 4 alunos, seguindo o roteiro proposto nos recursos complementares

Recursos Complementares

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_alimentar 

Roteiro para elaboração do relatório da atividade experimental 

TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.   

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados. INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese das fontes consultadas. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.    

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.    

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., se isso melhorar a comunicação dos dados,     

DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta. Geralmente as questões para a discussão estão apontadas no roteiro da aula. Obs.: Estes dois itens podem ser agrupados em um único item: RESULTADOS E DISCUSSÃO.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.   

REFERÊNCIAS: Livros, textos e sites usados para escrever o relatório, devem ser citados

Avaliação

Osprincipal instrumento a ser utilizado para avaliação será o relatório final produzido pelos grupos de alunos/as.  No entanto, a avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, poderão também serem  utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jose Alisson, , Alagoas - disse:
    alisson_al1997@hotmail.com

    07/06/2014

    Cinco estrelas

    Amei vai ajuda muito no meu trabalho


  • Nanami Kaechi, E.E.Dr Francisco Thomaz de Carvalho , São Paulo - disse:
    cami.nana331@hotmail.com

    19/04/2012

    Cinco estrelas

    eu achei ótimo,pois precisava fazer a experiência e o trabalho(relatório)da experiência e comparar se estava igual ou diferente com a imagem que você pensou. obrigada.


  • TEREZINHA, Rede pública , Paraná - disse:
    bigiunas@hotmail.com

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    Fiz esta aula prática e o resultado foi muito bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.