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Jogos urbanos atuais: Le parkour

 

28/05/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a história e vivenciar técnicas básicas do Le Parkour.   

Criar um circuito seu próprio circuito de Parkour e através dele ressignificar os espaços da escola.

Duração das atividades
2 AULAS DE 50 MIN
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

Fonte: arquivo pessoal Gregório Pimenta

Atividade I: História

 Duração: aproximadamente 10 min

O professor deverá apresentar para seus alunos o texto abaixo retirado do site: http://www.pkmaxparkour.com/samba/index.php?option=com_content&view=article&id=286:7-coisas-que-vocie-deveria-saber-sobre-parkour&catid=7:artigos&Itemid=65 acesso em maio de 2010,  que retrata de forma resumida um pouco da história e dos princípios do Parkour. 

7 coisas que você deveria saber sobre Parkour  

http://www.chennaiparkour.com/wp-content/uploads/2009/02/parkour.jpg acesso em maio de 2010. 

1 - Diferentemente do que muitos pensam, a maneira correta de se referir à prática é "Parkour" e não "Le Parkour", porque o "le" é apenas o artigo "o" traduzido do Francês para o Português.  

2 - Seu criador foi o francês David Belle (1973), que seguiu a tradição de sua família tornando-se militar e bombeiro. David dedicou sua vida aos esportes destacando-se como um excelente atleta  em várias modalidades como ginástica, atletismo e artes marciais. Aprendeu com o pai desde cedo algumas técnicas/treinamentos militares, que pôs em prática desde muito novo com os amigos (Yahn Hnautra, David Malgogne, Sébastien Foucan e Kazuma). Toda essa bagagem possibilitou David a criar o que conhecemos hoje por Parkour.

3 - Seu pai, Raymond Belle (1939-1999), nasceu na colônia francesa da Indochina (atuais Vietnã, Laos e Cambodja) e lutou junto aos franceses na Guerra do Vietnã onde recebeu treinamento militar. Mais tarde, foi repatriado para a França onde integrou a elite do Corpo de Bombeiros de Paris, sendo reconhecido por sua bravura e incrível capacidade física.

4. David Belle criou o nome Parkour em 1998, a partir do termo Parcours du Combatant (Percurso do combatente), que é o nome da prática militar que deu origem ao esporte. Tirou-se o "du combatant", já que o Parkour não é uma pratica militar. Eliminou-se o "S" de parcours, pois como o "S" não influencia na pronúncia da palavra, ele seria excluído para reforçar a idéia de utilidade. E substituiu-se o "C" pelo "K" para ilustrar no nome o impacto vivenciado na prática.

5. O nome Freerunning foi criado por Guillaume Pelletier, um praticante francês que participou do documentário "Jump London". Seu objetivo era divulgar o esporte em países de língua inglesa e consequentemente para o resto do mundo,  já que o inglês é uma língua mais falada. Assim o título poderia ser comercialmente difundido.

6. A ideia original do Parkour é treinar seu corpo para se mover de forma eficiente em qualquer terreno. Essa habilidade seria útil em diversas situações como em fugas, perseguições e, até mesmo, para pegar um simples atalho. A filosofia do esporte prega o altruísmo, a não-competição e a preservação física.

7. O lema do Parkour é Être et durer. Em português: "Ser e durar". O lema é uma referência direta à importância da preservação física do praticante.

É muito importante o professor ressaltar para seus alunos o lema do Parkour “Ser e durar” porque muitas vezes a imagem passada pela mídia é de uma prática que não se importa com a preservação física do praticante, ou seja, para ser um bom “Traceur”( como se auto-intitulam os praticantes do Parkour) seria necessária a característica da não preocupação com a própria segurança, algo até próximo da imprudência, e isso é exatamente o oposto do lema.

Atividade II: Movimentos Básicos

Duração: Aproximadamente: 30 min   

Em uma sala com recursos audiovisuais o professor deverá passar para seus alunos o vídeo abaixo onde são vistas movimentações básicas do Parkour de forma bem simples.   

http://www.youtube.com/watch?v=dI46rorXHLU acesso em maio de 2010    

São elas:   

Rolamento:O rolamento seve para absorver o impacto da queda ou dar continuidade ao movimento. Para realizar o rolamento é necessário aterrisar com a ponta dos pés, flexionar os joelhos, posicionar as mãos sobre o chão com a mão direita na horizontal e a esquerda na vertical. Depois role com a cabeça virada para o lado esquerdo.   

