16/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender:
Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (uma vez que a dança sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, consideramos importante oportunizar às crianças um contato com as principais manisfestações folclóricas nordestinas.
Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o Coco de Roda.
1º Momento: O/a professor/a dará início ao estudo, propondo às crianças que assistam ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=kfgR3uOnBH8&feature=related e depois lançará algumas perguntas:
2º Momento: O/a professor/a dirá aos alunos que irão à biblioteca da escola fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o coco de roda. Para isso, dividirá a turma em três grupos, sendo que cada grupo já terá disponível, ao chegar à biblioteca, uma caixa (previamente providenciada, cada caixa poderá ter uma cor específica, uma forma de identificar cada grupo) contendo o material para a pesquisa (é interessante que o material não seja muito volumoso e que seja rico em gravuras, fotos, seja algo didático). Sugestão: Uma caixa poderá conter material sobre o figurino, outra sobre os passos da dança e a outra sobre a música do coco de roda.
3º Momento:Agora, o/a professor/a proporá aos grupos uma troca de experiência, isto é, cada grupo relatará o que encontrou de interessante na sua pesquisa sobre o coco de roda, sobre a música, a dança, o figurino... É importante que os grupos não fiquem polarizados, ou seja, um só componente falando enquanto os outros permanecem calados. Cabe ao/à professor/a incitar todos os componentes de cada grupo a falarem, a fazerem uso da oralidade.
Atividade 2 - Conhecendo um grupo de Coco de Roda.
1º Momento: O/a professor/a contará aos alunos que irão fazer uma visita a um grupo de Coco de Roda, porém, antes, como de costume, proporá os combinados: se comportar bem, sempre ficar perto do grupo, prestar atenção à apresentação para não atrapalhá-la, entre outros.Caso a escola não tenha acesso a dança do Coco de Roda, poderá apresentar outros vídeos para os alunos.
2º Momento: Durante a apreciação da dança, é importante que o/a professor/a sempre instigue os alunos a prestarem atenção nos mínimos detalhes: nos movimentos, nas músicas, nos figurinos, nos dançarinos, no número de pessoas que participam da apresentação, nos instrumentos que são utilizados.
Observação:
Apresentação de Coco de Roda
http://www.capoeiraangolamae.de/p/nago/danca.html
Apresentação de Coco de Roda
3º Momento: O/a professor/a com as crianças montarão um álbum com as fotografias da dança, criando as legendas das fotos.
Atividade 3 - Elaborando uma apresentação de coco de roda.
1º Momento: O/a professor/a lançará o seguinte desafio às crianças: Vocês acham que são capazes de criar a letra de um coco de roda para fazermos uma apresentação? Certamente elas toparão o desafio, então o/aprofessor/a proporá que façam um coco ecológico, isto é, que traga uma mensagem de preservação da natureza (matas, animais) a fim de conscientizar a comunidade escolar. Para isso há duas possibilidades: ou algum músico que entenda de coco de roda criará uma melodia específica para a turma colocar letra, ou pegar a melodia de um coco já existente e acrescentar uma nova letra. Se a opção viável for a segunda, logicamente que as crianças escutarão alguns cocos e escolherão a melodia que acharem melhor para o trabalho a ser realizado.
Tendo a melodia, o/a professor/a poderá estipular,com a ajuda da turma, um número de versos que o coco terá. No quadro, escreverá 1 para o espaço destinado ao verso 1, 2 ao espaço destinado ao verso 2 e assim em diante até chegar ao total de versos combinado. Após isso, começarão a escutar um pedacinho da melodia e criar (professor e alunos) os versos para a música. Isso é uma grande oportunidade de se trabalhar um pouco de conhecimento musical com as crianças: a questão da adequação da letra à melodia, a questão das rimas, os conceitos de verso e estrofe, o fato de que em obras de arte, o artista têm a liberdade de utilizar determinados recursos que em outro contexto não seria possível.
Abaixo, exemplo de coco de roda cantando pela cantora potiguar Khrystal em seu CD "Coisa de preto".
TEM CÔCO
Teu olhar meviu, me chamou
Me chama de longe que eu vou
Tá na catemba, tá no côco
Na pancada do pandeiro
No balanço do ganzá
Teu olhar lança uma ficha
Que o meu coração recebe
Esse orelhão com febre
Diz mais sim que lagartixa
Para o resto ele se lixa
Só contigo se ocupando
Disca-disca e diz: te amo
Sem perder a paciência
E mesmo com a interferência dizer:
Foi engano
Quem tem beleza, não põe amesa, não!
Por te querer
Por não saber, por entender
Por enganar
Cigana falou de mim
Se engana, falou de ti
A cigana se enganou
Eu não quero mais fugir
(Galvão Filho/Alex Medeiros)
Obs.: Uma idéia interessante é, antes de começar a composição da letra, estipular os objetivos, por exemplo: na primeira estrofe falaremos dos animais em extinção, na segunda da poluição das águas e matas.
2º Momento: Com a música composta, agora virá a confecção dos figurinos. O/a professor/a discutirá com as crianças qual o tipo de roupa que se utilizam para dançar o Coco de roda, lembrando o que eles apreciaram na dança, as meninas - blusas branças e saias rodadas e estampadas; meninos - calças jeans e camisas brancas e chapéu de palha. A partir das discussões, o grupo poderá propor uma estampa para todas as saias, ou deixar que cada uma escolha sua própria estampa, o mesmo deverá ocorrer com os meninos, a camisa poderá ter uma cor só, ou estampada, se assim preferirem. Uma vez que o figurino foi decidido, comecarão as adaptações (ou custumização das roupas), isto é, as pequenas adaptações para torná-las figurinos mais ecológicos. Abaixo, algumas idéias que podem ser utilizadas:
3º Momento: Agora, que a música está pronta bem como os figurinos, só falta decideirem a coreografia. Para isso, o/a professor/a convidará um/a dançarino/a de coco de roda para estar presente no momento de elaboração da coreografia. Bem, a idéia inicial é que o/a visitante passe para os alunos os passos básicos, aqueles que todo e qualquer coco de roda que se preze deve ter. Caso a escola não tenha acesso a este profissional, o/a professor/a e as crianças terão que compor os passos, os quais serão acrescentados aos passos. Como a idéia é fazer uma apresentação ecológica, é muito interessante que na elaboração da coreografia o professor oriente as crianças no sentido delas criarem passos que tenham ligação com a movimentação da natureza, por exemplo: se balançar com as árvores, pular como o sapo, ir e vir com as ondas do mar, pular como o canguru. Certamente, com a imaginação das crianças, uma boa coreografia será criada pela turma.
Sugestão:
Atividade 4 - Dançando o Coco de Roda.
1º Momento: Chegado o "grande momento", as crianças dançarão o Coco de Roda para algumas turmas da escola, numa tentativa de trazer a alegria da dança e da música para o público presente, fazendo com as pessoas se conscientizem cada vez mais sobre a importância da preservação da natureza.
2º Momento:Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a fale algo, resumidamente, sobre o coco de roda, como modo de informar, de maneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica, bem como mais uma vez ressaltar a mensagem ecológica do trabalho desenvolvido.
Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.
3º Momento: O/a professor/a com as crianças organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com uma cópia do mesmo.
Sites para pesquisa:
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 1 classificações
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10/11/2012
Cinco estrelasmuito bom seu trabalho ,enriquecedor para a nossa cultura. para a preservação da nossa origem.