11/06/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Conhecer as principais fontes de contaminação alimentar
Identificar alimentos que representam perigo de intoxicação alimentar
Bactérias
Sugerimos que o professor aborde o tema com as seguintes questões:
Fonte da imagem: http://vivendoleve.blogtv.uol.com.br/2009/01/05/conheca-e-previna-a-intoxicacao-alimentar Acessado em 13/05/2010
Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_UnZgC-gexbo/R7X_ua4sR8I/AAAAAAAAAqM/b12D4NU4Hqk/s1600-h/01_01_junkfood.gif. Acessado em 13/05/2010
Após essa síntese, o professor deverá propor a exibição de um vídeo que trata do assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=e8ruuIvd6vs&feature=related . Acesso em 13/05/2010
Sugerimos que esse momento da aula seja no laboratório de informática, onde os alunos possam acessar o vídeo diretamente da internet, com a possibilidade de rever para fazer os registros necessários e propostos pelo professor.
Os alunos deverão ver o vídeo todo, sem interrupções pela primeira vez.
Em seguida, deverão ler as questões para registros e discussão, propostas pelo professor.
Sugestões:
Cada grupo deverá discutir essas questões registrando suas considerações.
O professor deverá destinar um tempo para que possam voltar ao vídeo em busca de informações.
Atividade 2
A fim de retomar as discusões da aula anterior e ampliar a pesquisa realizada utilizando o vídeo, o professor deverá disponibilizar aos alunos um texto que aborde as questões mais relevantes. Solicitar, em um primeiro momento, que façam uma leitura silenciosa e individual. Em um segundo momento, cada aluno poderá fazer a leitura até um certo ponto do texto e outro dará continuidade, para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os alunos grifarem as palavras desconhecidas.
Sugestão de texto: Intoxicação alimentar - Lúcia Helena Salveti De Cicco.
Disponível em: http://www.saudevidaonline.com.br/artigo92.htm . Acesso em 13/05/2010
Síntese do texto - O texto conceitua intoxicação alimentar, apontando as causas mais comuns. Aborda os tipos de intoxicação alimentar mais comuns e detalha aquelas provocadas por salmonelas. Nesse sentido, explana a respeito dos sintomas de intoxicação e prevenção.
Atividade 3
O professor deverá encaminhar a proposta de que cada grupo de alunos sintetize tudo o que foi estudado e discutido nas duas aulas em uma produção de texto ou por meio de uma história em quadrinhos.
Nessa produção alguns aspectos deverão ser abordados, tais como:
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/salmonella_pergresp.htm Acessado em 13/05/2010
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?484 Acessado em 13/05/2010
http://vivendoleve.blogtv.uol.com.br/2009/01/05/conheca-e-previna-a-intoxicacao-alimentar Acessado em 13/05/2010
Os principais instrumentos a serem utilizados para avaliação serão o texto ou a história em quadrinhos produzidos pelos grupos de alunos/as. No entanto, a avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Nesse sentido, poderão também serem utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/02/2012
Cinco estrelasParabéns..estou com alguns projetos a serem desenvolvidos com meus alunos..e aqui obtive esclarecimentos..muito bom..
17/08/2011
Cinco estrelasParabéns!!Adorei.'¬' Ameeeiiii,me ajudou muitooo ^^ Obg ;3