Valts: São formas de ultrapassar obstáculos utilizando as mãos. Uma dessas formas é conhecida como monkey: Posicione as mãos sobre o obstáculo. Faça força sobre o obstáculo e passe suas pernas flexionadas por entre seus braços.   

Precisão: A precisão consiste em pular de um lugar para o outro com perfeito equilíbrio. Deve-se pular com os dois pés e chegar do outro lado com apoiando metade da sola dos pés. A precisão pode ser feita parada, ou em uma corrida para aumentar a impulsão.   

Tic-tac: em uma corrida, bata o pé lateralmente em uma parede. Flexione a perna sobre a parede, faça força e salte.

Atividade III: Experimentações

Duração: aproximadamente – 30 min   

Atividade III.1   

Nessa parte da aula, o professor deverá acompanhar seus alunos na experimentação das movimentações. Primeiramente é importante passar para os alunos o conceito de leveza dos movimentos. Para isso, ele pedirá que os alunos caminhem livremente pelo espaço, após a primeira caminhada, eles deverão caminhar mas agora sem fazer ruído nenhum, a imagem do caminhar de um gato pode ajudar nesse momento. Eles então deverão aumentar gradativamente a velocidade até estarem correndo, mas sempre buscando não fazer ruído ao tocar solo, realizando os movimentos com leveza. E com essa leveza, eles devem realizar todos os movimentos do Parkour

Atividade III.2   

Os alunos então deverão experimentar as movimentações vistas na atividade II, no entanto algumas precauções são importantes de serem tomadas visando a segurança dos alunos.   

Rolamentos: Devem ser realizados primeiramente em um colchão, depois na grama e só então no chão, buscando uma progressão nas dificuldades.   

Valts: Devem ser realizados primeiramente sobre obstáculos mais baixos e o professor deve chamar a atenção dos alunos com relação à boca aberta e a língua para fora, pois se corre o risco de o aluno chocar os joelhos contra o queixo e morder a língua. Uma possível alternativa para o valt monkey, que aparece no vídeo é o valt lateral também conhecido com lazy, realizado com uma das mãos e com passagem lateral do corpo por sobre o obstáculo.

http://i224.photobucket.com/albums/dd85/jimbull/2a.jpg acesso em maio de 2010 

Precisão: Deve ser realizada com muita leveza e primeiramente em obstáculos bem baixos.

Fonte: arquivo pessoal Gregório Pimenta

Atividade IV: Criação de trajetos na escola(diálogo com a geografia)

Duração: aproximadamente – 30 min   

Os alunos agora deverão se dividir em grupos de 4 integrantes e cada grupo deverá criar um circuito pela escola explorando as diferentes movimentações em uma seqüência. Esse circuito deverá ser registrado com desenhos e as movimentações realizadas em cada espaço. Aqui existe uma ótima possibilidade de diálogo com a geografia, pois para uma boa construção desse registro, são necessárias noções espaciais e até cartográficas. Os alunos deverão , a partir do circuito criado, construir uma pequena cartilha com a conceituação do Parkour, descrição de algumas movimentações básicas e um mapa da escola onde conste seu circuito e as descrições das movimentações específicas de cada obstáculo.

Recursos Complementares

Abaixo Links com mais informações sobre o Parkour:

http://www.leparkourbrasil.blogger.com.br/ acesso em maio de 2010  

http://www.pkmaxparkour.com/samba/ acesso em maio de 2010 

Avaliação

A avaliação deverá ser feita a partir da cartilha produzida por cada grupo. Ao final da aula, todos os circuitos criados por cada sala podem ser reunidos em um livreto de Parkour, criado pelos próprios alunos. Podem ser tiradas fotos tanto dos alunos executando as movimentações, quanto das movimentações em cada parte do circuito, criando assim, uma ótima forma de registro.

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