14/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Desenvolver a noção de tempo sucessivo tomando como referência os dias da semana. Utilizar o calendário como forma de organizar no tempo, acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.
Noção de tempo e Utilização do calendário. Dias da semana.
Atividade 1 – Marcar o calendário do dia.
1º momento - Todos os dias, o professor chama as crianças (ajudante do dia) para realizar a marcação do dia no calendário. Todo o mês repõe-se o calendário (do mês). Desse modo, é importante trabalhar o calendário com as crianças. Primeiro se faz uma contextualização do calendário, as crianças procuram informação em livros, internet, e em outros meios para saber como os homens começaram a se orientar pelo calendário. Neste sentido os alunos devem:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm
Atividade 2 - Usar o calendário para marcar o aniversário das crianças da sala.
1º momento – o professor leva um calendário (ampliado) com os meses do ano e as crianças procuram seu mês e seu dia de aniversário marcando um símbolo representativo.
2 º momento – O professor e as crianças procuram um calendário para marcar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo como aula-passeio, lanches coletivos e as atividades do cronograma elaborado na aula “TEMPO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO” com o quadro das atividades que acontecem diariamente na sala. Os próprios temas estudados, podem estar sendo planejado e marcado no calendário como: hoje faremos isso, amanhã e depois mais isto.
Atividade 3 - Registrar com base no calendário, o acompanhamento diário de uma experiência.
1 º momento – o professor inicia questionando as crianças quantos dias do mês já se passaram. Outras alternativas: quantos dias faltam para as férias ou para uma festa chegar.
2º momento - acompanhar a experiência da germinação do feijão. As crianças usam o calendário para se orientar no tempo dia/mês e ano. Uma atividade interessante é a de realizar uma plantação. Cada criança poderá plantar o seu pé de feijão ou girassol. O professor poderá criar o seguinte caderno de registro:
Obs. Todos os dias as crianças registram através do desenho e da escrita, o desenvolvimento do seu feijão. Ao final podem verificar quantos dias foram precisos para que a raiz crescesse e as folhas aparecessem. Ao final, o professor poderá montar um quadro colocando a experiência completa do desenvolvimento do feijão e a quantidade de dias levados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_chin%C3%AAs
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_judaico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_chin%C3%AAs
· O professor analisa no final da aula se as crianças apresentam noção de tempo sucessivo, tomando como referência os dias da semana; se desenvolveram o habito de olhar o calendário, para verificar que dia é hoje, que dia será amanhã; se usam o calendario para marcar eventos combinados com o professor e com os colegas.. ·
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!