22/02/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Identificar elementos de uma fábula.
Utilizar os elementos para criação de uma fábula.
Dramatizar uma fábula natalina.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Atividade 1
Leve uma caixa com alguns símbolos de Natal: guirlanda, árvore de Natal, sinos, bolas coloridas, vela etc.
Explore os objetos e ouça o que as crianças têm a dizer sobre o significado de cada símbolo.
Conte a história “Quando o Natal Acontece” de Ana Maria de Andrade.
Sinopse:
A partir do olhar inocente de um menino que tem dúvidas sobre o significado do Natal, acompanhe sua busca incansável do verdadeiro sentido desta data. E você, quer saber o que ele descobriu?
http://www.submarino.com.br/produto/1/21831056/quando+o+natal+acontece
Apresente a pergunta:
- E para você, o que é o Natal?
Anote as conclusões das crianças no blocão.
Professor, destaque a ilustração do texto, que é toda em dobradura. Está técnica poderá ser utilizada em outro momento.
Atividade 2
No Laboratório de Informática, divida a turma em grupos e apresente o site:
Contos e Fábulas de Natal
http://www.armazemdesonhos.com.br/NataldeSonhos/contos-fabulas/contos-natal.html
As crianças poderão acessar vários contos e fábulas de Natal.
Deixe que leiam e explorem as histórias. Peça que observem as diferenças que existem entre elas.
Destaque os elementos que caracterizam uma fábula. Anote as observações, descobertas e conclusões feitas pelos grupos.
Exemplo:
A fábula é uma narrativa, por isso o diálogo está sempre presente.
As personagens são seres inanimados e/ou animais que possuem características humanas.
É sustentada sempre por uma lição de moral na conclusão da história.
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
Atividade 3
Apresente a música “Pinheirinho de Belém” de Luiz Tatit.
http://www.palavracantada.com.br/final/cds_detalhes.aspx?idCD=27
Explore os elementos e personagens que aparecem na música.
Proponha a confecção desses elementos natalinos em dobradura, apresentados na ilustração da história da atividade 1.
Divida a turma em grupos e peça que, utilizando os objetos de Natal, os elementos confeccionados em dobradura e personagens das histórias lidas e ouvidas, criem uma fábula de Natal.
Depois da criação, cada grupo deverá fazer uma revisão ortográfica e coerência textual.
Proponha um troca-troca de fábulas para mais uma revisão. O outro grupo, estando distante da produção, poderá fazer uma nova revisão com olhar de leitor.
O professor deverá orientar os alunos nas revisões.
Atividade 4
Faça uma dramatização das fábulas.
O grupo poderá eleger por votação a melhor fábula natalina e apresentar para outra turma.
Poderá também unir todas as fábulas e criar uma única fábula de Natal. Ou ainda criar uma música para cada fábula e fazer uma apresentação de “Fábulas Musicadas de Natal”.
Avalie se o aluno percebeu os elementos que caracterizam uma fábula e se constrói uma fábula utilizando esses elementos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!