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Alimentos contaminados: perigos ao comer fora de casa.

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais fontes de contaminação alimentar

Identificar alimentos que representam perigo de intoxicação alimentar

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Bactérias

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Abordagem do tema

Sugerimos que o professor aborde o tema com as seguintes questões:

Fonte da imagem: http://vivendoleve.blogtv.uol.com.br/2009/01/05/conheca-e-previna-a-intoxicacao-alimentar  Acessado em 13/05/2010 

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_UnZgC-gexbo/R7X_ua4sR8I/AAAAAAAAAqM/b12D4NU4Hqk/s1600-h/01_01_junkfood.gif. Acessado em 13/05/2010

Ao ouvir os alunos, o professor deverá ir registrando suas considerações no quadro; em um segundo momento, deverá, juntamente com os alunos, montar um quadro que demonstre os alimentos que provocaram intoxicações alimentares e os sintomas sentidos pelos alunos.

Após essa síntese, o professor deverá propor a exibição de um vídeo que trata do assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=e8ruuIvd6vs&feature=related . Acesso em 13/05/2010

Sugerimos que esse momento da aula seja no laboratório de informática, onde os alunos possam acessar o vídeo diretamente da internet, com a possibilidade de rever para fazer os registros necessários e propostos pelo professor.

Os alunos deverão ver o vídeo todo, sem interrupções pela primeira vez.

Em seguida, deverão ler as questões para registros e discussão, propostas  pelo professor.

Sugestões:

  • Dos alimentos que normalmente ingerimos fora de casa, quais são os que se contaminam mais facilmente e transmitem doenças?
  • Qual é o microrganismo que mais contamina alimentos expostos? Por quê?
  • Que medida simples deve ser tomada por quem manuseia os alimentos a fim de evitar a sua contaminação?
  • Do que você aprendeu por meio desse vídeo, o que pretende colocar em prática em seu dia a dia?

Cada grupo deverá discutir essas questões registrando suas considerações.

O professor deverá destinar um tempo para que possam voltar ao vídeo em busca de informações.

Atividade 2

A fim de retomar as discusões da aula anterior e ampliar a pesquisa realizada utilizando o vídeo, o professor deverá disponibilizar aos alunos um texto que aborde as questões mais relevantes.  Solicitar, em um primeiro momento, que  façam uma leitura silenciosa e individual.  Em um segundo momento, cada aluno poderá fazer a leitura até um certo ponto do texto e outro dará continuidade, para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os alunos grifarem as palavras desconhecidas.

Sugestão de texto: Intoxicação alimentar - Lúcia Helena Salveti De Cicco.

Disponível em: http://www.saudevidaonline.com.br/artigo92.htm  .   Acesso em 13/05/2010

Síntese do texto - O texto conceitua intoxicação alimentar, apontando as causas mais comuns. Aborda os tipos de intoxicação alimentar mais comuns e detalha aquelas provocadas por salmonelas. Nesse sentido, explana a respeito dos sintomas de intoxicação e prevenção.

Atividade 3 

O professor deverá encaminhar a proposta de que cada grupo de alunos sintetize tudo o que foi estudado e discutido nas duas aulas em uma produção de texto ou por meio de uma história em quadrinhos.

Nessa produção alguns aspectos deverão ser abordados, tais como:

  • As principais fontes de contaminação alimentar;
  • alimentos que representam perigo de intoxicação alimentar;
  • sintomas de intoxicação alimentar
  • como evitar intoxicações alimentares.
Recursos Complementares
Avaliação

Os principais instrumentos a serem utilizados para avaliação serão o texto ou a história em quadrinhos produzidos pelos grupos de alunos/as.  No entanto, a avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, poderão também serem  utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • sueli, Escola E. Castro Alves- NTE , Mato Grosso do Sul - disse:
    suelipro45@gmail.com

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns..estou com alguns projetos a serem desenvolvidos com meus alunos..e aqui obtive esclarecimentos..muito bom..


  • Jully Almeida, OMG , Rio de Janeiro - disse:
    juliaana.157@hotmail.com

    17/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!!Adorei.'¬' Ameeeiiii,me ajudou muitooo ^^ Obg ;3


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