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Projeto "Lei Pelé": Futebol

 

17/06/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a Lei que rege atualmente os esportes no Brasil, no que diz respeito à natureza e as finalidades do desporto.

Compreender e vivenciar as diferenças do esporte de rendimento, educacional e de participação.

Duração das atividades
2 AULAS DE 50 MIN
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: Apresentação da Lei

Duração: aproximadamente 20 min   

O professor deverá iniciar a aula explicando para seus alunos que atualmente a “Lei Pelé”, é a lei que institui normas gerais para o esporte brasileiro. Na presente aula, eles compreenderão um pouco mais sobre as diferentes manifestações do esporte presentes na Lei bem como suas finalidades.   

O professor então pedirá para que os alunos se dividam em 3 grupos. Cada grupo irá receber um trecho da Lei que diz respeito a uma das manifestações do desporto, suas características e finalidades:     

GRUPO 1:   

CAPÍTULO III DA NATUREZA E DAS FINALIDADES DO DESPORTO Art. 3.º.

O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:

I — desporto educacional, praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer;

II -   

III –     

GRUPO 2:   

CAPÍTULO III DA NATUREZA E DAS FINALIDADES DO DESPORTO Art. 3.º.

O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:

I -     

II — desporto de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente;

III -       

GRUPO 3:   

CAPÍTULO III DA NATUREZA E DAS FINALIDADES DO DESPORTO Art. 3.º.

O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:

I-   

II -   

III — desporto de rendimento, praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações. Parágrafo único. O desporto de rendimento pode ser organizado e praticado:

I — de modo profissional, caracterizado pela remuneração pactuada em contrato formal de trabalho entre o atleta e a        entidade de prática desportiva;

II — de modo não-profissional, compreendendo o desporto: a) semiprofissional, expresso em contrato próprio e         específico de estágio, com atletas entre quatorze e dezoito anos de idade e pela existência de incentivos materiais que não caracterizem remuneração derivada de contrato de trabalho; b) amador, identificado pela liberdade de prática e pela inexistência de qualquer forma de remuneração ou de incentivos materiais para atletas de qualquer idade   

Cada grupo deverá discutir o trecho que recebeu, identificar suas características, suas finalidades e apresentar para a sala suas discussões, além de 2 exemplos concretos dessa manifestação esportiva.    

Feitas as apresentações, o professor deverá informar para seus alunos que eles irão vivenciar 3 atividades, cada uma mais próxima de uma manifestação específica. Ao final da aula eles deverão identificar qual atividade esteve ligada a qual das manifestações discutidas (desporto educacional, desporto de participação ou desporto de rendimento).

Atividade II: Esporte educacional

Duração: Aproximadamente: 20 min   

http://www.boavista.rr.gov.br/img_upload/002tempo.jpg acesso em maio de 2010 

Em uma quadra ou espaço amplo, o professor deverá pedir que seus alunos formem duplas compostas por um menino e uma menina. Eles irão jogar o Futebol de lata. Este jogo tem a formação em círculo e cada dupla tem como objetivo acertar a bola no cone (ou lata) de outra dupla e defender a sua lata/cone. Os/as participantes podem conduzir e driblar à vontade antes de tentar acertar o cone dos outros, mas não podem soltar a mão de sua dupla. Nesse jogo, a contagem dos tentos pode ser: a) negativa, ou seja, cada cone que for atingido significa um ponto a menos para o dono daquele cone (pode-se combinar que cada criança comece com 10 pontos, por exemplo) ou b) positiva, isto é, cada cone atingido significa um ponto para quem o acertou. Regras podem ser criadas, do tipo: só vale acertar o cone com um chute com o pé não dominante, ou só a menina de cada dupla derrubar a lata, dentre outras.

Atividade III: Esporte de rendimento

Duração: aproximadamente – 20 min   

http://www.guacuesporte.com.br/wp-content/uploads/2009/06/treino-da-selecao-500x331.jpg acesso em maio de 2010. 

O professor explicará para seus alunos que nessa atividade serão selecionados os melhores batedores de pênalti da sala, 3 homens e 3 mulheres. Para isso, um goleiro e uma goleira deverão ser eleitos e todos os demais poderão cobrar 3 pênaltis. Ao final os 3 que fizerem o maior número de gols, de cada categoria, serão classificados. Em caso de empate, os jogadores deverão continuar cobrando pênaltis até que desempatem o placar.

Atividade IV: Esporte de participação Duração:

aproximadamente – 20 min

  

http://www.blogdocarlossantos.com.br/jaimemnt/noticias/f_16977.jpg acesso em maio de 2010.  

Nessa atividade o professor deverá pedir que seus alunos experimentem o futebol da forma como quiserem, jogando na quadra, em pequenos grupos, todos juntos, sozinhos, e etc... As possibilidades deverão se adequar à vontade do grupo, aos espaços e materiais disponíveis.

Recursos Complementares

Abaixo Link com mais informações sobre a Lei Pelé:

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2178 acesso em maio de 2010. 

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/lei-pele.htm acesso em maio de 2010  

Avaliação

Duração: aproximadamente – 20 min

O professor deverá pedir que seus alunos se reagrupem da forma como estavam no começo da aula, para discutir sobre quais atividades (I, II ou III) estariam de acordo com qual das manifestações do esporte (educacional, de participação ou de rendimento). Feito isso, os alunos deverão fazer uma roda onde cada grupo apresentará para o restante suas conclusões, e os argumentos que sustentam essas conclusões.   

O professor então poderá conduzir a seguinte discussão: Qual dessas manifestações deve ser praticada dentro da escola? Por quê? O esporte de rendimento, seus objetivos e meios estão de acordo com os objetivos de uma escola? Será que poderíamos simplesmente transpor o futebol profissional, jogado nos estádios para as quadras da escola, para os horários de aula? Essa discussão poderá ser muito válida para o professor justificar para seus alunos as diferenças entre a aula de Educação Física na escola e a aula de uma escolinha de esportes, ou de um clube.

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