24/06/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Fábrica de jogos
Os jogos proporcionam desafio e prazer, são excelentes atividades de troca que visam explorar regras, construção de conhecimento e partilha de resultados. Para esta aula, propõe-se uma construção de jogos que serão explorados pelas crianças. Para isto:
1ª sugestão: Na trilha do alfabeto
Materiais:
26 tiras de papelão;
Tinta guache;
1 caixa de papelão para a confecção do dado;
1 alfabeto móvel;
Tampinhas;
Modo de fazer:
Primeiramente, peça para as crianças pintarem as tiras de papelão com diferentes cores. Enquanto as tiras secam, peça as crianças para pintarem a caixa de papelão para confeccionarem o dado. Terminada a pintura do dado, solicite às crianças que façam uma colagem das tiras de papelão, unindo-as até formar um pequeno caminho. Enfim peça para as crianças colarem tampinhas nos dados para a representação dos numerais. O alfabeto móvel deverá ser onferido para ver se constam as 26 letrinhas do alfabeto.
2ª sugestão: Bingo de letrinhas
Materiais:
1 alfabeto móvel;
Tirinhas de cartolina para a escrita dos nomes;
Modo de fazer:
Solicite que cada criança escreva individualmente seu nome nas tirinhas de papelão. Posteriormente, peça para conferirem o alfabeto móvel.
2º Momento: Vamos experimentar – Hora da brincadeira!
Jogo 1: Na trilha do alfabeto
Jogo 2: Bingo de letrinhas
3º Momento: Loja de jogos
Crie uma loja de brinquedos na sala. A proposta é que as crianças possam trocar estes jogos entre si e com outras crianças de outras salas.
Para esta aula, não utilizou-se de recursos complementares.
É preciso escolher jogos adequados para as experiências que deseja-se valorizar. No caso desta aula, optamos pelo contato com as letras, para aquisição da leitura e escrita. Essas atividades proporcionam o aprendizado através da brincadeira. É preciso, portanto, observar como as crianças se comportam e registrar tudo. Só assim sabe se determinado jogo é desafiador para todos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!