Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entre o samba e a capoeira, tudo na roda

 

17/06/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Dança: fazer, apreciar, contextualizar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira.  

 Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda.  

Duração das atividades
2 AULAS DE 50 MIN
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter construído uma base inicial a respeito da Capoeira, ou seja, devem compreender a dinâmica da música (palmas e coro), devem conseguir realizar um jogo simples com ginga, movimentos básicos de ataque (meia lua de frente e armada), movimentos básicos de defesa (cocorinha e esquiva baixa lateral) e formas de entrada e saída da roda.

Estratégias e recursos da aula

O samba de roda tem raízes comuns com a capoeira e não são raras as ocasiões em que uma roda de capoeira se encerra com um samba de roda. Dessa forma, a presente aula cabe tanto dentro de um projeto de danças quanto no encerramento de um projeto de capoeira, pois ela está diretamente ligada a essa manifestação cultural.     

Atividade I: O que é samba de roda?

Duração: aproximadamente 30 min   

O professor deverá iniciar a aula perguntando para seus alunos se eles sabem o que é o samba de roda. Ele então apresenta para seus alunos a seguintes imagens de samba de roda e pede que eles digam o que conseguem perceber a partir delas.  

http://4.bp.blogspot.com/_S-xwfdoXog0/SrLYIgJJDPI/AAAAAAAAAEs/Bnb5bmILNHE/s320/samba+de+roda+221b.jpg acesso em maio de 2010  

Fonte: http://lh5.ggpht.com/_-QgW9AgrR7I/Shbi112z53I/AAAAAAAACe8/mJgWa2VCv6c/samba-de-roda-stand-de-Laur_000_thumb%5B4%5D.jpg acesso em maio de 2010.    

O professor pode fazer algumas perguntas para nortear a percepção dos alunos, mas é sempre interessante esperar que eles manifestem suas opiniões a partir da observação sem interferências.   

O professor deverá apresentar para seus alunos os vídeos abaixo. O primeiro é um documentário dos ritmos do recôncavo baiano que apresenta a forma tradicional do samba de roda. Já o segundo mostra um samba de roda feito logo após uma roda de capoeira angola, da forma como ele mais se apresenta na atualidade.  

 http://www.youtube.com/watch?v=EfSPeuo_CdU&feature=related acesso em maio de 2010.    

http://www.youtube.com/watch?v=IIQTVe8ZFeE&feature=related acesso em maio de 2010.    

O professor deverá chamar atenção para a brincadeira que acontece no samba de roda. Para se entrar na roda, é preciso que quem está dançando no centro saia e cada um cria sua própria maneira de tirar o dançarino do centro, seja com um leve empurrão, seja roubando o par de quem está dançando, ou até mesmo, com pequeno esbarrão de quadril.  

Atividade II: Conhecendo músicas do samba de roda

Aproximadamente: Duração: 20 min   

O professor deve falar para seus alunos que, nas músicas do samba de roda, sempre tem um puxador - aquele que canta a parte principal e o coro – cantado por todos. Todos cantam e batem palmas no ritmo da música. .   

Em seguida, o professor passa para seus alunos o vídeo abaixo, com 4 músicas de samba de roda. Nele aparecem as letras das músicas, ao mesmo tempo em que elas são cantadas. O professor deve pedir que todos acompanhem a música com palmas e que cantem na hora do coro.

http://www.youtube.com/watch?v=24G5hiF71UM acesso em maio de 2010  

Música 1

Puxador: Na praia da amaralina tem dois camarão na areia                Camarão tava sentado falando da vida alheia

Coro: Na praia da amaralina tem dois camarão na areia           Camarão tava sentado falando da vida alheia

Puxador: Na praia da amaralina tem dois camarão sentado                Falando da vida alheia e camarão malvado

Coro:Na praia da amaralina tem dois camarão sentado            Falando da vida alheia e camarão malvado

Música 2

Puxador: Vovó não quer casca de coco no terreiro o Maria                 Me faz lembrar do tempo de cativeiro

Coro: Vovó não quer casca de coco no terreiro o Maria           Me faz lembrar do tempo de cativeiro   

