13/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento: Hora da história – “Que planeta é esse?” – Regina Coeli Rennó, editora FTD.
Trata-se de um livro sem texto, histórias com este recurso são uma excelente estratégia para explorar a oralidade. Os livros de histórias sem texto constituem-se um exemplo de comunicação sem o uso de palavras, utilizando-se apenas de imagens para transmitir mensagens. Portanto, antes de apresentar as imagens converse com as crianças: “Hoje vamos ler um livro juntos que não tem palavras escritas, tem apenas os desenhos da cena”.Para esta aula, propõe-se uma leitura do livro, mostrando as imagens contidas no livro e as imagens abaixo:
http://www.brasilescola.com/upload/e/desmatamento%20e%20poluicao%20do%20ar.jpg
http://robertobertholdo.jornale.com.br/wp-content/uploads/2010/04/engarrafamento.jpg
http://blog.comunidades.net/galeria/blogshow164205015.jpg
Consultas realizadas no dia 20 de Julho de 2010 às 16:48.
2. Mostre a primeira cena do livro e dialogue com as crianças sobre o que o personagem está fazendo, que objeto é aquele que ele está segurando, explique o que é uma luneta e para quê serve. A cada nova cena, explore a interpretação oral das imagens, explorando-a com perguntas dirigidas aos alunos;
3. Para explorar as imagens acima, inicie uma nova conversa com os alunos:
4. Após a apresentação das imagens, sem a sua intervenção, solicite aos alunos um recontar da história através das ilustrações;
5. Conte agora a história com suas palavras e peça para que um grupo de dois alunos reconte apenas o final da história.
2º Momento: O recontar através de um pequeno debate
Converse com as crianças sobre a história, levantando as seguintes questões:
1. Peça às crianças que se coloquem no lugar do passarinho da história e proponham novas soluções para o problema (planeta está destruído, sem árvores);
2. Liste as soluções;
3. Solicite que façam um desenho sobre a história que acabaram de conhecer. Peça que mostrem o desenho que fizeram e recontem a história que ouviram para alguém de casa;
3º Momento: Que mundo queremos viver?
1. Leia as soluções listadas no momento anterior da aula. Proponha algumas ações para a proteção do meio ambiente;
2. Converse com as crianças sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Explore as cores das lixeiras e os objetos que cada uma delas coleta. Proponha a construção de lixeiras para escola. Reserve caixas de papelão e peça para as crianças pintarem as caixas com as cores da coleta seletiva;
3. Planeje um Dia “D”. Programe uma caminhada com as famílias em um parque da cidade e no final do mesmo proponha um plantio de mudas de árvores nativas.
Para esta aula, não utilizou-se recursos complementares.
Esta atividade visa permitir a interação das crianças com uma prática de leitura diferente. É papel do professor, portanto, motivar as crianças para aumentarem sua curiosidade pelos livros e outros materiais escritos. Além disso, a história trabalhada visa conscientizar as crianças sobre a importância da proteção do meio ambiente. Para isso, o professor deverá se atentar para o interesse, curiosidade e reflexão do tema.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/09/2010
Cinco estrelasExcelente proposta de aula. Parabéns às Profª Thalita Peres e Rita de Cássia Mariano.