Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA E ORIGEM DO COCO DE RODA.

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender:

  • A história e origem do Coco de Roda;
  • A cantar as músicas do Coco de Roda;
  • A apreciar a dança que ocorre no nordeste, sobretudo em Pernambuco;
  • A analisar criticamente esta produção cultural;
  • A elaborar a coreografia e o figurino do Coco de Roda;
  • A explorar os espaços cênicos;
  • A vivenciar o Coco de Roda para as demais turmas da escola.
Duração das atividades
Quatro aulas cada uma com quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de "dança";
  • Noção do conceito de "coreografia".
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (uma vez que a dança sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, consideramos importante oportunizar às crianças um contato com as principais manisfestações folclóricas nordestinas.

Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o Coco de Roda.

1º Momento: O/a professor/a dará início ao estudo, propondo às crianças que assistam ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=kfgR3uOnBH8&feature=related     e depois lançará algumas perguntas:

  • O que eles estão dançando?
  • Como eles estão dançando?
  • Quais os passos que eles utilizam para dançar?
  • Eles fazem movimentos no plano alto? (Corpo e Braços esticados para cima)
  • Fazem movimentos no plano baixo? (Se agacham ou deitam no chão)
  • Quais as partes do corpo que eles mais movimentam?
  • Como é a música que eles estão dançando?
  • E como estão vestidos?
  • Como o público acompanhou a apresentação deles?

2º Momento: O/a professor/a dirá aos alunos que irão à biblioteca da escola fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o coco de roda. Para isso, dividirá a turma em três grupos, sendo que cada grupo já terá disponível, ao chegar à biblioteca, uma caixa (previamente providenciada, cada caixa poderá ter uma cor específica, uma forma de identificar cada grupo) contendo o material para a pesquisa (é interessante que o material não seja muito volumoso e que seja rico em gravuras, fotos, seja algo didático). Sugestão: Uma caixa poderá conter material sobre o figurino, outra sobre os passos da dança e a outra sobre a música do coco de roda.

3º Momento:Agora, o/a professor/a proporá aos grupos uma troca de experiência, isto é, cada grupo relatará o que encontrou de interessante na sua pesquisa sobre o coco de roda, sobre a música, a dança, o figurino... É importante que os grupos não fiquem polarizados, ou seja, um só componente falando enquanto os outros permanecem calados. Cabe ao/à professor/a incitar todos os componentes de cada grupo a falarem, a fazerem uso da oralidade.

Atividade 2 - Conhecendo um grupo de Coco de Roda.

1º Momento: O/a professor/a contará aos alunos que irão fazer uma visita a um grupo de Coco de Roda, porém, antes, como de costume, proporá os combinados: se comportar bem, sempre ficar perto do grupo, prestar atenção à apresentação para não atrapalhá-la, entre outros.Caso a escola não tenha acesso a dança do Coco de Roda, poderá apresentar outros vídeos para os alunos.

2º Momento: Durante a apreciação da dança, é importante que o/a professor/a sempre instigue os alunos a prestarem atenção nos mínimos detalhes: nos movimentos, nas músicas, nos figurinos, nos dançarinos, no número de pessoas que participam da apresentação, nos instrumentos que são utilizados.

Observação:

  • Caso não haja um grupo de coco de roda ao alcance, a alternativa é a apresentação de um DVD com a apresentação de um grupo do gênero.
  •  A apreciação deverá ser registrada através de fotos. 

             Apresentação de Coco de Roda

http://www.capoeiraangolamae.de/p/nago/danca.html 

              Apresentação de Coco de Roda

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:iJ3msDDzNqZpeM:http://www.musicarecife.com/midias.arquivos/l_434922616e9750e0b34a182c74aa28cc.jpg&t=1 

3º Momento: O/a professor/a com as crianças montarão um álbum com as fotografias da dança, criando as legendas das fotos.

Atividade 3 - Elaborando uma apresentação de coco de roda.

 1º Momento: O/a professor/a lançará o seguinte desafio às crianças: Vocês acham que são capazes de criar a letra de um coco de roda para fazermos uma apresentação? Certamente elas toparão o desafio, então o/aprofessor/a proporá que façam um coco ecológico, isto é, que traga uma mensagem de preservação da natureza (matas, animais) a fim de conscientizar a comunidade escolar. Para isso há duas possibilidades: ou algum músico que entenda de coco de roda criará uma melodia específica para a turma colocar letra, ou pegar  a melodia de um coco já existente  e acrescentar uma nova letra. Se a opção viável for a segunda, logicamente que as crianças escutarão alguns cocos e escolherão a melodia que acharem melhor para o trabalho a ser realizado.

Tendo a melodia, o/a professor/a poderá estipular,com a ajuda da turma, um número de versos que o coco terá. No quadro, escreverá 1 para o espaço destinado ao verso 1, 2 ao espaço destinado ao verso 2 e assim em diante até chegar ao total de versos combinado. Após isso, começarão a escutar um pedacinho da melodia e criar (professor e alunos) os versos para a música. Isso é uma grande oportunidade de se trabalhar um pouco de conhecimento musical com as crianças: a questão da adequação da letra à melodia, a questão das rimas, os conceitos de verso e estrofe, o fato de que em obras de arte, o artista têm  a liberdade de utilizar determinados recursos que em outro contexto não seria possível.