Música 3

Puxador: Seu guarda civil não quer a roupa no quarador  

Coro: Seu guarda civil não quer a roupa no quarador

Puxador: Meu Deus onde vou quarar, quarar minha roupa

Coro: Meu Deus onde vou quarar, quarar minha roupa

Música 4

Puxador: Samba Lelê ta doente                Ta com a cabeça quebrada                

Samba Lelê precisava                É de umas boas palmadas (É de uma boa lambada)               

 Samba, samba, samba,

Coro: ô Lelê

Puxador: Samba, samba, samba,

Coro: ô Lalá

Puxador: Samba, samba, samba,

Coro: ô Lelê Puxador: Pisa na barra da saia, Coro: ô Lalá

O professor agora deverá apresentar para seus alunos o vídeo abaixo, onde aparecem várias crianças dançando e brincando no samba de roda, tendo como fundo as músicas que os alunos acabaram de conhecer. Novamente, o professor deve pedir que todos cantem e batam palmas durante o vídeo.  

http://www.youtube.com/watch?v=gToRttDS670 acesso em maio de 2010 

Atividade III: Experimentando o samba de roda.

Duração: aproximadamente – 20 min   

Com os alunos em roda, o professor deverá desempenhar o papel do puxador, enquanto os alunos respondem e batem palmas. Os alunos deverão brincar de samba de roda, dançando da forma como queiram na roda, mas, sempre mantendo 2 integrantes no centro, criando formas diferentes e divertidas de “roubar” o par do outro. O professor deve ressaltar que faz parte do jogo “ser roubado”, ou seja, facilitar a ação do colega que está de fora da roda e não simplesmente dificultar ou impedir sua ação. Outra questão relevante é que todos devem ter um tempo mínimo de dançar na roda, por isso, não é interessante retirar o colega que acabou de entrar na roda.          

Atividade IV: Semelhanças e diferenças entre o samba de roda e a capoeira.

Duração: aproximadamente – 20 min   

O professor deverá pedir que seus alunos tentem se lembrar da capoeira e perceber quais são as suas semelhanças  com o samba de roda. Onde acontecem as duas manifestações? Quantas pessoas jogam/ dançam ao mesmo tempo? Como é a dinâmica do canto? Como são os instrumentos? Como são os movimentos? Como acontece a entrada/ saída da roda? A partir das respostas, os alunos deverãoconstruir um quadro comparativo entre as duas modalidades, com suas características. Abaixo um exemplo:

CAPOEIRA

SAMBA DE RODA

Espaço onde acontece

Roda

Roda

Nº de pessoas que jogam

2

2

Dinâmica do canto

Puxador canta e o Coro responde.

Puxador canta e o Coro responde.

Movimentos

Ataque, defesa, deslocamento e floreios

Dança e floreios

Instrumentos

Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô.

Berimbau, atabaque, pandeiro, agogô, violão(opcional)

Entrada e saída da roda

Acontece ao pé do Berimbau, ou no meio da roda quando o jogo é “comprado”.

Acontece ao pé do puxador, ou no meio da roda quando o jogo é “comprado”.

Recursos Complementares

Abaixo Links com mais informações sobre o samba de roda e sua relação com a capoeira.     http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/dancacorpo/Cintia%20Paula%20Lopez%20e%20Gabriela%20Cavalcante%20-%20Samba%20no%20Jogo%20e%20Ginga%20na%20Roda.pdf acesso em maio de 2010    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_de_roda 

 acesso em maio de 2010.

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min

Com a turma em roda, o professor deve conversar com seus alunos a respeito das experiências da aula. Quais as diferenças e semelhanças que eles percebem entre as duas manifestações? Como foi dançar e brincar no centro da roda enquanto todos cantam e batem palmas ao redor? Foi mais fácil ou mais difícil que a experiência da capoeira? Por quê? Foi mais ou menos prazeroso? Qual atividade gerou mais tensão? Por quê?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andalécio, equlibrio grupo de capoeira , São Paulo - disse:
    andalecioandre@gmail.com

    24/08/2014

    Cinco estrelas

    nosso grupo enriquceu muito mais com a cultura da capoeira!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.