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A AUDIÇÃO E O EQUILÍBRIO CORPORAL

 

02/08/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá descrever as estruturas da orelha humana e suas respectivas funções.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Professor:

Para a realização desta atividade será preciso que disponibilize para os alunos o vídeo sobre AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO que pode ser acessado pelo site:

http://www.youtube.com/watch#!v=GF2IJ0SqV2E&feature=related 

 ATIVIDADE I:

1.Professor, após os alunos assistirem ao vídeo solicite que registrem:

a. 5 estruturas da orelha humana e suas funções.

b. 2 mecanismos de proteção da orelha.

c.  2 medidas de higiene para uma audição saudável.

Faça as correções. Se for necessário, retorne  novamente ao vídeo.

Professor, o termo ouvido foi substituído, na nomenclatura nova, por orelha.

ATIVIDADE II:

Convide alguns alunos para participar desta dinâmica.

1.Retire 5 alunos interessados da sala e instrua-os a convidarem os demais colegas para uma festa que será realizada no final de semana em comemoração ao aniversário de um colega. O traje será esportivo e todos levarão um presente. A apresentação do convite será obrigatória  para participar da festa.

2. Oriente-os a fazer este convite por meio de gestos e peça-lhes que descrevam a sensação vivenciada.

3. Discuta com os alunos a importância da linguagem para o desenvolvimento social e cultural do homem.

ATIVIDADE III:

1.Conduza os alunos para um lugar bastante espaçoso.

2.Distribua cabos de vassouras para alguns alunos. Peça que girem por 2 minutos em torno do cabo de vassoura.

3.Após este tempo, peça que descrevam a sensação e tentem explicá-la.

Professor,  assista, juntamente com os alunos,  ao vídeo (Parte 3) que apresenta a orelha  interna e o equilíbrio do corpo, que pode ser acessado em:

http://www.youtube.com/watch#!v=kC2IoapWEJM&feature=related 

Discuta com os alunos a seguinte explicação:

A explicação a seguir foi extraída da Revista Ciência Hoje das Crianças, Número 193, Mês Agosto, Ano 2008:

"Para nós, que andamos sobre duas pernas, o equilíbrio – isto é, a referência que temos da posição do nosso corpo em relação ao ambiente que nos cerca – depende de informações passadas pelo apoio dos pés no chão, pela visão, por um segmento do sistema nervoso chamado cerebelo e, ainda, por estruturas da orelha interna. Os pés informam, por meio de vias nervosas específicas, se estamos adequadamente apoiados no solo. A visão permite definir nossa posição em relação ao conjunto de elementos presentes no ambiente que nos cerca. O cerebelo dá tônus, isto é, firmeza, aos músculos e coordena o equilíbrio. E, por fim, estruturas que fazem parte da nossa orelha interna também dão a sua contribuição. Se pudéssemos olhar dentro da nossa orelha interna, veríamos que os canais semicirculares se juntam em uma dilatação chamada utrículo. Além disso, perceberíamos que o interior dos canais semicirculares e do utrículo é coberto por pequenos cílios – ou seja, por pelos muito finos – e também é preenchido por um líquido em que flutuam cristais de carbonato de cálcio. Pois bem: de acordo com a posição da cabeça, esses cristais tocam os cílios dos canais semicirculares e o utrículo. A partir disso, é transmitida a informação que permite ao cerebelo interpretar a posição do corpo. Quando giramos isso faz com que o líquido que existe dentro dos canais semicirculares do utrículo acelere os movimentos dos cristais de carbonato de cálcio, que pressionam de forma desordenada os cílios, o que acaba por gerar, no cerebelo, uma perda da noção do equilíbro. Quando paramos de rodar, o líquido continua a se deslocar nos canais semicirculares.Além disso, o apoio rápido e inconstante dos pés no chão não transmitirá de modo adequado a nossa posição em relação ao solo. Para completar, não conseguiremos obter, com a visão, um ponto fixo como referência. Portanto, todos os ingredientes para uma boa tontura estarão presentes nessa brincadeira. A boa notícia é que esse tipo de desconforto passa depressa.  Mas, até que tudo volte a sua normalidade, é fundamental ter cuidado para não sofrer qualquer acidente."   

Milton Costa -  Departamento de Anatomia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Recursos Complementares

Professor, para aprofundar conhecimentos acesse o site:

http://www.youtube.com/watch#!v=Ko10YPJ4IsA&feature=related 

Avaliação

Professor:

Peça aos alunos que elaborem uma listagem de 10 informações sobre o estudo da audição e do equilíbrio. Peça que façam a listagem em forma de frases que possam explicitar o que foi por eles apreendido. Por exemplo:

1. A orelha humana divide-se em: orelha externa, orelha média e orelha interna.*

Professor:

*O termo ouvido foi substituído, na nomenclatura atual, por orelha.

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