02/12/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
· Reconhecer os ângulos correspondentes determinados por duas retas paralelas e uma transversal.
· Verificar através de construções geométricas que, se duas retas paralelas interceptam uma transversal, então os ângulos correspondentes são congruentes.
· Reconhecer, representar e relacionar os ângulos colaterais internos e colaterais externos, alternos internos e alternos externos, a partir das propriedades dos ângulos adjacentes, correspondentes e opostos pelos vértices.
· Solucionar problemas gráficos envolvendo retas paralelas cortadas por uma transversal.
RETAS PARALELAS E CONCORRENTES, ÂNGULOS OPOSTOS PELOS VÉRTICES, ÂNGULOS ADJACENTES SUPLEMENTARES.
Imicie a aula exibindo algumas imagens que contextualizam ângulos.
http://www.jccs.com.br/port/dicionario4x4/jc_dicion4x4.htm
http://i227.photobucket.com/albums/dd194/lonepilot/angulos.jpg Professor, embora os conceitos de paralelas cortadas por uma transversal sejam simples, é comun que os alunos demorem para se familiarizar com a terminologia a eles relacionada. Por isso, é conveniente insistir no significado de cada um dos termos das definições, como por exemplo: internos são os ângulos que estão entre as paralelas. Ângulos alternos significam alternados em relação à transversal, como os ângulos da letra Z. Colaterais são ângulos que estão de um mesmo lado da transversal. A identificação desses conceitos em fotos, gravuras e mapas, por exemplo, possibilitam a associação do estudo com situações reais.
Atividade 1
Leve os alunos para o laboratório de informática e peça que entrem no site http://amandinhamania.pbworks.com/Medindo-%C3%82ngulos. Além de explicações de como usar o transferidor, eles vão encontrar um link para um transferidor virtual. Peça que abram a imagem das retas paralelas cortadas por transversais e tomem as medidas dos ângulos anotando as conclusões sobre suas propriedades em uma tabela do tipo:
ÂNGULOS |
PROPRIEDADES |
COLATERAIS INTERNOS |
|
COLATERAIS EXTERNOS |
|
ALTERNOS INTERNOS |
|
ALTERNOS INTERNOS |
|
CORRESPONDENTES |
|
Atividade 2:
Formalize, junto com os alunos, as propriedades de retas paralelas cortadas por transversais. No site http://www.sofi.com.br/node/649 você encontra um resumo e um exercício de exemplo para ser resolvido pela turma.
Atividade 3:
Divida a turma em grupos e proponha que produzam um material de consulta para ser utilizado por eles mesmos, durante o ano letivo. Este material pode ser reunido em um livro, apostila, CD, blog etc. Seria interessante que este recurso fosse utilizado para vários conteúdos durante o ano letivo. Assim ao final doo ano se teria um exclente acervo de material didático feito pelos próprios alunos.
Transferidor virtual:
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/angleshapes.html
Atividade com ângulos:
Avalie a aula pelas observações feitas pelos alunos e pelos trabalhos, observando os seguintes aspectos:
Relacionar e comparar ângulos formados entre um par de retas paralelas cortadas por uma transversal.
Transferir os conhecimentos, solucionando problemas gráficos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!