Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESTUDANDO O SISTEMA EXCRETOR

 

23/09/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de listar a pele e os rins como órgãos do sistema excretor e descrever suas respectivas funções.

O aluno será capaz de descrever medidas de cuidados com a pele.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

Disponibilize o vídeo Sistema Urinário que pode ser acessado pelo site:

http://www.youtube.com/watch?v=Br3tqodXRy0 

Proponha para os alunos as seguintes questões:

1. Pelos rins passam por dia 1800 litros de sangue. Como isso é possível, se temos em média, 5 a 6 litros de sangue?

2. Faça um esquema identificando as partes principais do sistema urinário e as suas funções.

ATIVIDADE II:

Disponibilize o vídeo Saúde da Pele parte 1:

 Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde] 

1. Peça aos alunos descreverem as sensações que podemos ter por meio da pele.

2. Solicite aos alunos listarem os cuidados que têm com a pele e relatarem se estes cuidados são adequados e suficientes à saúde da pele.

3. O uso do filtro solar é recomendado pelos médicos. Peça para pesquisarem como atua o filtro solar e qual a sua importância.

4. O vídeo descreve uma cena no salão de beleza, particularmente, a da manicure e a cliente. Peça aos alunos descreverem quais cuidados devem ser adotados ao se fazer unhas das mãos e dos pés e por que devem ser tomadas estas medidas preventivas.

5. Solicite aos alunos descreverem a importância da pele para a manutenção da vida do ser humano.

ATIVIDADE III:

Assista, juntamente com a turma,  ao  vídeo A Pele que pode ser acessado em:

http://www.youtube.com/watch?v=Br3tqodXRy0 

Solicite aos alunos registrarem 10 informações que são veiculadas sobre a pele.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Saúde da pele: parte 1 [Geração saúde] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Professor,

Corrija as informações sobre a pele que foram registradas pelos alunos. Avalie a participação do aluno na execução da atividade e avalie também a coerência e a clareza na elaboração destas informações. Caso seja necessário passe novamente o vídeo para melhorar a elaboração das informações.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.