18/06/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno poderá rever os conceitos por ele apropriados no estudo dos Órgãos dos Sentidos.
Estudo dos órgãos dos sentidos: aspectos da anatomia e fisiologia
I.MATERIAL: baralho ( para até 4 participantes)
Instruções para a confecção do baralho:
CARTAS DO BARALHO:
TATO |
A PELE É O RECEPTOR EXTERNO |
AS FIBRAS SENSITIVAS CONDUZEM OS ESTÍMULOS TÁTEIS |
O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO |
GUSTAÇÃO |
A LÍNGUA É O RECEPTOR EXTERNO |
POR MEIO DELE PERCEBEMOS 4 SABORES BÁSICOS |
O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO |
OLFATO |
A MUCOSA NASAL É O RECEPTOR EXTERNO |
O NERVO OLFATÓRIO CONDUZ O ESTÍMULO
|
O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO |
AUDIÇÃO |
O PAVILHÃO AUDITIVO É O RECEPTOR EXTERNO |
ORELHA EXTERNA, MÉDIA E INTERNA |
O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO |
VISÃO |
O OLHO É O RECEPTOR EXTERNO |
O NERVO ÓTICO CONDUZ O ESTÍMULO LUMINOSO |
O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO |
SENSAÇÕES TÁTEIS |
DOR E PRESSÃO
|
CALOR |
FRIO |
PELOS NASAIS |
UMEDECEM O AR
|
FILTRAM O AR |
AQUECEM O AR |
DOENÇAS DA VISÃO |
ASTIGMATISMO |
MIOPIA
|
HIPERMETROPIA |
OSSINHOS DA ORELHA |
BIGORNA |
ESTRIBO
|
MARTELO |
MEMBRANAS DOS OLHOS |
CÓRNEA |
RETINA
|
ESCLERÓTICA |
PROTEÇÃO DOS OLHOS |
CÍLIOS |
SOBRANCELHA
|
PÁLPEBRAS |
II.PARTICIPANTES: até 4 jogadores
III.CAIXETA DOS SENTIDOS:
Instruções para o jogo:
1.As cartas contêm informações sobre órgãos dos sentidos.
2.Cada carta vincula-se a outras 3.
3.Para iniciar a rodada é escolhido um jogador que deverá embaralhar as cartas e distribuí-las aos demais, começando pelo jogador à sua esquerda.
4.Na próxima rodada, quem distribuirá as cartas será o jogador à esquerda de quem foi o último a distribuí-las. Quem distribui as cartas é sempre o último jogador da rodada.
5. São distribuídas 9 cartas para cada jogador. O restante das cartas é empilhado com as informações voltadas para a mesa constituindo o monte.
6. O jogador (à esquerda de quem distribuiu as cartas) é o primeiro a jogar. Ele compra uma carta do monte, analisa se a carta lhe serve e, em seguida, descarta uma carta. As cartas descartadas são empilhadas com as informações voltadas para os jogadores e constituem o morto.Cada jogador deverá ficar sempre com 9 cartas nas mãos.
7. O próximo jogador (à esquerda do último jogador) pode comprar uma carta do monte ou pode pegar a última carta descartada do morto. Após analisar se ela serve ou não, terá que descartar uma carta. Este procedimento é para todos os jogadores.
8. Há 2 formas de ganhar a rodada:
* Ganha quem conseguir formar três trincas: 3 cartas. Neste caso, o jogador bate com as nove e marca 1 ponto. Por exemplo: Um jogador tem em mãos: 3 cartas sobre tato, 3 cartas sobre visão, 2 cartas sobre proteção dos olhos, 1 carta sobre audição. Se alguém descartar uma carta sobre proteção dos olhos, mesmo que não seja a sua vez de jogar, ele deverá dizer: bati com as nove porque com esta carta ele completa 3 cartas sobre proteção dos olhos e forma 3 trincas. O mesmo ocorre se este jogador estiver na sua vez de jogar e comprar uma carta que seja sobre proteção dos olhos.
** Ganha quem conseguir formar 2 trincas e 1 quadra. Neste caso, o jogador bate com as dez e marca 2 pontos. Por exemplo: Um jogador tem em mãos 3 trincas: 3 cartas sobre tato, 3 cartas sobre visão, 3 cartas sobre proteção dos olhos. Se outro jogador descartar uma carta que seja a quarta informação de qualquer uma destas, ainda que não seja a sua vez de jogar, ele deverá dizer: bati com as dez porque formará 2 trincas e 1 quadra. Também baterá com as dez se na sua vez de jogar, ele comprar uma carta do monte que seja a quarta informação de qualquer uma das cartas que ele tem no seu jogo.
9. O vencedor é o jogador que fizer o maior número de pontos em 5 rodadas.
ATIVIDADE II:
MÍMICA: (sugestão de atividade a partir da CAIXETA DOS SENTIDOS)
1.Dividir a sala em 2 grupos.
2.Cada grupo elege alunos que farão mímicas.
3.O professor sorteia 6 cartas para cada grupo, sem que os grupos saibam quais são as suas.
4.O representante do primeiro grupo aproxima-se do professor que lhe mostra a carta com o nome da doença.
5.Cabe ao aluno traduzir, por meio de mímica, as informações sobre esta carta.
6.Os demais colegas do seu grupo terão 2 minutos para descobrirem o nome da doença.
7.Se o grupo não conseguir o outro grupo terá a sua chance de descobrir e pontuar.
8. Encerrada a rodada iniciam-se os mesmos procedimentos para o segundo grupo. Os grupos participam alternadamente.
9.Vence o grupo que fizer maior número de pontos.
ATIVIDADE III:
Professor disponibilize o vídeo OS CINCO SENTIDOS que pode ser acessado pelo site: http://www.youtube.com/watch#!v=fpn_Yy1kLBQ&feature=related
e faça um resumo sobre cada sentido apresentado no vídeo.
Sugestão de sites sobre Órgãos dos sentidos:
http://www.youtube.com/watch#!v=Y7Ie2AhC-Pc&feature=related
1.O professor entrega uma folha em branco aos alunos e solicita-lhes que nela coloquem seus nomes.
2.O professor apresenta aos alunos uma carta da CAIXETA DOS SENTIDOS e solicita-lhes que redijam 4 informações sobre a mesma.
3.Depois as folhas são recolhidas e misturadas.
4.Novamente elas são entregues aleatoriamente aos alunos para que, neste momento, façam as correções. O aluno que fará a correção também se identificará. Assim, nesta atividade estarão registrados o nome do aluno que respondeu e o nome do aluno que corrigiu.
5.Uma vez corrigidas as questões, as folhas são entregues aos alunos que responderam as questões para que verifiquem a correção.
6.O professor poderá valorizar a resposta ou a resposta e a correção.
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