Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Apropriando-se do alfabeto através dos jogos”.

 

24/06/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar o alfabeto móvel através de um bingo de letrinhas;
  • Aproximar as crianças da linguagem escrita;
  • Apreender a ordem e disposição alfabética;
  • Diferenciar as letrinhas e os sons que estas produzem em algumas palavras;
  • Interessar-se pela escrita destas letras e até por formar algumas palavras.
Duração das atividades
2 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Fábrica de jogos

Os jogos proporcionam desafio e prazer, são excelentes atividades de troca que visam explorar regras, construção de conhecimento e partilha de resultados. Para esta aula, propõe-se uma construção de jogos que serão explorados pelas crianças. Para isto:

  1. Crie um espaço na sala para a fábrica de jogos;  
  2. Disponibilize o material para a confecção dos jogos;
  3. Cada jogo deverá ser confeccionado separadamente;
  4. Divida as crianças em dois grupos;

1ª sugestão: Na trilha do alfabeto

Materiais:

 26 tiras de papelão;

Tinta guache;

1 caixa de papelão para a confecção do dado;

1 alfabeto móvel;

Tampinhas;

Modo de fazer:

Primeiramente, peça para as crianças pintarem as tiras de papelão com diferentes cores. Enquanto as tiras secam, peça as crianças para pintarem a caixa de papelão para confeccionarem o dado. Terminada a pintura do dado, solicite às crianças que façam uma colagem das tiras de papelão, unindo-as até formar um pequeno caminho. Enfim peça para as crianças colarem tampinhas nos dados para a representação dos numerais. O alfabeto móvel deverá ser onferido para ver se constam as 26 letrinhas do alfabeto.

2ª sugestão: Bingo de letrinhas

Materiais:

1 alfabeto móvel;

Tirinhas de cartolina para a escrita dos nomes;

Modo de fazer:

Solicite que cada criança escreva individualmente seu nome nas tirinhas de papelão. Posteriormente, peça para conferirem o alfabeto móvel.

2º Momento: Vamos experimentar – Hora da brincadeira!

Jogo 1: Na trilha do alfabeto

  1. Divida as crianças em duplas;  
  2. Solicite que elas decidam a ordem da jogada através de um dado (quem “tirar” o número maior iniciará a atividade);
  3. À medida que as crianças forem percorrendo a trilha deverão fixar uma letrinha do alfabeto e dizer uma palavra que corresponda a esta letrinha, começando com a letra “A” e assim sucessivamente. Por exemplo, a criança que iniciar a brincadeira procura num cesto de cheio de letrinhas a primeira letra do alfabeto (A), ela deverá fixá-la na trilha e dizer uma palavra que inicia com esta letra. A próxima dupla procura no cesto a letra “B”, fixa a letra na trilha e diz uma palavra que inicia com “B”, etc.  

Jogo 2: Bingo de letrinhas

  1. Entregue uma cartela para cada criança. Esta cartela deverá conter os nomes escritos nas fichas digitados em "arial 16";
  2. Fixe os nomes confeccionados na fábrica de jogos no quadro, para facilitar conferência;
  3. Reserve um cesto com um alfabeto móvel;
  4. Gire o cesto e sorteie uma letrinha;  
  5. As crianças que tiverem a letrinha sorteada deverão preenchê-las ou pintá-las;
  6. Quem conseguir terminar primeiro de preencher ou pintar apenas um nome da cartela é vencedor.  

3º Momento: Loja de jogos

Crie uma loja de brinquedos na sala. A proposta é que as crianças possam trocar estes jogos entre si e com outras crianças de outras salas.

Recursos Complementares

Para esta aula, não utilizou-se de recursos complementares.

Avaliação

É preciso escolher jogos adequados para as experiências que deseja-se valorizar. No caso desta aula, optamos pelo contato com as letras, para aquisição da leitura e escrita. Essas atividades proporcionam o aprendizado através da brincadeira. É preciso, portanto, observar como as crianças se comportam e registrar tudo. Só assim sabe se determinado jogo é desafiador para todos.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.