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REVENDO OS SENTIDOS: BRINCANDO E APRENDENDO

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá rever os conceitos por ele apropriados no estudo dos Órgãos dos Sentidos.

Duração das atividades
01 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo dos órgãos dos sentidos: aspectos da anatomia e fisiologia

Estratégias e recursos da aula

I.MATERIAL:  baralho  ( para até 4 participantes)

Instruções para a confecção do baralho:

  1. O professor inicialmente define a dimensão das cartas (sugestão: 10 cm x 8cm) e quantos baralhos serão confeccionados.  
  2.  É necessário fazer uma cópia ampliada do baralho (sugerido abaixo) que será colada numa folha de papel cartão.
  3. Em seguida, as cartas serão recortadas. Obs: É importante plastificar o material para uma maior durabilidade.        
  4. O professor poderá tornar este material didático mais sofisticado, por exemplo: alterando a  formatação da digitação, colocando moldura nas cartas, escolhendo outro material para construir as cartas, utilizando impressão colorida, etc.
  5. Algumas sugestões para o professor:  Os próprios alunos podem se responsabilizar pela confecção do baralho. A sugestão é que o professor de arte educação seja convidado a auxiliar na produção do material: reaproveitando materiais que a escola disponibiliza, empregando técnicas para compor as cartas (mosaico, xilogravura, desenhos, entre outros), técnicas para impermeabilizar as cartas, etc..O aluno poderá doar à escola o baralho confeccionado e, neste caso, a produção deste material didático beneficia professores e alunos. O aluno também poderá ficar com o material e, neste caso, poderá estender o jogo aos seus familiares, o que constitui oportunidade de divertimento e instrução para todos. Obs: Os professores em conjunto deverão definir previamente qual será a posição adotada.

CARTAS DO BARALHO:

TATO

A  PELE É O RECEPTOR EXTERNO

AS FIBRAS SENSITIVAS CONDUZEM  OS ESTÍMULOS TÁTEIS

O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO

GUSTAÇÃO

A LÍNGUA É O RECEPTOR EXTERNO

POR MEIO DELE PERCEBEMOS 4 SABORES BÁSICOS

O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO

OLFATO

A MUCOSA NASAL É O RECEPTOR EXTERNO

O NERVO OLFATÓRIO CONDUZ O ESTÍMULO

O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO

AUDIÇÃO

 O PAVILHÃO AUDITIVO É O RECEPTOR EXTERNO

ORELHA EXTERNA, MÉDIA E INTERNA

O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO

VISÃO

O OLHO É O RECEPTOR EXTERNO

O NERVO ÓTICO CONDUZ O ESTÍMULO LUMINOSO

O CÉREBRO É O RECEPTOR INTERNO

SENSAÇÕES TÁTEIS

DOR E PRESSÃO

CALOR

FRIO

PELOS NASAIS

UMEDECEM O AR

FILTRAM O AR

AQUECEM O AR

DOENÇAS DA VISÃO

ASTIGMATISMO

MIOPIA

HIPERMETROPIA

OSSINHOS DA ORELHA

BIGORNA

ESTRIBO

MARTELO

MEMBRANAS DOS OLHOS

CÓRNEA

RETINA

ESCLERÓTICA

PROTEÇÃO DOS OLHOS

CÍLIOS

SOBRANCELHA

PÁLPEBRAS

II.PARTICIPANTES: até 4 jogadores

III.CAIXETA DOS SENTIDOS:

Instruções para o jogo:

1.As cartas contêm informações sobre órgãos dos sentidos.

2.Cada carta vincula-se a outras  3.

3.Para iniciar a rodada é escolhido um jogador que deverá embaralhar as cartas e distribuí-las aos demais, começando pelo jogador à sua esquerda.

4.Na próxima rodada, quem distribuirá as cartas será o jogador à esquerda de quem foi o último a distribuí-las. Quem distribui as cartas é sempre o último jogador da rodada.

5. São distribuídas 9 cartas para cada jogador. O restante das cartas é empilhado com as informações voltadas para a mesa constituindo o monte.

