Início do Conteúdo
Brincando com as regras
23/06/2010
Autor e Coautor(es)
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino |
Componente Curricular |
Tema |
Educação Infantil |
Movimento |
Expressividade |
Educação Infantil |
Linguagem oral e escrita |
Falar e escutar |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Encarar vitórias e derrotas com tranquilidade;
- Compreender que viver em sociedade é conviver com regras o tempo todo;
- Demonstrar que as restrições também podem fazer parte dos desafios;
- Assimilar questões como cooperação, limitação, adequação e competição.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor poderá fazer uso de exemplos de ações humanas que são orientadas por normas, regras e leis. Pode-se inclusive começar pela escola ou pela família. Em ambas, abordam-se as regras que são destinadas às crianças levando a compreender a razão de sua existência. Apresentar também o que são essas regras, normas e leis, por quem são criadas e por que a necessidade delas.
Estratégias e recursos da aula
1º momento: Jogando com regras
- Nesse momento será oferecido às crianças jogos que utilizam regras.
- De início, o jogo sugerido é o dominó;
- É importante, uma boa preparação das crianças e do ambiente antes de iniciar as partidas.
- No primeiro momento a partida será coletiva.
- Fazendo uso de um dominó com peças especiais, maiores, que podem ser construídas em E.V.A ou papelão, cada criança será orientada a colocar a sua peça em alguma das pontas. Esse se configura a iniciação às regras do jogo;
- Após essa partida coletiva, o professor pode dividir a turma em grupo de quatro crianças.
- Nesse momento a intenção é de propiciar à criança o sentimento de integrante e participante do grupo;
- Depois pode-se dividir os grupos em duplas a fim de treinar as regras e de oferecer prática no jogo;
- Nesse momento a intenção é oferecer interação entre a criança, o grupo e o jogo.
2º momento: apresentando outros jogos
- Agora, é importante apresentar outros jogos com regras diferentes e objetivos diferentes;
- Com esse momento procura-se demonstrar às crianças a questão do vencer e do perder na perspectiva da instabilidade dessa condição, ou seja, algumas podem vencer no dominó, outras no jogo da memória, e assim, a habilidade e a sorte ficam condicionadas às características do jogo e não inerentes à criança;
- O jogo da memória é uma boa alternativa e desenvolve na criança o pensamento espacial, além de favorecer o conhecimento quantitativo matemático;
- É importante que todos os jogos apresentados sejam jogados por todas as crianças.
- No entanto, a afinidade e a predileção por um ou outro será certa.
- De fato, o gosto por um jogo e a repulsa por outros é uma opção da criança, mas que deve ser caracterizada pela personalidade da criança e não pela falta de oportunidade;
3º momento: organizando um torneio
- Nesse momento, a sala será preparada com todos os jogos conhecidos pelas crianças.
- Pode-se pensar em espaços organizados com os materiais, onde as crianças optarão pelo seu favorito;
- A intenção não é uma competição no sentido estrito, e sim, na perspectiva amistosa.
- Assim, não serão ressaltados os vencedores;
- Nesse torneio os competidores serão os jogos e não os jogadores.
- Ao final do torneio as crianças indicarão aqueles jogos de que mais gostaram.
4º momento: Cooperação na hora de jogar
- Muitos jogos podem são baseados na cooperação.
- É o caso dos jogos em equipes. Os mais conhecidos são o futebol, o voleibol, o basquete entre outros;
- Há ainda alguns jogos que ressaltam o alcance ao objetivo e secundarizam a questão da competição.
- Esses jogos são importantes, pois equilibram o vencer, o perder e o participar;
- Quando o jogo tem como característica a competição pessoal pode-se pensar em duplas, por exemplo;
- Provavelmente algumas crianças demonstrarão habilidades em participar de determinados jogos, por isso, a revanche não é interessante. Ao contrário, pode-se propor uma nova partida em outro jogo;
- Nem toda competição é negativa. O fato de competir favorece se trabalhado conscientemente, o desenvolvimento de estratégias, de esquemas mentais e a superação de desafios; A cooperação pode ser atribuída a jogos como o GATO E O RATO.
5º momento: um outro jogo
- Por fim, sabe-se que existem jogos de regras simples e complexas. O importante é sempre se antecipar ao conhecimento da criança dentro de sua capacidade. Assim, é importante apresentar novos jogos que demandam o raciocínio e a participação coletiva. Os jogos se caracterizam também como instrumento de familiarização da linguagem matemática. Outros jogos, de execução pessoal também são interessantes. Podem garantir o envolvimento individual e a superação de desafios. Exemplos: quebra-cabeça e sua versão oriental o tangran.
Recursos Complementares
- confecção dos peças do dominó: papelão, E.V.A,
- canetas de cor ou tinta;
- jogos diversos.
Avaliação
A avaliação procederá mediante a anotação das ações das crianças diariamente até o fim da atividade. É importante que a avaliação dessas ações relacionadas à prática do professor seja durante o processo e, que possíveis intervenções ocorram simultaneamente às aulas. Assim, o que se pretende é a adequação da ação docente frente aos desafios emergentes do desenvolvimento da atividade.
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Opiniões
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
CRÉDITOS AOS ILUSTRADORES DOS ÍCONES
Foi detectado que você está utilizando um navegador muito antigo, o que pode acarretar em problemas na visualização e navegação deste site.
Por favor, atualize a versão do seu navegador para entrar no portal.