17/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Dança: fazer, apreciar, contextualizar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira.
Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda.
Os alunos já deverão ter construído uma base inicial a respeito da Capoeira, ou seja, devem compreender a dinâmica da música (palmas e coro), devem conseguir realizar um jogo simples com ginga, movimentos básicos de ataque (meia lua de frente e armada), movimentos básicos de defesa (cocorinha e esquiva baixa lateral) e formas de entrada e saída da roda.
O samba de roda tem raízes comuns com a capoeira e não são raras as ocasiões em que uma roda de capoeira se encerra com um samba de roda. Dessa forma, a presente aula cabe tanto dentro de um projeto de danças quanto no encerramento de um projeto de capoeira, pois ela está diretamente ligada a essa manifestação cultural.
Duração: aproximadamente 30 min
O professor deverá iniciar a aula perguntando para seus alunos se eles sabem o que é o samba de roda. Ele então apresenta para seus alunos a seguintes imagens de samba de roda e pede que eles digam o que conseguem perceber a partir delas.
http://4.bp.blogspot.com/_S-xwfdoXog0/SrLYIgJJDPI/AAAAAAAAAEs/Bnb5bmILNHE/s320/samba+de+roda+221b.jpg acesso em maio de 2010
Fonte: http://lh5.ggpht.com/_-QgW9AgrR7I/Shbi112z53I/AAAAAAAACe8/mJgWa2VCv6c/samba-de-roda-stand-de-Laur_000_thumb%5B4%5D.jpg acesso em maio de 2010.
O professor pode fazer algumas perguntas para nortear a percepção dos alunos, mas é sempre interessante esperar que eles manifestem suas opiniões a partir da observação sem interferências.
O professor deverá apresentar para seus alunos os vídeos abaixo. O primeiro é um documentário dos ritmos do recôncavo baiano que apresenta a forma tradicional do samba de roda. Já o segundo mostra um samba de roda feito logo após uma roda de capoeira angola, da forma como ele mais se apresenta na atualidade.
http://www.youtube.com/watch?v=EfSPeuo_CdU&feature=related acesso em maio de 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=IIQTVe8ZFeE&feature=related acesso em maio de 2010.
O professor deverá chamar atenção para a brincadeira que acontece no samba de roda. Para se entrar na roda, é preciso que quem está dançando no centro saia e cada um cria sua própria maneira de tirar o dançarino do centro, seja com um leve empurrão, seja roubando o par de quem está dançando, ou até mesmo, com pequeno esbarrão de quadril.
Aproximadamente: Duração: 20 min
O professor deve falar para seus alunos que, nas músicas do samba de roda, sempre tem um puxador - aquele que canta a parte principal e o coro – cantado por todos. Todos cantam e batem palmas no ritmo da música. .
Em seguida, o professor passa para seus alunos o vídeo abaixo, com 4 músicas de samba de roda. Nele aparecem as letras das músicas, ao mesmo tempo em que elas são cantadas. O professor deve pedir que todos acompanhem a música com palmas e que cantem na hora do coro.
http://www.youtube.com/watch?v=24G5hiF71UM acesso em maio de 2010
Música 1
Puxador: Na praia da amaralina tem dois camarão na areia Camarão tava sentado falando da vida alheia
Coro: Na praia da amaralina tem dois camarão na areia Camarão tava sentado falando da vida alheia
Puxador: Na praia da amaralina tem dois camarão sentado Falando da vida alheia e camarão malvado
Coro:Na praia da amaralina tem dois camarão sentado Falando da vida alheia e camarão malvado
Música 2
Puxador: Vovó não quer casca de coco no terreiro o Maria Me faz lembrar do tempo de cativeiro
Coro: Vovó não quer casca de coco no terreiro o Maria Me faz lembrar do tempo de cativeiro
Música 3
Puxador: Seu guarda civil não quer a roupa no quarador
Coro: Seu guarda civil não quer a roupa no quarador
Puxador: Meu Deus onde vou quarar, quarar minha roupa
Coro: Meu Deus onde vou quarar, quarar minha roupa
Música 4
Puxador: Samba Lelê ta doente Ta com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava É de umas boas palmadas (É de uma boa lambada)
Samba, samba, samba,
Coro: ô Lelê
Puxador: Samba, samba, samba,
Coro: ô Lalá
Puxador: Samba, samba, samba,
Coro: ô Lelê Puxador: Pisa na barra da saia, Coro: ô Lalá
O professor agora deverá apresentar para seus alunos o vídeo abaixo, onde aparecem várias crianças dançando e brincando no samba de roda, tendo como fundo as músicas que os alunos acabaram de conhecer. Novamente, o professor deve pedir que todos cantem e batam palmas durante o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=gToRttDS670 acesso em maio de 2010
Duração: aproximadamente – 20 min
Com os alunos em roda, o professor deverá desempenhar o papel do puxador, enquanto os alunos respondem e batem palmas. Os alunos deverão brincar de samba de roda, dançando da forma como queiram na roda, mas, sempre mantendo 2 integrantes no centro, criando formas diferentes e divertidas de “roubar” o par do outro. O professor deve ressaltar que faz parte do jogo “ser roubado”, ou seja, facilitar a ação do colega que está de fora da roda e não simplesmente dificultar ou impedir sua ação. Outra questão relevante é que todos devem ter um tempo mínimo de dançar na roda, por isso, não é interessante retirar o colega que acabou de entrar na roda.
Duração: aproximadamente – 20 min
O professor deverá pedir que seus alunos tentem se lembrar da capoeira e perceber quais são as suas semelhanças com o samba de roda. Onde acontecem as duas manifestações? Quantas pessoas jogam/ dançam ao mesmo tempo? Como é a dinâmica do canto? Como são os instrumentos? Como são os movimentos? Como acontece a entrada/ saída da roda? A partir das respostas, os alunos deverãoconstruir um quadro comparativo entre as duas modalidades, com suas características. Abaixo um exemplo:
|
CAPOEIRA |
SAMBA DE RODA |
Espaço onde acontece |
Roda |
Roda |
Nº de pessoas que jogam |
2 |
2 |
Dinâmica do canto |
Puxador canta e o Coro responde. |
Puxador canta e o Coro responde. |
Movimentos |
Ataque, defesa, deslocamento e floreios |
Dança e floreios |
Instrumentos |
Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô. |
Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô, violão(opcional) |
Entrada e saída da roda |
Acontece ao pé do Berimbau, ou no meio da roda quando o jogo é “comprado”. |
Acontece ao pé do puxador, ou no meio da roda quando o jogo é “comprado”. |
Abaixo Links com mais informações sobre o samba de roda e sua relação com a capoeira. http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dancacorpo/Cintia%20Paula%20Lopez%20e%20Gabriela%20Cavalcante%20-%20Samba%20no%20Jogo%20e%20Ginga%20na%20Roda.pdf acesso em maio de 2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_de_roda
acesso em maio de 2010.
Duração: aproximadamente – 10min
Com a turma em roda, o professor deve conversar com seus alunos a respeito das experiências da aula. Quais as diferenças e semelhanças que eles percebem entre as duas manifestações? Como foi dançar e brincar no centro da roda enquanto todos cantam e batem palmas ao redor? Foi mais fácil ou mais difícil que a experiência da capoeira? Por quê? Foi mais ou menos prazeroso? Qual atividade gerou mais tensão? Por quê?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2014
Cinco estrelasnosso grupo enriquceu muito mais com a cultura da capoeira!!