Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do virtual para o real: Dodgeball

 

17/06/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a dinâmica de um esporte desconhecido a partir de um jogo de computador.   

Compreender as regras e a forma de jogo da modalidade esportiva Dodgeball.   

Transpor para o real e experimentar com todo o corpo um esporte vivenciado através da tela do computador.   

Vivenciar o Dodgeball em um mini-campeonato.

Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MIN
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: O que é Dodgeball

Duração: aproximadamente 30 min   

Em um laboratório de informática que tenha conexão com a internet o professor deve apresentar para seus alunos o jogo on-line abaixo e pedir que eles o experimentem individualmente. Propostas que dialogam com novas tecnologias acabam tendo grande aceitação por parte dos alunos pois tematizam questões presentes no cotidiano dos alunos.

http://www.jogosbr.net/jogos-online/114/Dodgeball.html acesso em maio de 2010.    

Depois de aproximadamente 10 min o professor deve perguntar para os alunos se eles conhecem a versão oficial do jogo que eles estão experimentando, ou se eles conseguiriam jogar o Dodgeball em uma quadra  sem o intermédio do computador. Ele então apresenta para seus alunos a seguinte tarefa, eles terão que compreender a dinâmica do jogo no computador, para então vivenciá-lo na quadra. O professor deverá pedir que seus alunos respondam a partir do jogo as seguintes perguntas:   

Qual o número de jogadores?

Qual o formato do campo?

Qual a função das linhas brancas pontilhadas?         

Qual o número de bolas?         

Qual o objetivo do jogo?         

Como se inicia o jogo?        

O que faz com que um jogador saia do campo de jogo?         

Como um jogador retorna para o campo de jogo?        

 Ele é similar a algum jogo já conhecido e praticado na escola? Qual?       

Atividade II: Confrontando regras.

Duração: aproximadamente: 30 min   

Na quadra, com seus alunos em roda, o professor deverá ler as perguntas feitas e discutir as respostas com seus alunos. A cada resposta dada, ele deverá perguntar para o coletivo se alguém discorda, ou se gostaria de complementar à resposta do colega. O professor deverá então apresentar para seus alunos o texto abaixo com as regras básicas do Dodgeball e pedir que cada aluno leia um trecho. Após cada leitura, o grupo deverá avaliar as concordâncias entre o que foi descoberto a partir da observação do jogo e as regras oficiais. Nesse momento é importante que o professor ressalte que o jogo de computador não é um retrato objetivo e extremamente fiel das regras do Dodgeball, mas sim, uma releitura do jogo oficial para que ele se enquadre dentro dos moldes e das possibilidades da tecnologia. Dessa forma, para o bom andamento do jogo, algumas regras podem ser modificadas ou alteradas. No entanto, o jogo escolhido se aproxima bastante das regras oficiais. Questões referentes a aproximações dos mundos real e virtual, vem se tornando fundamentais a medida em que aumentam o número de horas que passamos em frente ao computador ou navegando pela internet.   

DODGEBALL  

EQUIPE. A equipe deve ter de 6 a 10 jogadores, mas apenas 6 estarão dentro da quadra. Os jogadores restantes serão substitutos que podem entrar no jogo durante um pedido de tempo ou para substituir um outro jogador em caso de acidente.   

QUADRA. Dodgeball pode ser jogado ao ar livre ou em espaços internos. A quadra deve ter no mínimo a medida de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura (medidas da quadra de Voleibol). A quadra deverá ser dividida por uma linha central e precisa ter a marcação de uma linha de ataque em cada lado paralela e distante 3 metros da linha central.   

INICIO DE JOGO. Os 6 jogadores de cada time devem estar sobre a linha demarcatória do fundo de quadra, de frente para a linha central. As 6 bolas (dodgeballs) de borracha devem ser uniformemente colocadas e espaçadas ao longo da linha central, 3 de cada lado. Cada equipe escolhe no mínimo 3 jogadores que irão correr para a linha central para pegar as bolas.   

LINHA DE ATAQUE. Para ser arremessada (considerada uma BOLA VIVA) o jogador que pegou a bola na linha central deve jogá-la para outro jogador que esteja atrás da linha de ataque ou ele mesmo pode pegar a bola e retornar para trás da linha de ataque antes de arremessá-la. Portanto, a dodgeball só estará viva e “em jogo”, após retornar para a linha de ataque.   

O JOGO CONSISTE EM: - para eliminar o adversário => arremessar bolas ou agarrar uma bola atirada em você. - para não ser eliminado => esquivar-se, abaixar e saltar.   