6. O jogador (à esquerda de quem distribuiu as cartas) é o primeiro a jogar. Ele compra uma carta do monte, analisa se a carta lhe serve e, em seguida, descarta uma carta. As cartas descartadas são empilhadas com as informações voltadas para os jogadores e constituem o morto.Cada jogador deverá ficar sempre com 9 cartas nas mãos.

7. O próximo jogador (à esquerda do último jogador) pode comprar uma carta do monte ou pode pegar a última carta descartada do morto. Após analisar se ela serve ou não, terá que descartar uma carta. Este procedimento é para todos os jogadores.

8. Há 2 formas de ganhar a rodada:

* Ganha quem conseguir formar três trincas: 3 cartas. Neste caso, o jogador bate com as nove e marca 1 ponto. Por exemplo: Um jogador tem em mãos: 3 cartas sobre tato, 3 cartas sobre visão, 2 cartas sobre proteção dos olhos, 1 carta sobre audição. Se alguém descartar uma carta sobre proteção dos olhos, mesmo que não seja a sua vez de jogar, ele deverá dizer: bati com as nove porque com esta carta ele completa 3 cartas sobre proteção dos olhos e forma 3 trincas. O mesmo ocorre se este jogador estiver na sua vez de jogar e comprar uma carta que seja sobre proteção dos olhos. 

 ** Ganha quem conseguir formar 2 trincas e 1 quadra. Neste caso, o jogador bate com as dez e marca 2 pontos. Por exemplo: Um jogador tem em mãos 3 trincas: 3 cartas sobre tato, 3 cartas sobre visão, 3 cartas sobre proteção dos olhos.   Se outro jogador descartar uma carta que seja a quarta informação de qualquer uma destas, ainda que não seja a sua vez de jogar, ele deverá dizer: bati com as dez porque formará 2 trincas e 1 quadra. Também baterá com as dez se na sua vez de jogar, ele comprar uma carta do monte que seja a quarta informação de qualquer uma das cartas que ele tem no seu jogo.

9. O vencedor é o jogador que fizer o maior número de pontos em 5 rodadas.

ATIVIDADE II:

MÍMICA: (sugestão de atividade a partir da CAIXETA DOS SENTIDOS)

1.Dividir a sala em 2 grupos.

2.Cada grupo elege alunos que farão mímicas.

 3.O professor sorteia 6 cartas para cada grupo, sem que os grupos saibam quais são as suas.

4.O representante do primeiro grupo aproxima-se do professor que lhe mostra a carta com o nome da doença.

5.Cabe ao aluno traduzir, por meio de mímica, as informações sobre esta carta.

6.Os demais colegas do seu grupo terão 2 minutos para descobrirem o nome da doença.

7.Se o grupo não conseguir o outro grupo terá a sua chance de descobrir e pontuar.

8. Encerrada a rodada iniciam-se os mesmos procedimentos para o segundo grupo. Os grupos participam alternadamente.

 9.Vence o grupo que fizer maior número de pontos.

ATIVIDADE III:

Professor disponibilize o vídeo OS CINCO SENTIDOS que pode ser acessado pelo site:  http://www.youtube.com/watch#!v=fpn_Yy1kLBQ&feature=related 

e faça um resumo sobre cada sentido apresentado no vídeo.

Recursos Complementares
Avaliação

 1.O professor entrega uma folha em branco aos alunos e solicita-lhes que nela coloquem seus nomes.

 2.O professor apresenta aos alunos uma carta  da CAIXETA DOS SENTIDOS e solicita-lhes que redijam 4 informações sobre a mesma.

3.Depois as folhas são recolhidas e misturadas.

4.Novamente elas são entregues aleatoriamente aos alunos para que, neste momento, façam as correções. O aluno que fará a correção também se identificará. Assim, nesta atividade estarão registrados o nome do aluno que respondeu e o nome do aluno que corrigiu.

5.Uma vez corrigidas as questões, as folhas são entregues aos alunos que responderam as questões para que verifiquem a correção.

6.O professor poderá valorizar a resposta ou a resposta e a correção.

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