Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUÇÃO DO CALENDÁRIO: cada dia, um novo e diferente dia.

 

14/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a noção de tempo sucessivo tomando como referência os dias da semana. Utilizar o calendário como forma de organizar no tempo, acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de tempo e Utilização do calendário. Dias da semana.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 – Marcar o calendário do dia.

 1º momento -  Todos os dias, o professor chama as crianças (ajudante do dia) para realizar a marcação do dia no calendário. Todo o mês repõe-se o calendário (do mês). Desse modo, é importante trabalhar o calendário com as crianças. Primeiro se faz uma contextualização do calendário, as crianças procuram informação em livros, internet, e em outros meios para saber como os homens começaram a se orientar pelo calendário. Neste sentido os alunos devem:

  • procurar a origem do nome calendário   destacar as características essenciais do conceito de calendário,
  • procurar imagens e história dos calendários antigos.   
  • procurar a origem do nosso calendário. Assim, os alunos criam uma linha do tempo marcando os calendários que deram origem ao nosso.  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm    

  Atividade 2 -  Usar o calendário para marcar o aniversário das crianças da sala.

  1º momento – o professor leva um calendário  (ampliado) com os meses do ano e as crianças procuram seu mês e seu dia de aniversário marcando um símbolo representativo.

 

http://1.bp.blogspot.com/_t5d_ti2CGsQ/SwKeWFOU8SI/AAAAAAAABjo/UUyGqN8K3WI/s1600/chiara+molduras-+calend%C3%A1rio+2010.jpg    

 2 º momento –  O professor e as crianças procuram um calendário para marcar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo como aula-passeio, lanches coletivos e as atividades do cronograma elaborado na aula “TEMPO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO” com o quadro das atividades que acontecem diariamente na sala. Os  próprios temas estudados, podem estar sendo planejado e marcado no calendário como: hoje faremos isso, amanhã e depois mais isto.  

 Atividade 3 -  Registrar com base no calendário, o acompanhamento diário de uma experiência.

  1 º momento – o professor inicia questionando as crianças quantos dias do mês já se passaram. Outras alternativas:  quantos dias faltam para as férias ou para uma festa chegar.   

2º momento - acompanhar a experiência da germinação do feijão. As crianças usam o calendário para se orientar no tempo dia/mês e ano. Uma atividade interessante é a de realizar uma plantação. Cada criança poderá plantar o seu pé de feijão ou girassol. O professor poderá criar o seguinte caderno de registro:                                  

 Obs. Todos os dias as crianças registram através do desenho e da escrita, o desenvolvimento do seu feijão.  Ao final podem verificar quantos dias foram precisos para que a raiz crescesse e as folhas aparecessem. Ao final, o professor poderá montar um quadro colocando a experiência completa do desenvolvimento do feijão e a quantidade de dias levados.   

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_chin%C3%AAs 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_judaico 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_chin%C3%AAs 

Avaliação

·      O professor analisa no final da aula se as crianças apresentam  noção de tempo sucessivo,  tomando como referência os dias da semana; se desenvolveram o habito de olhar o calendário, para verificar que dia é hoje, que dia será amanhã; se usam o calendario para marcar eventos combinados  com o professor e com os colegas.. ·         

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.