27/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Desenvolver o conceito de ontem, hoje e amanhã.
Noção de tempo.
Atividade 1 – Construir o cronograma para orientar as atividades diárias
1º momento - O professor e as crianças constroem um quadro das atividades diárias realizadas na escola, contendo o dia da brinquedoteca, da informática, da biblioteca, da cozinha experimental, da educação física etc. Poderá construir o cronograma abaixo, utilizando gravuras ou não. Outras atividades podem ser organizadas de acordo com a realidade de cada escola
MÊS: MAIO- 2010
DOMINGO |
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
SÁBADO |
final de semana |
Vídeo |
Informática |
Biblioteca |
Eucação física |
Brinquedoteca |
final de semana |
Dia 02 - alguns foram à praia; outros ao cinema, outros ao circo. |
Dia 03 - |
Dia 04 Desenhar e pintar no Paint. |
Dia 05 ler livros de contos de fadas |
Dia 06 |
Dia 07 |
Dia 08 |
|
|
|
|
|
|
|
2º momento - O professor ensina os alunos a observar, analisar e formar um calendário com ações relacionadas com o cronograma, Exemplo: hoje é segunda, dia .... , o que faremos no vídeo?. Perguntar o que foi feito ontem, o que será feito hoje e amanhã. Como também na marcação do calendário ontem foi? hoje é? e amanhã?
Atividade 2 – Buscar notícias em jornais tendo como referência ontem, hoje e amanhã.
Obs. Uma boa atividade para trabalhar esses marcadores do tempo será o jornal. Sempre nos jornais existem notícias que se remetem ao ontem: Ontem dois policiais prenderam um bandido no morro. Também tem notícias do hoje: hoje sai pagamento dos funcionários dos correios e também encontramos noticias que ainda irão acontecer como: amanhã haverá jogo entre Brasil e África do Sul.
1º momento - O professor organiza a turma em grupos e entrega às crianças notícias de jornal para destacar o que aconteceu no passado próximo - ontem, o que está acontecendo no presente - hoje e o que acontecerá no futuro próximo - amanhã.
2º momento – Depois da leitura, os alunos discutem as notícias contextualizadas no tempo, a reportagem é comentada, priorizando o tempo de cada uma. Para realização dessa atividade, os alunos se dividem em pequenos grupos, fazem a leitura coletiva e organiza o noticiário para apresentar aos demais da sala de aula.
Atividade 3 – Criar o jornal para publicar notícias de acontecimentos
1º momento - O professor e os alunos organizam o jornal da semana. As crianças são divididas em pequenos grupos, com a função de procurar notícias, de acontecimentos que ocorreram no passado - ontem, antes de ontem, o que está acontecendo no presente, hoje, e as perspectivas para o futuro, amanhã. Exemplo; as crianças fazem uma reportagem com os pedreiros que estão reformando o estacionamento da escola e questionam o período inicial (vai ao calendário para fazer contagem dos dias), continuidade da obra no presente -hoje, perspectiva de finalização da obra, não será amanhã (futuro).
2º momento – Cada grupo com ajuda do professor elabora um artigo, de modo que escrevam diferentes reportagens. Nos artigos devem aparecer palavras que situam o leitor no tempo passado, presente e futuro: ontem, hoje e amanhã. O professor ajuda as crianças a agregar novas palavras -seja na fala, seja na escrita - (os conectivos do texto relacionados com o tempo passado, presente e futuro; advérbio de tempo: ontem, hoje e amanhã).
3º momento - Propiciar às crianças momento de contação de histórias. Elas planejam em grupo as histórias que irão contar, com a preocupação de realçar os marcadores do tempo; contextualizam a história no tempo passado, presente e futuro.
COLL, C. TEBEROSKY. A. Prendendo História e Geografia. Conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Ática, 2000.
Avaliar se as crianças conseguiram trababalhar em grupo; qual o nivel da escrita quando elaboraram o artigo de jornal; se conseguiram incorporar os conectivos de coesão e coerência do texto, relacionados com o tempo passado, presente e futuro; se as crianças contaram histórias contextualizadas no tempo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2010
Quatro estrelasÉ uma ótima sugestão, pois se trata de uma forma de estudar o assunto de forma interdisciplinar e englobando outros assuntos.