23/09/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno será capaz de listar a pele e os rins como órgãos do sistema excretor e descrever suas respectivas funções.
O aluno será capaz de descrever medidas de cuidados com a pele.
Não são necessários.
ATIVIDADE I:
Disponibilize o vídeo Sistema Urinário que pode ser acessado pelo site:
http://www.youtube.com/watch?v=Br3tqodXRy0
Proponha para os alunos as seguintes questões:
1. Pelos rins passam por dia 1800 litros de sangue. Como isso é possível, se temos em média, 5 a 6 litros de sangue?
2. Faça um esquema identificando as partes principais do sistema urinário e as suas funções.
ATIVIDADE II:
Disponibilize o vídeo Saúde da Pele parte 1:
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde]
1. Peça aos alunos descreverem as sensações que podemos ter por meio da pele.
2. Solicite aos alunos listarem os cuidados que têm com a pele e relatarem se estes cuidados são adequados e suficientes à saúde da pele.
3. O uso do filtro solar é recomendado pelos médicos. Peça para pesquisarem como atua o filtro solar e qual a sua importância.
4. O vídeo descreve uma cena no salão de beleza, particularmente, a da manicure e a cliente. Peça aos alunos descreverem quais cuidados devem ser adotados ao se fazer unhas das mãos e dos pés e por que devem ser tomadas estas medidas preventivas.
5. Solicite aos alunos descreverem a importância da pele para a manutenção da vida do ser humano.
ATIVIDADE III:
Assista, juntamente com a turma, ao vídeo A Pele que pode ser acessado em:
http://www.youtube.com/watch?v=Br3tqodXRy0
Solicite aos alunos registrarem 10 informações que são veiculadas sobre a pele.
Nome | Tipo |
---|---|
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde] | Vídeo |
Professor,
Corrija as informações sobre a pele que foram registradas pelos alunos. Avalie a participação do aluno na execução da atividade e avalie também a coerência e a clareza na elaboração destas informações. Caso seja necessário passe novamente o vídeo para melhorar a elaboração das informações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!