Abaixo, exemplo de coco de roda cantando pela cantora potiguar Khrystal em seu CD "Coisa de preto".

TEM CÔCO

Teu olhar meviu, me chamou

Me chama de longe que eu vou

Tá na catemba, tá no côco

Na pancada do pandeiro

No balanço do ganzá

Teu olhar lança uma ficha

Que o meu coração recebe

Esse orelhão com febre

Diz mais sim que lagartixa

Para o resto ele se lixa

Só contigo se ocupando

Disca-disca e diz: te amo

Sem perder a paciência

E mesmo com a interferência dizer:

Foi engano

Quem tem beleza, não põe amesa, não!

Por te querer

Por não saber, por entender

Por enganar

Cigana falou de mim

Se engana, falou de ti

A cigana se enganou

Eu não quero mais fugir

(Galvão Filho/Alex Medeiros)

Obs.: Uma idéia interessante é, antes de começar a composição da letra, estipular os objetivos, por exemplo: na primeira estrofe falaremos dos animais em extinção, na segunda da poluição das águas e matas.

2º Momento: Com a música composta, agora virá a confecção dos figurinos. O/a professor/a discutirá com as crianças qual o tipo de roupa que se utilizam para dançar o Coco de roda, lembrando o que eles apreciaram na dança, as meninas - blusas branças e saias rodadas e estampadas; meninos - calças jeans e camisas brancas e chapéu de palha. A partir das discussões, o grupo poderá propor uma estampa para todas as saias, ou deixar que cada uma escolha sua própria estampa, o mesmo deverá ocorrer com os meninos, a camisa poderá ter uma cor só, ou estampada, se assim preferirem. Uma vez que o figurino foi decidido, comecarão as adaptações (ou  custumização das roupas), isto é, as pequenas adaptações para torná-las figurinos mais ecológicos. Abaixo, algumas idéias que podem ser utilizadas:

  • O chapéu poderá se enfeitado com fitas coloridas, ou conchas do mar;
  • As camisetas poderão ser enfeitadas com peixinhos, estrelas-do-mar, pássaros ou borboletas, confeccionados com cartolina, e pintadas (com tinta, giz de cera) ou as figuras poderão ser cobertas com grãos de cereais, fazendo alusão às plantações que também sofrem com a violência contra a natureza;
  • As saias poderão ganhar cintos de fitas coloridas e rosas artificiais;
  • As calças dos meninos poderão ganhar "remendos" (falsos) da cor da saia da parceira de dança, em formato de frutas e animais.

3º Momento: Agora, que a música está pronta bem como os figurinos, só falta decideirem a coreografia. Para isso, o/a professor/a convidará  um/a dançarino/a de coco de roda para estar presente no momento de elaboração da coreografia. Bem, a idéia inicial é que o/a visitante passe para os alunos  os passos básicos, aqueles que todo e qualquer coco de roda que se preze deve ter. Caso a escola não tenha acesso a este profissional, o/a professor/a  e  as crianças terão que compor os passos, os quais serão acrescentados aos passos. Como a idéia é fazer uma apresentação ecológica, é muito interessante que na elaboração da coreografia o professor oriente as crianças  no sentido delas  criarem passos que tenham ligação com a movimentação da natureza, por exemplo: se balançar com as árvores, pular como o sapo, ir e vir com as ondas do mar, pular como o canguru. Certamente,  com a imaginação  das crianças, uma boa coreografia será criada pela turma.

Sugestão:

  • Seria interessante que toda a montagem da apresentação fosse fotografada;
  • Caso não haja dançarino de coco de roda disponível, o/a professor/a poderá assistir vídeos  da internet (no youtube) com as crianças para pegarem os passos básicos da dança, ou simplesmente deixar que as crianças criem livremente toda a coreografia que será apresentada.

Atividade 4 - Dançando o Coco de Roda.

1º Momento: Chegado o "grande momento", as crianças dançarão o Coco de Roda para algumas turmas da escola, numa tentativa de trazer a alegria da dança e da música para o público presente, fazendo com as pessoas se conscientizem cada vez mais sobre a importância da preservação da natureza.

2º Momento:Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a fale algo, resumidamente, sobre o coco de roda, como modo de informar, de maneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica, bem como mais uma vez ressaltar a mensagem ecológica do trabalho desenvolvido.

Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.

3º Momento: O/a professor/a com as crianças  organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com uma cópia do mesmo.  

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua dedicação na hora de fazer as atividades;
  • Por sua interação com os colegas de classe; 
  • Por sua capacidade de perceber a importância da dança na vida das pessoas; 
  • Por sua capacidade de entender as várias finalidades que a dança pode ter;
  • Por sua oralidade nos momentos de fazer perguntas, propor soluções e dar contribuições;
  • Pelo conhecimento angariado sobre o Coco de Roda;
  • Por sua expressão corporal.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • abel de gois araujo, escola ranilson frança , Alagoas - disse:
    abelgoes3@hotmail.com

    10/11/2012

    Cinco estrelas

    muito bom seu trabalho ,enriquecedor para a nossa cultura. para a preservação da nossa origem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.