REGRAS: BOLA VIVA é a bola que é arremessada e não bate no chão, no oficial ou qualquer outro objeto da quadra. Se você joga uma BOLA VIVA e ela atinge o jogador da outra equipe abaixo do pescoço, o jogador está fora.

Se você atingir um oponente acima do pescoço, você estará eliminado e, caso ele tenha se machucado, a equipe adversária terá direito a substituí-lo.

Se você pegar uma BOLA VIVA, o jogador que jogou a bola está fora. Se você desviar uma BOLA VIVA com outra bola que esteja em suas mão,s você permanecerá no jogo.

Se ao fazer isso, a bola que está em suas mãos cair, você estará eliminado.

Você não pode colocar propositadamente a cabeça na bola para evitar que ela atinja outra parte do seu corpo.

Você não pode ultrapassar as linhas da quadra.

Se você deixar os limites da quadra, para apanhar uma bola ou para esquivar-se de uma bola, você está fora. Só é permitido sair dos limites da quadra para pegar uma bola. Para recuperar uma bola fora dos limites da quadra, o jogador terá de sair e regressar através de linha de fundo.

O jogo termina quando uma equipe for totalmente eliminada ou quando acabar o tempo estipulado de 5 ou 10 minutos. Neste caso, a equipe com o maior número de jogadores em quadra será a vencedora. Se houver o mesmo número de jogadores ao final do tempo determinado, haverá acréscimo de 1 minuto e, se ainda assim permanecer o empate, será marcada uma “morte-súbita”.

Morte-Súbita – os jogadores ficam na linha de ataque com a bola na mão. Ao sinal do juiz, aquele que atingir o oponente primeiro será o vencedor.   

ARBITRAGEM - Normalmente há um árbitro na quadra, mas o jogo utiliza o “sistema de honra”. Num jogo rápido e dinâmico que utiliza 6 bolas ao mesmo tempo, o árbitro não será capaz de ver todos os lances. Se você for atingido você deverá levantar a mão para indicar que você está eliminado e deixar a quadra imediata e rapidamente.   Outras regras oficiais: Cada equipe tem direito a um tempo de 30 segundos. Durante este tempo podem ser feitas substituições de jogadores. Se a equipe na liderança do placar mantiver as 6 bolas no seu lado da quadra por mais de 5 segundos, será marcada uma violação (falta).

Fonte: http://quadraverde.blogspot.com/2009/04/dodgebol.html acesso em maio de 2010. 

Atividade III: Do virtual para o real

Duração: aproximadamente – 30 min   

Depois de esclarecidas as regras, o professor deverá pedir que a turma se divida em grupos de 6 integrantes e que experimentem jogos rápidos de 3 min. Em cada jogo sempre deverão estar 2 pessoas observando o jogo com o regulamento em mãos, para sanar quaisquer dúvidas que venham a surgir durante o jogo. Qualquer questão que não esteja descriminada nas regras deve ser acordada entre as duas equipes no campo. O professor deve esclarecer para os alunos que esse momento é de experimentação e esclarecimento da dinâmica e das regras, por isso o jogo precisará ser interrompido algumas vezes. Além disso o professor deve estar atento para que todos os grupos tenham a mesma possibilidade de jogar, evitando a orientação de que a equipe vencedora continue jogando e a outra saia. Todos deverão poder jogar o mesmo tempo independente de seu desempenho em campo. Nessa atividade eles poderão perceber o que eles ganham ou perdem ao viver cada vez mais tendo um computador como mediador do seu ser e estar no mundo.

Atividade IV: Mini-torneio de Dodgeball

Duração: aproximadamente – 40 min   

O professor deverá explicar para seus alunos que na próxima atividade eles vivenciarão um mini-torneio de Dodgeball. Para isso, duas pessoas precisão desempenhar a função de árbitros e o restante se dividirá em 4 equipes. Os jogos terão 5 min de duração e o torneio será dentro da lógica eliminação simples:   

1ª rodada: A X B, C X D

2ª rodada: (vencedor de A X B)  X  (vencedor de C X D)

Recursos Complementares
Avaliação

Duração: aproximadamente – 20min  

 Em roda, o professor deverá perguntar para seus alunos o que eles sabem agora ao final da aula que não sabiam antes? Como foi a experiência de experimentar primeiro um jogo no computador e depois na quadra? Qual foi mais interessante ou divertido? Será que eles conseguiriam estudar e Compreender as regras de outros jogos ou esportes a partir de jogos de computador ou vídeo-game? As habilidades são próximas nos dois ambientes, ou seja, alguém que é bom no futebol virtual, necessariamente é bom no futebol real? Será que alguém que nunca jogou o futebol conseguiria compreender suas regras e dinâmicas a partir de um jogo de computador? Eles se sentiram mais motivados?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.