Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TEMPO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o conceito de ontem, hoje e amanhã.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de tempo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Construir  o cronograma para orientar as atividades diárias

 1º momento - O professor e as crianças constroem um quadro das atividades diárias realizadas na escola, contendo o dia da brinquedoteca, da informática, da biblioteca, da cozinha experimental, da educação física etc. Poderá  construir o cronograma abaixo, utilizando gravuras ou não. Outras atividades podem ser organizadas de acordo com a realidade de cada escola  

MÊS: MAIO- 2010

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

final de semana

Vídeo

Informática

Biblioteca

 Eucação física

Brinquedoteca

final de semana

Dia 02 -

alguns foram à praia; outros ao cinema, outros ao circo.

Dia 03 -

Dia 04

Desenhar e pintar no Paint.

Dia 05

ler livros de contos de fadas

Dia 06

Dia 07

Dia 08

 

  2º momento  - O professor ensina os alunos a observar, analisar e formar um calendário com ações relacionadas com o cronograma, Exemplo:  hoje é segunda,  dia .... , o que faremos no vídeo?.  Perguntar o que foi feito ontem, o que será feito hoje e amanhã. Como também na marcação do calendário ontem foi? hoje é? e amanhã?   

Atividade 2 – Buscar notícias em jornais tendo como referência ontem, hoje e amanhã.

  Obs. Uma boa atividade para trabalhar esses marcadores do tempo será o jornal. Sempre nos jornais existem notícias que se remetem ao ontem: Ontem dois policiais prenderam um bandido no morro. Também tem notícias do hoje: hoje sai pagamento dos funcionários dos correios e também encontramos noticias que ainda irão acontecer como: amanhã haverá jogo entre Brasil e África do Sul.

1º momento - O professor organiza a turma em grupos e entrega às crianças notícias de jornal para  destacar o que aconteceu no passado próximo - ontem, o que está acontecendo no  presente - hoje e o que acontecerá no  futuro próximo - amanhã.

 2º momento – Depois da leitura, os alunos discutem as notícias contextualizadas no tempo,  a reportagem é comentada, priorizando o tempo de cada uma. Para realização dessa atividade, os alunos se dividem em pequenos grupos, fazem a leitura coletiva e organiza o noticiário para apresentar aos demais da sala de aula.

Atividade 3 – Criar o jornal para publicar notícias de acontecimentos

  1º momento -  O  professor e os alunos organizam o jornal da semana. As crianças são divididas em pequenos grupos, com a função de procurar notícias,  de acontecimentos que ocorreram no passado - ontem, antes de ontem,  o que está acontecendo no presente,  hoje, e as perspectivas para o futuro, amanhã. Exemplo; as crianças fazem uma reportagem com os pedreiros que estão reformando o estacionamento da escola e questionam  o  período inicial (vai ao calendário para fazer contagem dos dias),  continuidade da obra no presente -hoje,  perspectiva de finalização da obra, não será amanhã (futuro).   

 2º momento – Cada grupo  com ajuda do professor elabora um  artigo, de modo que escrevam diferentes reportagens. Nos artigos devem aparecer palavras que situam o leitor no tempo passado, presente e futuro: ontem, hoje e amanhã. O professor ajuda as crianças a  agregar novas palavras -seja na fala, seja na escrita - (os conectivos do texto relacionados com o tempo passado, presente e futuro; advérbio de tempo: ontem, hoje e amanhã).

3º momento - Propiciar às crianças  momento de contação de histórias. Elas planejam em grupo as histórias que irão contar, com a preocupação de realçar os marcadores do tempo; contextualizam a história no tempo passado, presente e futuro.   

Recursos Complementares

COLL, C. TEBEROSKY.  A. Prendendo História e Geografia. Conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Ática, 2000.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram trababalhar em grupo; qual o nivel da escrita quando elaboraram o artigo de jornal; se conseguiram incorporar os conectivos de coesão e coerência do texto, relacionados com o tempo passado, presente e futuro; se as crianças contaram histórias contextualizadas no tempo.   

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ricardo santana, escola virginio vitorio de oliveira , Bahia - disse:
    ricardosantana.fla@hotmail.com

    14/06/2010

    Quatro estrelas

    É uma ótima sugestão, pois se trata de uma forma de estudar o assunto de forma interdisciplinar e englobando outros assuntos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.