16/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Não é necessário.
ATIVIDADE 1 - RECONHECENDO ESTILOS MUSICAIS
Converse com as crianças sobre o estilo de músicas que elas costumam ouvir. Durante a conversa liste as músicas /estilos que os alunos falarem. Após o levantamento dos estilos musicais apreciados pela turma, proponha a escuta de músicas de diferentes estilos (Clássica, Rock, Forró, Tango, Regue, Samba, Bossa Nova, MPB, Pop Eletrônica, etc. ). Essas músicas deverão ser gravadas antecipadamente em CD. Em seguida, colocar o CD para tocar e os alunos deverão ficar em silêncio para escutarem. Nesse momento, a professora deve relembrar a importância do silêncio para a apreciação musical.
ATIVIDADE 2 - APRECIANDO UM CLÁSSICO
Selecione músicas clássicas, promova a escuta dessas obras musicais de alguns compositores clássicos cujo trabalho é reconhecido mundialmente, por exemplo: Mozart, Bethoven e Vivaldi. Em seguida, converse com as crianças sobre o estilo de músicas que elas gostam e apresente alguns CDs de cantores da música clássica. Peça aos alunos silêncio para que escutem a música. Ouçam mais uma vez a música seguindo algumas orientações: ouvir de olhos fechados, acompanhar o ritmo da música apenas com os braços. Na roda, solicite as crianças que abram os olhos e expressem oralmente o que sentiram ou imaginaram ao ouvir a música. Em seguida, as crianças deverão registrar por meio do desenho os seus sentimentos.
Sugestão de músicas:
Sinfonia nº 5 de Bethoven
Sinfonia N° 40 e 41 de Mozart
As quatro estações- Vivaldi
Bolero de Ravel- Maurice Ravel
ATIVIDADE 3 - APRECIANDO CLÁSSICOS DA MÚSICA BRASILEIRA
Selecione canções conhecidas da música brasileira, por exemplo: Aquarela do Brasil do compositor Ari Barroso, Tico Tico no Fubá sucesso cantado por Carmen Miranda, Carinhoso de Pixinguinha, Garota de Ipanema de Vinicius de Morais, para que as crianças conheçam esses estilos musicais. Ouça com a turma as músicas e escolha uma para aprender a cantar. Faça cópia da letra da música e entregue as crianças para que elas acompanhe a leitura, e em seguida ilustrem a música.
Após essa etapa, a professora poderá escolher um dos compositores, ler sua biografia (onde nasceu, quando começou a compor, suas composições, etc).
ATIVIDADE 4 - OFICINA DE MÚSICA
Faça contato com uma escola de música da sua cidade e veja a possibilidade de sua turma participar de uma oficina de música. É importante conhecer e conversar com o professor que irá ministrar a oficina, solicitar informações sobre a aula. Após tudo combinado, enviar bilhetes para os pais comunicando o dia da oficina e solicitando a autorização da criança para participar dessa atividade. Solicite o registro dessa atividade, as crianças devem escrever e desenhar.
Algumas providencias: contratar o transporte, elaborar o crachá para a turma informando, nome da criança, colégio, telefones da professora e da instituição, etc.
Livros:
Chopin- Crianças Famosas. Ann Rachlin.Callis.
Bach-Crianças Famosas. Ann Rachlin.Callis.
Cartola - Crianças Famosas. Angelo Bonito e Edinha Diniz.Callis.
Villa Lobos - Crianças Famosas. Nereide Schilaro Santa.Callis.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven
Carmen: Uma Biografia.Ruy Castro.Companhia das Letras.
Vídeo
http://letras.terra.com.br/pixinguinha/358582/
O professore deverá observar se os alunos aprenderam a :
Apreciar diferentes estilos musicais.
Participar de uma oficina de música.
Conhecer a obra de um cantor.
Valorizar a cultura nacional.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/09/2011
Cinco estrelasagradeço o excelente direcionamento da materia. att.
25/03/2011
Uma estrelaisso prescisa ser mais divertido