Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica facial: observando as expressões

 

24/06/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar-se facial e corporalmente;
  • Desenvolver a expressão corporal com ritmo;
  • Adquirir consciência corporal, lateralidade e equilíbrio;
  • Relacionar corpo-espaço-linguagem.
Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO MOMENTO:

Expressar-se é essencial em nosso dia a dia e muitas crianças demonstram certa dificuldade em falar frente ao grupo. A melhor forma de levar as crianças a desenvolver essa habilidade é oportunizar situações por meio de brincadeiras em que as expressões apareçam. Faça uma roda com as crianças assentadas no chão ou em cadeiras e proponha a brincadeira “Ginástica facial”. Nessa brincadeira incentive as crianças, primeiramente no coletivo e depois com a criação espontânea individual de cada uma. Vá conduzindo utilizando expressões que utilizamos cotidianamente tais como: jogarem beijinhos, soltar sons de estouro: Pum! Bum! Pá! Encher as bochechas de ar só de um lado, depois do outro, encher a boca toda. Fazer caretas usando a boca: para os lados, fazer bico, abrir a boca, abrir e fechar a boca mostrando os dentes. Sorrir com os lábios fechados e com os lábios abertos. Soprar fazendo ventinhos na palma da mão. Criar exercícios sonoros com as vogais, piscar os dois olhos e depois um de cada vez, direito e esquerdo. Franzir a testa, produzir sons puxando o ar e soprando em sssssss etc. Você professor pode criar outras expressões junto com as crianças, o importante é criar o hábito de fazer com que as crianças se expressem.

SEGUNDO MOMENTO:

Para continuar trabalhando as expressões ampliando agora para corporais proponha a seguinte brincadeira: “Consciência corporal com cadeira”. Organize a sala de modo que tenha espaço para o movimento das crianças. Disponha as cadeiras em círculo, uma para cada criança. Coloque uma música e peça as crianças que dancem livremente, criando coreografias variadas. Depois que as crianças dançarem um pouco modifique a instrução orientando as crianças a dançarem sempre com uma parte do corpo encostada na cadeira: mão, pé, joelho, etc. Quem se desencostar da cadeira deve sair da brincadeira.

TERCEIRO MOMENTO:

 Proponha que as crianças sigam as orientações do texto que você vai ler. Por exemplo: _ Andem livremente pela sala, em todas as direções. Pronto! Agora parem. Levantem o pé direito, pulem com o pé esquerdo. Coloquem o pé direito no chão e levantem o pé esquerdo e pulem com o pé direito. _ Agora, sem sair do lugar, escondam-se. Não se esqueçam da barriga e da cabeça. Não deixem ninguém ver nenhuma parte do corpo de vocês. _ Devagar, mostrem um braço e escondam-no. _ Mostrem só as mãos e escondam-nas. _ Mostrem os joelhos e escondam-nos. _ Mostrem o nariz e escondam-no. _ Mostrem todo o corpo. _ Muito bem. Sem sair do lugar, vejam quem consegue alcançar o colega com as mãos, com a cabeça ... vá criando variações de acordo com sua criatividade. _ Chegamos ao fim da brincadeira. Para terminar, abracem-se.  

 Essa atividade foi adaptada do livro Aprendendo e Brincando com Jogos Volume 2. Chizuko yogi.

QUARTO MOMENTO:

Faça uma receita de massinha caseira com farinha de trigo para que as crianças explorem e posteriormente produzam um registro das expressões que mais lhe chamaram a atenção.  

Receita de Massinha de Farinha de Trigo

Ingredientes:

- 4 medidas de farinha de trigo

- 2 medidas de sal

- 2 medidas de água

- 1 medida de vinagre

- 1 medida de tinta guache

Modo de preparo: pegue tudo e misture em uma tigela.

Coloque primeiro a farinha de trigo e o sal. Depois, a água e o vinagre e, por último, a tinta guache. misture bem, e enrole a massa com a mão até que fique bem igual.

"Daí é só deixar a garotada usar a imaginação!"

Fonte: Receitas de Massinhas de modelar 

 Convide as crianças para criarem com a massinha um registro das expressões praticadas. Depois de prontas as esculturas podem ser colocadas ao sol para secar ou podem ser levadas ao forno para secar mais rápido. Depois de secas, podem ser pintadas e expostas. A escolha da criança deve ser respeitada e o professor deve ter o cuidado de registrar ao lado da produção da criança o que ela quis representar.

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar tome como base as seguintes questões:

  • As crianças participaram das atividades de expressões?
  • As crianças que tinham mais dificuldades em se expressar já conseguem relacionar-se e expressar - se mais tranquilamente?
  • Os aspectos de coordenação e equilíbrio foram tranqüilos para as crianças?  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.